Pioneira de 82 anos do setor aeroespacial viajará com Jeff Bezos ao espaço

(cv) mic of orion

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, fará sua primeira viagem ao espaço ao lado de uma ex-piloto de 82 anos.

A empresa aeroespacial de Bezos, a Blue Origin, anunciou nesta quinta-feira (01/07) que Bezos terá como convidada de honra Wally Funk, que participou do projeto “Mercury 13”, financiado de forma privada e paralelo à Nasa, na década de 1960, mas que nunca pôde ir ao espaço devido ao preconceito de gênero existente na época.

“Bem-vinda a bordo, Wally”, disse a Blue Origin no Twitter.

Funk, Bezos, o irmão dele Mark e uma pessoa que pagou mais de 28 milhões de dólares em um leilão beneficente por uma vaga serão os primeiros a viajar na cápsula New Shepard. Funk será a pessoa mais velha a chegar ao espaço.

Os quatro passarão cerca de quatro minutos acima da chamada Linha Karman, limite convencionado entre a atmosfera terrestre e o espaço.

No total, a viagem deve durar cerca de 10 minutos, e a cápsula deve subir a pouco mais de 100 quilômetros de altura. O voo acontecerá em 20 de julho, aniversário do pouso da Apollo 11, primeira nave a chegar à lua, em 1969.

Funk era a membro mais jovem do projeto “Mercury 13”, que em 1961 treinou uma equipe de 13 mulheres no auge da corrida espacial. Embora elas tenham sido aprovadas em todos os testes, algumas, como Funk, com notas melhores do que os homens testados na “Mercury 7”, foram impedidas pela Nasa de se tornarem astronautas. A história dessas mulheres é retratada no documentário “Mercury 13 – O Espaço delas”, lançado pela Netflix em 2018.

Funk é uma pioneira na aviação: ela foi a primeira mulher como inspetora da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos e a primeira mulher como investigadora de segurança aérea do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes. Ela registrou 19.600 horas de voo e ensinou mais de 3.000 pessoas a voar, explica em vídeo postado por Bezos no Instagram.

Em junho, Bezos anunciou que iria participar do primeiro voo tripulado ao espaço da Blue Origin. Em um futuro próximo, a empresa quer oferecer a turistas viagens curtas ao espaço.

O sistema New Shepard concluiu com êxito 15 testes não tripulados. A cápsula de passageiros é impulsionada por um pequeno foguete reutilizável, que retorna à Terra separadamente após atingir a altitude de voo. Depois, a própria cápsula volta à superfície da Terra, freada por paraquedas.

O conjunto de foguete e cápsula New Shepard foi projetado para voar de forma autônoma com seis passageiros, alto o suficiente para experimentar alguns minutos de gravidade zero e ver a curvatura do planeta antes de a cápsula pressurizada retornar à Terra.

A cápsula possui seis janelas de observação, três vezes mais altas que as de um Boeing 747, segundo a Blue Origin.

Com o voo, Bezos pretendia sair na frente das concorrentes SpaceX, de Elon Musk, e Virgin Galactic, de Richard Branson, que também desenvolvem projetos em estágio avançado para levar turistas ao espaço.

No entanto, nesta quinta-feira, Branson anunciou que a Virgin Galactic fará seu primeiro voo tripulado ao espaço no dia 11 de julho, nove dias antes de Bezos.

Ciberia // DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …