Pioneira de 82 anos do setor aeroespacial viajará com Jeff Bezos ao espaço

(cv) mic of orion

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, fará sua primeira viagem ao espaço ao lado de uma ex-piloto de 82 anos.

A empresa aeroespacial de Bezos, a Blue Origin, anunciou nesta quinta-feira (01/07) que Bezos terá como convidada de honra Wally Funk, que participou do projeto “Mercury 13”, financiado de forma privada e paralelo à Nasa, na década de 1960, mas que nunca pôde ir ao espaço devido ao preconceito de gênero existente na época.

“Bem-vinda a bordo, Wally”, disse a Blue Origin no Twitter.

Funk, Bezos, o irmão dele Mark e uma pessoa que pagou mais de 28 milhões de dólares em um leilão beneficente por uma vaga serão os primeiros a viajar na cápsula New Shepard. Funk será a pessoa mais velha a chegar ao espaço.

Os quatro passarão cerca de quatro minutos acima da chamada Linha Karman, limite convencionado entre a atmosfera terrestre e o espaço.

No total, a viagem deve durar cerca de 10 minutos, e a cápsula deve subir a pouco mais de 100 quilômetros de altura. O voo acontecerá em 20 de julho, aniversário do pouso da Apollo 11, primeira nave a chegar à lua, em 1969.

Funk era a membro mais jovem do projeto “Mercury 13”, que em 1961 treinou uma equipe de 13 mulheres no auge da corrida espacial. Embora elas tenham sido aprovadas em todos os testes, algumas, como Funk, com notas melhores do que os homens testados na “Mercury 7”, foram impedidas pela Nasa de se tornarem astronautas. A história dessas mulheres é retratada no documentário “Mercury 13 – O Espaço delas”, lançado pela Netflix em 2018.

Funk é uma pioneira na aviação: ela foi a primeira mulher como inspetora da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos e a primeira mulher como investigadora de segurança aérea do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes. Ela registrou 19.600 horas de voo e ensinou mais de 3.000 pessoas a voar, explica em vídeo postado por Bezos no Instagram.

Em junho, Bezos anunciou que iria participar do primeiro voo tripulado ao espaço da Blue Origin. Em um futuro próximo, a empresa quer oferecer a turistas viagens curtas ao espaço.

O sistema New Shepard concluiu com êxito 15 testes não tripulados. A cápsula de passageiros é impulsionada por um pequeno foguete reutilizável, que retorna à Terra separadamente após atingir a altitude de voo. Depois, a própria cápsula volta à superfície da Terra, freada por paraquedas.

O conjunto de foguete e cápsula New Shepard foi projetado para voar de forma autônoma com seis passageiros, alto o suficiente para experimentar alguns minutos de gravidade zero e ver a curvatura do planeta antes de a cápsula pressurizada retornar à Terra.

A cápsula possui seis janelas de observação, três vezes mais altas que as de um Boeing 747, segundo a Blue Origin.

Com o voo, Bezos pretendia sair na frente das concorrentes SpaceX, de Elon Musk, e Virgin Galactic, de Richard Branson, que também desenvolvem projetos em estágio avançado para levar turistas ao espaço.

No entanto, nesta quinta-feira, Branson anunciou que a Virgin Galactic fará seu primeiro voo tripulado ao espaço no dia 11 de julho, nove dias antes de Bezos.

Ciberia // DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …