Anticoncepcional masculino finalmente é desenvolvido (e funciona)

De acordo com um novo estudo internacional, os homens podem ter em breve uma boa opção de injeção anticoncepcional, que funciona na maioria dos casos.

Os pesquisadores ainda estão trabalhando para aperfeiçoar a combinação de contraceptivos hormonais e reduzir o risco de efeitos colaterais, incluindo depressão e outros distúrbios de humor.

Enquanto as mulheres podem escolher entre uma série de métodos de controle de natalidade, os homens têm poucas opções. Os mais comuns disponíveis incluem usar camisinha e vasectomia.

“O estudo descobriu que é possível ter um contraceptivo hormonal para homens que reduz o risco de gravidezes não planejadas nas suas parceiras”, disse um dos autores do estudo, Mario Philip Reyes Festin, da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra, na Suíça.

“Nossos resultados confirmam a eficácia deste método contraceptivo visto anteriormente em pequenos estudos”, acrescentou o cientista, citado pelo Science Daily.

O experimento

Já na segunda fase, o estudo testou a segurança e a eficácia dos anticoncepcionais injetáveis em 320 homens saudáveis com idade entre 18 a 45 anos.

Os participantes estavam em relações monogâmicas heterossexuais com parceiras de idades entre 18 e 38 anos por, pelo menos, um ano. Os homens foram submetidos a testes para assegurar que tinham uma contagem de esperma normal no início do estudo.

Em seguida, receberam injeções de 200 miligramas de uma progesterona de longa ação chamada enantato de noretisterona, e 1.000 miligramas de um andrógeno de longa ação chamado undecanoato de testosterona, por até 26 semanas.

O objetivo era suprimir suas contagens de esperma. Os homens tomaram duas injeções a cada oito semanas. Amostras de sêmen foram recolhidas após oito e doze semanas na fase de supressão e, em seguida, a cada duas semanas até ter critérios para a próxima fase.

Durante este tempo, os casais foram instruídos a usar os outros métodos de controle de natalidade não hormonais.

Resultados

Quando a contagem de esperma de um participante foi reduzida para menos de 1 milhão/ml em dois testes consecutivos, o casal foi convidado a contar somente com as injeções para controle de natalidade.

Durante este período, conhecida como a fase de eficácia do estudo, os homens continuaram a receber injeções de oito em oito semanas por até 56 semanas.

Os participantes forneceram amostras de sêmen a cada oito semanas para garantir que suas contagens de esperma permaneciam baixas. Quando os participantes pararam de receber as injeções, foram monitorados para ver quão rapidamente suas contagens de esperma retornavam a níveis normais.

O anticoncepcional foi eficaz na redução da contagem de esperma dentro de 24 semanas em 274 dos participantes. Funcionou em cerca de 96% dos usuários contínuos. Apenas quatro gestações ocorreram durante a fase de eficácia do estudo.

Os resultados foram publicados na Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

Efeitos colaterais

Os pesquisadores pararam de matricular novos participantes no estudo em 2011 devido à taxa de eventos adversos, particularmente depressão e outros transtornos do humor.

Os homens relataram efeitos colaterais incluindo dor no local da injeção, dor muscular, aumento da libido e acne. Vinte homens abandonaram o estudo devido a efeitos secundários.

Apesar dos efeitos adversos, mais de 75% dos participantes relataram estar dispostos a utilizar este método de contracepção na conclusão do estudo.

Dos 1.491 eventos adversos relatados, quase 39% não estavam na verdade relacionados com as injeções anticoncepcionais. Estes incluíram uma morte por suicídio que não foi avaliada como relacionada com o uso do fármaco.

Eventos adversos graves que foram avaliados como provavelmente ou possivelmente relacionados com o estudo incluíram um caso de depressão, uma sobredosagem intencional de acetaminofeno, e um homem que experimentou um batimento cardíaco anormalmente rápido e irregular depois que parou de receber as injeções.

“Mais pesquisas são necessárias para avançar este conceito a tal ponto que ele possa ser amplamente divulgado para homens como um método de contracepção”, disse Festin.

“Embora as injeções tenham sido eficazes na redução da taxa de gravidez, a combinação de hormônios necessita ser estudada mais a fundo para considerar um bom equilíbrio entre eficácia e segurança”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …