Anticoncepcional masculino finalmente é desenvolvido (e funciona)

De acordo com um novo estudo internacional, os homens podem ter em breve uma boa opção de injeção anticoncepcional, que funciona na maioria dos casos.

Os pesquisadores ainda estão trabalhando para aperfeiçoar a combinação de contraceptivos hormonais e reduzir o risco de efeitos colaterais, incluindo depressão e outros distúrbios de humor.

Enquanto as mulheres podem escolher entre uma série de métodos de controle de natalidade, os homens têm poucas opções. Os mais comuns disponíveis incluem usar camisinha e vasectomia.

“O estudo descobriu que é possível ter um contraceptivo hormonal para homens que reduz o risco de gravidezes não planejadas nas suas parceiras”, disse um dos autores do estudo, Mario Philip Reyes Festin, da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra, na Suíça.

“Nossos resultados confirmam a eficácia deste método contraceptivo visto anteriormente em pequenos estudos”, acrescentou o cientista, citado pelo Science Daily.

O experimento

Já na segunda fase, o estudo testou a segurança e a eficácia dos anticoncepcionais injetáveis em 320 homens saudáveis com idade entre 18 a 45 anos.

Os participantes estavam em relações monogâmicas heterossexuais com parceiras de idades entre 18 e 38 anos por, pelo menos, um ano. Os homens foram submetidos a testes para assegurar que tinham uma contagem de esperma normal no início do estudo.

Em seguida, receberam injeções de 200 miligramas de uma progesterona de longa ação chamada enantato de noretisterona, e 1.000 miligramas de um andrógeno de longa ação chamado undecanoato de testosterona, por até 26 semanas.

O objetivo era suprimir suas contagens de esperma. Os homens tomaram duas injeções a cada oito semanas. Amostras de sêmen foram recolhidas após oito e doze semanas na fase de supressão e, em seguida, a cada duas semanas até ter critérios para a próxima fase.

Durante este tempo, os casais foram instruídos a usar os outros métodos de controle de natalidade não hormonais.

Resultados

Quando a contagem de esperma de um participante foi reduzida para menos de 1 milhão/ml em dois testes consecutivos, o casal foi convidado a contar somente com as injeções para controle de natalidade.

Durante este período, conhecida como a fase de eficácia do estudo, os homens continuaram a receber injeções de oito em oito semanas por até 56 semanas.

Os participantes forneceram amostras de sêmen a cada oito semanas para garantir que suas contagens de esperma permaneciam baixas. Quando os participantes pararam de receber as injeções, foram monitorados para ver quão rapidamente suas contagens de esperma retornavam a níveis normais.

O anticoncepcional foi eficaz na redução da contagem de esperma dentro de 24 semanas em 274 dos participantes. Funcionou em cerca de 96% dos usuários contínuos. Apenas quatro gestações ocorreram durante a fase de eficácia do estudo.

Os resultados foram publicados na Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

Efeitos colaterais

Os pesquisadores pararam de matricular novos participantes no estudo em 2011 devido à taxa de eventos adversos, particularmente depressão e outros transtornos do humor.

Os homens relataram efeitos colaterais incluindo dor no local da injeção, dor muscular, aumento da libido e acne. Vinte homens abandonaram o estudo devido a efeitos secundários.

Apesar dos efeitos adversos, mais de 75% dos participantes relataram estar dispostos a utilizar este método de contracepção na conclusão do estudo.

Dos 1.491 eventos adversos relatados, quase 39% não estavam na verdade relacionados com as injeções anticoncepcionais. Estes incluíram uma morte por suicídio que não foi avaliada como relacionada com o uso do fármaco.

Eventos adversos graves que foram avaliados como provavelmente ou possivelmente relacionados com o estudo incluíram um caso de depressão, uma sobredosagem intencional de acetaminofeno, e um homem que experimentou um batimento cardíaco anormalmente rápido e irregular depois que parou de receber as injeções.

“Mais pesquisas são necessárias para avançar este conceito a tal ponto que ele possa ser amplamente divulgado para homens como um método de contracepção”, disse Festin.

“Embora as injeções tenham sido eficazes na redução da taxa de gravidez, a combinação de hormônios necessita ser estudada mais a fundo para considerar um bom equilíbrio entre eficácia e segurança”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

'É cada vez mais difícil acreditar que Bolsonaro chegue ao final do mandato', vê historiador José Murilo de Carvalho

A gravidade da crise causada pelo novo coronavírus no Brasil ficou mais evidente quando o país atravessou pela primeira vez, na terça-feira (19/05), a barreira de mil mortes por covid-19 registradas em 24h, segundo dados …

Estudo indica razão bizarra para a existência de barba nos homens

Humanos são bastante diferentes dos outros grandes primatas no que se refere ao pelo corporal: de forma geral temos bem menos que eles, especialmente as mulheres. Os homens, por outro lado, conseguem produzir uma barba longa, …

EUA querem fechar brecha em regra que bloqueia fornecimento de chips para Huawei

Reguladores dos EUA querem fechar uma brecha na nova regra que bloqueia o fornecimento global de chips para a Huawei. Recentemente, a fabricante chinesa também teve a sua presença prorrogada por mais um ano na …

Objetos escondidos por prisioneiros são descobertos em Auschwitz

Talheres e outros itens encontrados num duto de chaminé de um dos blocos daquele que foi o maior campo de extermínio nazista podem revelar detalhes sobre a vida no local, onde mais de um milhão …

Troca de ministros é exemplo de 'simplificação da política' de Bolsonaro

Constantes mudanças de ministro feitas por Jair Bolsonaro têm "impacto político importante", mas "simplificação da política" praticada pelo presidente o "mantém no cargo", disse sociólogo à Sputnik Brasil. Para Dario Sousa e Silva, professor da Universidade …

Pinguins fazem tour exclusivo em museu fechado por causa do coronavírus

Por todo o mundo a pandemia do novo coronavírus e a quarentena fecharam as portas dos museus, deixando as obras de arte solitárias nos corredores esvaziados das instituições, que já há meses não recebem visitantes. Enquanto …

Esse pode ser o único sintoma de Covid-19 em alguns pacientes

De acordo com publicação da Universidade de Utah, o coronavírus pode causar conjuntivite em casos raros e não parece ser o único sintoma de Covid-19, sendo acompanhada de febre, tosse e falta de ar. Mas …

Spotify reforça ambição de expandir para além do streaming de música

O Spotify teve uma alta em suas ações nessa terça-feira (19), depois de anunciar que terá, com exclusividade, um dos maiores podcasters do mundo na sua plataforma. "The Joe Rogan Experience", um podcast no estilo …

Israel é alvo de ciberataques generalizados

Vários websites de Israel foram atingidos nesta quinta-feira (21) por um ataque cibernético coordenado, com suas páginas principais sendo substituídas por imagens da capital, Tel Aviv, e de outras cidades israelenses em chamas. De acordo com …

Para imprensa europeia, cloroquina se tornou "arma política" no Brasil

A imprensa europeia demonstra surpresa e preocupação com a decisão do governo brasileiro de ampliar o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina para o tratamento de doentes com sintomas leves do coronavírus no SUS. Sites de …