Pesquisas dão resultados mistos sobre sentimento independentista na Escócia

Sean Dempsey / EPA

-

A popularidade da União Europeia (UE) parece ter diminuído na Escócia, enquanto o apoio à independência da região mostra resultados mistos, segundo várias pesquisas divulgadas nesta quarta-feira.

Dois dias depois que a ministra principal escocesa, Nicola Sturgeon, anunciou seus planos para impulsionar um segundo referendo de independência, a chamada Pesquisa de Atitudes Sociais, elaborada pela firma ScotCen Social Research, revelou um aumento no respaldo à separação do Reino Unido, com 46% de apoio, contra os 23% obtidos em 2012.

Nesse ano, 2012, se iniciava a campanha nessa região prévia ao primeiro referendo de independência realizado em 18 de setembro de 2014, no qual o apoio à união venceu com 55,3% dos votos, contra os 44,7% dos partidários da secessão.

Paradoxalmente, a prestigiada pesquisa anual detectou ao mesmo tempo uma diminuição na popularidade da União Europeia (UE).

Concretamente, segundo essa pesquisa, mais de dois terços dos eleitores escoceses se mostraram críticos com a UE, com 25% dos participantes a favor de deixar o bloco comunitário, enquanto outros 42% advogaram pela redução dos poderes de Bruxelas.

Segundo a pesquisa da ScotCen, os partidos da região partidários da união com o Reino Unido argumentam que outro referendo geraria mais divisão e incerteza.

Esses dados sugerem que o movimento pró-independentista na Escócia provavelmente irá ganhar mais força agora em uma nova campanha para realizar outro referendo.

Por outro lado, outra pesquisa realizada pela firma “YouGov”, cujos resultados foram publicados hoje, mostra um resultado diferente, ao indicar que 57% de eleitores escoceses querem permanecer no Reino Unido.

Frente a essa maioria de eleitores, 43% dos eleitores são partidários da secessão, excluindo aqueles que “não sabem” ou os que não vão votar.

Segundo Sturgeon, o triunfo do Brexit (saída do Reino Unido da UE) na passada consulta de 23 de junho deixou a Escócia perante uma encruzilhada, frente à qual um referendo de independência é necessário para que a região escolha o caminho a seguir.

Por sua parte, o governo britânico da conservadora Theresa May prevê ativar o Artigo 50 do Tratado de Lisboa, que inicia formalmente o período negociador de dois anos para consumar a saída do Reino Unido do bloco comum, “nos próximos dias”, após finalizar com sucesso a tramitação do projeto de lei do Brexit.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …