Pílula masculina passa em primeiro teste

Teste com 40 homens mostrou que níveis de hormônios necessários para produção de esperma caíram drasticamente em pacientes que ingeriram comprimido. Contraceptivo deve chegar ao mercado em dez anos.

Uma nova pílula contraceptiva masculina foi testada em homens saudáveis por cientistas americanos e revelou poder ser uma maneira efetiva de diminuir a produção de espermatozoides sem afetar a libido.

Os resultados da primeira fase do estudo sobre o medicamento, testado em 40 homens saudáveis, foram apresentados nesta terça-feira (26/03) no encontro anual da Sociedade de Endocrinologia, em Nova Orleans, nos Estados Unidos.

“Os nossos resultados sugerem que este comprimido, que combina duas atividades hormonais numa só, diminui a produção de espermatozoides mantendo a libido“, afirmou uma das pesquisadoras, Christina Wang, do Instituto de Investigação Biomédica de Los Angeles, na Califórnia.

O contraceptivo oral masculino chama-se 11-beta-MNTDC e consiste em testosterona modificada que combina as ações de um hormônio masculino, o androgênio, e a progesterona.

Dos 40 participantes do estudo, 14 receberam doses de 200 miligramas do medicamento e 16 receberam doses de 400 miligramas. Outros 10 receberam uma cápsula placebo. Todos os participantes ingeriram as cápsulas uma vez por dia, ao longo de 28 dias.

Os homens que ingeriram a 11-beta-MNTDC mostraram queda no nível médio de testosterona. Os participantes reportaram casos de fadiga, acne e dores de cabeça, mas não relataram efeitos colaterais sérios.

Segundo uma das pesquisadoras principais do estudo, Stephanie Page, da Escola de Medicinada Universidade de Washington, os efeitos da baixa testosterona foram mínimos porque a 11-beta-MNTDC simula bem a testosterona no restante do corpo, mas não permanece em concentrações grandes o bastante nos testículos para apoiar a produção de esperma.

Os níveis de dois hormônios necessários para a produção de esperma caíram drasticamente em relação aos homens que estavam ingerindo o placebo. “O objetivo é encontrar o composto com menos efeitos colaterais e mais eficaz“, disse Page.

Wang afirmou acreditar que contraceptivos hormonais masculinos seguros e com efeitos reversíveis estarão disponíveis no mercado em cerca de dez anos. A pesquisadora citou um estudo publicado em 2005 mostrando que 55% dos homens em relacionamentos estáveis estão abertos a tentar novos métodos contraceptivos hormonais caso seus efeitos sejam reversíveis.

O próximo passo da pesquisa é realizar testes de maior duração, já que testes por um período de ao menos de 60 a 90 dias teriam sido necessários para afetar a produção de esperma. Se o medicamento for eficaz em estudos mais longos, ele será testado em grupos maiores e posteriormente em casais sexualmente ativos.

// DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …