Pessoas que tentam ser diferentes acabam parecendo iguais umas às outras

Seres humanos são muito parecidos uns com os outros, embora os detalhes particulares de nossas vidas sejam, é claro, bastante únicos. Ainda assim, gostamos de ser vistos como diferentes – e talvez melhores – do que o resto, não é mesmo?

Muitas pessoas se esforçam para parecerem diferentes, declarando sua singularidade através de sua aparência, recusando tendências.

Então, como tantos anticonformistas acabam se parecendo? De acordo com um estudo do matemático Jonathan Touboul, da Universidade de Brandeis (EUA), isso é chamado de “efeito hipster”.

Apesar do nome, essa não é apenas uma questão de moda visual. Conforme Touboul explica, “além da escolha da melhor jaqueta para usar neste inverno, este estudo pode ter implicações importantes na compreensão da sincronização de células nervosas, estratégias de investimento em finanças ou dinâmicas emergentes na ciência social”.

O efeito hipster funciona assim: enquanto os anticonformistas podem, a princípio, conseguir conceber sua própria marca pessoal de rebeldia, ela é seguida por uma inevitável, embora não intencional, sincronização em torno de certas características.

Touboul suspeita que uma grande influência na maneira como isso acontece pode ser a velocidade de propagação de estilos através de uma cultura. Por exemplo, se a moda for ter barba, quem quiser ser diferente pode raspar o rosto. Tantas pessoas acabam raspando o rosto que isso se torna tão comum quanto ter barba.

O modelo

No modelo simples de Touboul, apresentado em um artigo publicado no arXiv em fevereiro, as pessoas são divididas em dois tipos: o convencional, pessoa que segue um padrão tradicional ou da moda, ou hipster, uma pessoa “descolada” que explora diferentes proporções do convencional versus hipster (sem qualquer conotação pretensiosa).

O matemático avaliou, entre outras coisas, as diferentes quantidades de tempo que pode levar para um hipster detectar um novo estilo e responder a ele. Por mais descomplicado que esse cenário seja, Touboul descobriu que a experimentação desses dois fatores produz um conjunto surpreendentemente complexo de comportamentos, embora a sincronização sempre ocorra.

Mesmo quando ele revisa o modelo para permitir mais de dois tipos de pessoas, a sincronização ainda ocorre.

Muitas vezes, é claro, os papéis podem mudar quando há tantos hipsters que eles se tornam o convencional. A mudança repentina ocorre quando o número de indivíduos “tradicionais” e “descolados” é aproximadamente igual – todo mundo acaba trocando entre diferentes tendências.

Mais uma vez, vale a pena notar que a modelagem de Touboul não é apenas sobre hipsters – é sobre a maneira pela qual qualquer grupo de pessoas decide agir de forma contrária ao convencional.

Um exemplo que ele menciona seria o mercado de ações, no qual um número de investidores pode subitamente concluir que há dinheiro a ser feito em ações que não são alvejadas pela maioria. Uma compreensão mais profunda da dinâmica subjacente a tais eventos seria obviamente útil.

Ciberia // HypeScience / Phys.org

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Escolas ao ar livre criadas para combater a tuberculose no início do século 20

Em 1904, surgia nas proximidades de Berlim a primeira escola ao ar livre do mundo. A Waldschule für kränkliche Kinder havia sido criada por Walter Spickendorff em conjunto com o pediatra Bernhard Bendix e o …

Fígados humanos foram criados em laboratórios e transplantados em ratos com sucesso

Uma equipe internacional liderada por pesquisadores do Departamento de Patologia da Universidade de Pittsburgh (EUA) criou pequenos fígados através de engenharia genética utilizando células da pele humanas, e em seguida os transplantaram com sucesso em …

Governo alemão anuncia pacote de estímulo de 130 bilhões de euros

Merkel afirma que resposta "corajosa" é necessária para impulsionar a economia do país, abalada pela pandemia de covid-19. Medidas anunciadas incluem auxílios à indústria e às famílias e incentivos ao consumo. Os partidos que integram a …

Mark Zuckberg abre guerra contra seus funcionários ao não banir posts de Trump

E eis que Mark Zuckerberg terá semanas agitadas pela frente no que se refere à administração de seus funcionários. Isso porque o CEO e co-fundador do Facebook afirmou na última terça-feira que não fará nada …

Em 24 horas ocorrem 11 terremotos na área do Parque de Yellowstone

O parque nos EUA, conhecido por suas características geotérmicas e vida selvagem, está situado em cima de um supervulcão que, se entrar em erupção, pode causar enorme devastação na Terra. Em 24 horas, em uma área …

Mais uma vez os Simpsons previram tudo que está acontecendo nos EUA agora

Os roteiristas de “Os Simpsons ” ficaram conhecidos por prever diversos acontecimentos mundiais, da eleição de Donald Trump ao final de Game of Thrones. Parece que a bola de cristal da animação voltou a funcionar …

Brasil ultrapassa 30 mil mortes por covid-19

Em novo recorde, país registra 1.262 óbitos em um dia, elevando total para 31.199. Casos confirmados em 24 horas passam de 28 mil, chegando a 555.383. Apenas Reino Unido, Itália e EUA contabilizam mais de …

Suécia vai abrir “CPI da Covid-19” para saber se governo fez bem ao não isolar a população

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Suécia tem ido na contramão de seus vizinhos. O país escandinavo preferiu manter um ritmo quase normal em suas atividades e não impôs o confinamento …

Uber testa modalidade que permite ao usuário reservar carro por hora

Na tentativa de achar novas fontes de receita para seu negócio de corridas compartilhadas, seriamente afetado pela COVID-19, a Uber está testando uma nova modalidade, focada nos passageiros que precisam fazer viagens mais longas e …

Revelada razão de comportamento instável de estrelas perto dos centros galácticos

Estrelas de ramo horizontal extremo são mais brilhantes e têm um ciclo de vida inferior ao das estrelas comuns, de acordo com um novo estudo. Os astrônomos estudaram o comportamento de um tipo especial de estrelas, …