Usar roupa de baixo apertada pode afetar a capacidade de produção de espermatozoides dos homens, conclui um novo estudo científico que realça: é melhor vestir boxers do que cuecas justas.
A pesquisa publicada no jornal científico Human Reproduction constatou que os homens que usam boxers apresentam contagens de espermatozoides mais elevadas do que aqueles que usam roupa de baixo mais apertada, como cuecas.
A pesquisa contou com a participação de 656 homens, majoritariamente na casa dos 30 anos, que foram pacientes do Hospital Geral de Massachusetts, nos EUA, em consultas de fertilidade com suas companheiras, entre 2000 a 2017.
Eles forneceram amostras de sangue e de sêmen e responderam a um questionário sobre o tipo de roupa de baixo que usavam com mais frequência.
Dos participantes, 53% afirmou usar boxers e os resultados revelaram níveis de concentração de esperma considerados “normais”, nota o Live Science. Mas “os homens que usavam boxers tinham 25% mais concentração de espermatozoides e 33% mais espermatozoides móveis em uma única ejaculação, em média, do que os homens que usavam roupa de baixo mais apertada”, aponta a publicação.
O estudo também detectou que os homens que usavam roupa de baixo mais justa tinham “níveis mais elevados” da hormônio folículo estimulante (FSH) que estimula a produção de espermatozoides.
Este dado sugere que, nos homens que utilizam cuecas apertadas, a “diminuição da produção de espermatozoides pode enviar um sinal ao cérebro para aumentar os níveis de FSH para compensar a produção inferior de espermatozoides”, concluem os pesquisadores, conforme destaca o Live Science.
São contudo necessários mais estudos para confirmar a hipótese.
Já era sabido que as “temperaturas mais elevadas nos testículos podem afetar negativamente a produção de esperma”, frisa ainda o Live Science, notando que a roupa interior mais apertada pode “potencialmente levar a temperaturas testiculares mais elevadas, por manter os testículos mais próximos do corpo”.
Importa referir que a pesquisa não avaliou a capacidade de concepção de um bebê, nem o efeito da troca de roupa de baixo, e é importante notar que os baixos níveis de espermatozoides não representam necessariamente baixa fertilidade.
“A contagem de esperma de um homem pode variar tremendamente de uma semana para outra”, informa ao Live Science a urologista Sarah Vij, que não participou no estudo.
A pesquisa também não teve em conta fatores como o tipo de tecido da roupa de baixo ou o uso de calças apertadas, por exemplo, que podem igualmente contribuir para o aumento da temperatura dos testículos.
Ciberia // ZAP