Está explicado por que os mosquitos picam mais algumas pessoas que outras

James Gathany / CDC

Um mosquito tigre na pele humana

São pouco mais de 3 mil as espécies de mosquitos que realmente são “especialistas” em picar seres humanos. Os restantes são apenas parasitas oportunistas, que se alimentam quando conseguem em diferentes fontes.

No entanto, o Aedes aegypti e o Anopheles gambiae são espécies bem conhecidas pelas preferências pelo sangue humano e pelo seu papel como vetores de transmissão de doenças. O Aedes aegypti têm sido associado à doenças como a zika e a dengue, e a Anopheles gambiae carrega o parasita que causa a malária.

Não só algumas espécies de mosquitos mostram suas fortes preferências em obter alimento a partir do sangue humano, como também parecem discriminar seus alvos. A grande questão é entender quais são os motivos que levam à seleção de determinados humanos em detrimento de outros.

Há várias teorias, algumas mais plausíveis que outras. Há quem acredite que o tipo sanguíneo, ter pele clara, estar suado ou até comer determinados alimentos com alho ou vinagre de maçã podem influenciar as taxas de picadas.

A maioria das pesquisas se debruçam sobre as escolhas alimentares dos mosquitos, na esperança de conseguir manipular seu comportamento alimentar para controlar as doenças transmitidas para os humanos.

Todas as espécies de mosquitos usam o dióxido de carbono como indicador de longo alcance de um hospedeiro que se encontra próximo. No entanto, o COdá poucas informações para ajudar o inseto a escolher seu alvo favorito.

A par do CO2, o ácido lácteo também funciona como indicador para os insetos e está muito mais presente no odor humano comparado com o dióxido de carbono.

Entretanto, estes compostos químicos não nos revelam os motivos de os insetos picarem mais algumas pessoas que outras; apenas nos explicam por que os humanos são escolhidos como refeição e não outros animais, como pássaros, vacas ou lagartos.

A melhor evidência que explica o que motiva a escolha do mosquito é a variação da microbiota (conjunto de micro-organismos) presentes da nossa pele, explica Richard Halfpenny, professor de Biologia na Universidade de Staffordshire, no Reino Unido, citado pela The Conversation.

A microbiota da pele humana

A microbiota humana é principalmente composta por bactérias e fungos não patogênicos que vivem na nossa pele e nos nossos poros pilosos. A combinação de odores que emitem através de compostos orgânicos voláteis é o fator crítico que indica aos mosquitos o quão “saborosos” somos.

No entanto, a microbiota não é facilmente transmitida entre pessoas através do contato humano. Em média, temos 1 milhão de bactérias por centímetro quadrado de pele, que contém, muitas vezes, centenas de espécies distintas.

Ou seja, a escolha do mosquito não recai sobre nós em particular, mas sim sobre a composição de micro-organismos que vivem na nossa pele. A composição da nossa microbiota depende, majoritariamente, do meio ambiente que nos envolve – daquilo que comemos e do local onde vivemos.

Tudo aquilo em que tocamos, comemos e bebemos tem o potencial de introduzir novos micróbios. No entanto, a genética também pode ser responsabilizada, com menor influência, pela microbiota.

Embora tenhamos a certeza de que os mosquitos escolhem seus hospedeiros humanos de acordo com as bactérias que vivem na nossa pele, fica menos claro o motivo de preferirem a assinatura de odor de uma microbiota em detrimento de outra.

Se conseguíssemos desvendar esse “segredo”, talvez pudéssemos mudar a composição bacteriana da nossa pele de forma a ficarmos menos “apetitosos”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …