Está explicado por que os mosquitos picam mais algumas pessoas que outras

James Gathany / CDC

Um mosquito tigre na pele humana

São pouco mais de 3 mil as espécies de mosquitos que realmente são “especialistas” em picar seres humanos. Os restantes são apenas parasitas oportunistas, que se alimentam quando conseguem em diferentes fontes.

No entanto, o Aedes aegypti e o Anopheles gambiae são espécies bem conhecidas pelas preferências pelo sangue humano e pelo seu papel como vetores de transmissão de doenças. O Aedes aegypti têm sido associado à doenças como a zika e a dengue, e a Anopheles gambiae carrega o parasita que causa a malária.

Não só algumas espécies de mosquitos mostram suas fortes preferências em obter alimento a partir do sangue humano, como também parecem discriminar seus alvos. A grande questão é entender quais são os motivos que levam à seleção de determinados humanos em detrimento de outros.

Há várias teorias, algumas mais plausíveis que outras. Há quem acredite que o tipo sanguíneo, ter pele clara, estar suado ou até comer determinados alimentos com alho ou vinagre de maçã podem influenciar as taxas de picadas.

A maioria das pesquisas se debruçam sobre as escolhas alimentares dos mosquitos, na esperança de conseguir manipular seu comportamento alimentar para controlar as doenças transmitidas para os humanos.

Todas as espécies de mosquitos usam o dióxido de carbono como indicador de longo alcance de um hospedeiro que se encontra próximo. No entanto, o COdá poucas informações para ajudar o inseto a escolher seu alvo favorito.

A par do CO2, o ácido lácteo também funciona como indicador para os insetos e está muito mais presente no odor humano comparado com o dióxido de carbono.

Entretanto, estes compostos químicos não nos revelam os motivos de os insetos picarem mais algumas pessoas que outras; apenas nos explicam por que os humanos são escolhidos como refeição e não outros animais, como pássaros, vacas ou lagartos.

A melhor evidência que explica o que motiva a escolha do mosquito é a variação da microbiota (conjunto de micro-organismos) presentes da nossa pele, explica Richard Halfpenny, professor de Biologia na Universidade de Staffordshire, no Reino Unido, citado pela The Conversation.

A microbiota da pele humana

A microbiota humana é principalmente composta por bactérias e fungos não patogênicos que vivem na nossa pele e nos nossos poros pilosos. A combinação de odores que emitem através de compostos orgânicos voláteis é o fator crítico que indica aos mosquitos o quão “saborosos” somos.

No entanto, a microbiota não é facilmente transmitida entre pessoas através do contato humano. Em média, temos 1 milhão de bactérias por centímetro quadrado de pele, que contém, muitas vezes, centenas de espécies distintas.

Ou seja, a escolha do mosquito não recai sobre nós em particular, mas sim sobre a composição de micro-organismos que vivem na nossa pele. A composição da nossa microbiota depende, majoritariamente, do meio ambiente que nos envolve – daquilo que comemos e do local onde vivemos.

Tudo aquilo em que tocamos, comemos e bebemos tem o potencial de introduzir novos micróbios. No entanto, a genética também pode ser responsabilizada, com menor influência, pela microbiota.

Embora tenhamos a certeza de que os mosquitos escolhem seus hospedeiros humanos de acordo com as bactérias que vivem na nossa pele, fica menos claro o motivo de preferirem a assinatura de odor de uma microbiota em detrimento de outra.

Se conseguíssemos desvendar esse “segredo”, talvez pudéssemos mudar a composição bacteriana da nossa pele de forma a ficarmos menos “apetitosos”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Um acelerador de partículas cósmico, muito mais poderoso do que o LHC foi descoberto no espaço

Cientistas rastrearam uma partícula fantasma para uma estrela despedaçada e descobriram um gigantesco acelerador de partículas cósmico. A partícula subatômica, chamada de neutrino, foi lançada em direção à Terra depois que a estrela condenada chegou muito …

Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín "El Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa. Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto …

Gana é o primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, da OMS

Gana recebeu nesta quarta-feira o primeiro lote mundial de vacinas financiadas pelo programa Covax, que proporciona aos países de renda baixa e média as primeiras doses de fármacos antiCovid. Os imunizantes foram enviados de …

Variante da Califórnia parece ser mais contagiosa e resistente a vacinas, aponta estudo

Um novo estudo confirma que a mutação do SARS-CoV-2 na Califórnia, EUA, é mais contagiosa e mais resistente a vacinas, embora a escala de sua ameaça ainda não esteja clara. Uma variante descoberta pela primeira vez …

Cheirinho de carro novo? Estudo alerta para risco de câncer em odor favorito de muitos

Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade da California Riverside mostrou que o cheiro de carro novo, tão amado por todo mundo que acaba de comprar o seu veículo, pode ser um risco para saúde. Mas …

STJ anula quebra do sigilo de Flávio Bolsonaro no caso das "rachadinhas"

Ministros apontaram falta de fundamentação do juiz de 1ª instância. Decisões da próxima semana determinarão chance de o processo contra o senador ir adiante ou voltar ao início. A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça …

Troca de comando na Petrobras: Bolsonaro repete interferência de Dilma na estatal?

As ações da Petrobras derreteram depois que o presidente Jair Bolsonaro decidiu mudar o comando da empresa. Na noite de sexta-feira (19/02), Bolsonaro anunciou o general da reserva Joaquim Silva e Luna para substituir o …

Uruguai, último país da América do Sul a receber vacinas, começa imunização em março

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, informou nesta segunda-feira (22) que as primeiras vacinas contra a Covid-19 chegarão nesta quinta-feira ao país, o único na América do Sul que ainda não possui doses …

Cada ponto brilhante neste novo mapa cósmico é um buraco negro supermassivo

A equipe internacional sinterizou um conjunto tão impressionante quanto inédito de sinais de rádio emitidos por buracos negros supermassivos. Se tivéssemos um telescópio capaz de mostrar quaisquer objetos do universo, independentemente de quão distantes eles estão, …

Desvendado enigma de inscrição na obra "O Grito" de Edvard Munch

Uma frase escrita sobre uma das obras de arte mais conhecidas do mundo foi, durante um século, motivo de conjeturas e controvérsias entre os especialistas de arte em todo o mundo. Uma análise com escâner infravermelho, …