Pessoas que tentam ser diferentes acabam parecendo iguais umas às outras

Seres humanos são muito parecidos uns com os outros, embora os detalhes particulares de nossas vidas sejam, é claro, bastante únicos. Ainda assim, gostamos de ser vistos como diferentes – e talvez melhores – do que o resto, não é mesmo?

Muitas pessoas se esforçam para parecerem diferentes, declarando sua singularidade através de sua aparência, recusando tendências.

Então, como tantos anticonformistas acabam se parecendo? De acordo com um estudo do matemático Jonathan Touboul, da Universidade de Brandeis (EUA), isso é chamado de “efeito hipster”.

Apesar do nome, essa não é apenas uma questão de moda visual. Conforme Touboul explica, “além da escolha da melhor jaqueta para usar neste inverno, este estudo pode ter implicações importantes na compreensão da sincronização de células nervosas, estratégias de investimento em finanças ou dinâmicas emergentes na ciência social”.

O efeito hipster funciona assim: enquanto os anticonformistas podem, a princípio, conseguir conceber sua própria marca pessoal de rebeldia, ela é seguida por uma inevitável, embora não intencional, sincronização em torno de certas características.

Touboul suspeita que uma grande influência na maneira como isso acontece pode ser a velocidade de propagação de estilos através de uma cultura. Por exemplo, se a moda for ter barba, quem quiser ser diferente pode raspar o rosto. Tantas pessoas acabam raspando o rosto que isso se torna tão comum quanto ter barba.

O modelo

No modelo simples de Touboul, apresentado em um artigo publicado no arXiv em fevereiro, as pessoas são divididas em dois tipos: o convencional, pessoa que segue um padrão tradicional ou da moda, ou hipster, uma pessoa “descolada” que explora diferentes proporções do convencional versus hipster (sem qualquer conotação pretensiosa).

O matemático avaliou, entre outras coisas, as diferentes quantidades de tempo que pode levar para um hipster detectar um novo estilo e responder a ele. Por mais descomplicado que esse cenário seja, Touboul descobriu que a experimentação desses dois fatores produz um conjunto surpreendentemente complexo de comportamentos, embora a sincronização sempre ocorra.

Mesmo quando ele revisa o modelo para permitir mais de dois tipos de pessoas, a sincronização ainda ocorre.

Muitas vezes, é claro, os papéis podem mudar quando há tantos hipsters que eles se tornam o convencional. A mudança repentina ocorre quando o número de indivíduos “tradicionais” e “descolados” é aproximadamente igual – todo mundo acaba trocando entre diferentes tendências.

Mais uma vez, vale a pena notar que a modelagem de Touboul não é apenas sobre hipsters – é sobre a maneira pela qual qualquer grupo de pessoas decide agir de forma contrária ao convencional.

Um exemplo que ele menciona seria o mercado de ações, no qual um número de investidores pode subitamente concluir que há dinheiro a ser feito em ações que não são alvejadas pela maioria. Uma compreensão mais profunda da dinâmica subjacente a tais eventos seria obviamente útil.

Ciberia // HypeScience / Phys.org

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …