Richard Branson, da Virgin Galactic, voará ao espaço antes de Jeff Bezos

@virgingalactic / Twitter

Richard Branson, o fundador da Virgin (dir)

A corrida do turismo espacial segue a todo vapor. Em comunicado oficial nesta quinta-feira (1º), a Virgin Galactic anunciou que Richard Branson, fundador da empresa, estará a bordo do próximo voo de teste, marcado para o próximo dia 11 de julho.

A notícia veio a tona depois que Jeff Bezos, fundador da Blue Origin, revelou que voará ao espaço no dia 20 deste mês com Wally Funk, uma das pilotos conhecidas como “Mercury 13”. Este será o 22º teste de voo da nave VSS Unity, e o primeiro a transportar uma tripulação completa. Se tudo sair conforme o programado, Branson estará 9 dias à frente de Bezos nesta corrida.

A janela de lançamento para o teste de voo tripulado com o VSS Unity começa no dia 11 de julho, o que significa que dependerá de alguns fatores para acontecer nesta data, como o próprio clima. Mesmo assim, a contar a partir desse dia, a Virgin Galactic ainda estará a nove dias à frente do lançamento da Blue Origin. Em seu Twitter, Branson disse que foi sempre sonhador e que sua mãe o ensinou a nunca desistir e a alcançar as estrelas. “Em 11 de julho, é hora de transformar esse sonho em realidade a bordo do próximo voo espacial Virgin Galatic”, acrescentou após o anúncio oficial de sua empresa.

Enquanto isso, Bezos escolheu o dia 20 de julho, pois é a data em que se comemorá o 52º aniversário do pouso da Apollo 11 na Lua, mas ele já havia anunciado há um mês que faria parte do primeiro teste de voo tripulado com seu veículo suborbital New Shepard. Além do fundador da Blue Origin, este voo contará com mais três tripulantes: Mark, irmão de Bezos e vencedor de um leilão de caridade de US $28 milhões, e Wally Funk, a convidada de honra da empresa, uma das “Mercury 13” e que, aos 82 anos, se tornará a pessoa mais velha a ir ao espaço — superando o recorde estabelecido por John Glenn, que tinha 77 quando decolou a bordo do foguete Discovery, da NASA, em 1998.

Além de Branson, estarão a bordo da VSS Unity os especialistas da missão Beth Moses, o instrutor chefe de astronautas da Virgin Galactic — sendo o chefe de cabine e diretor desta missão —, o engenheiro líder de operações da empresa, Colin Bennett, que será responsável por avaliar os equipamentos e procedimentos durante todo o percurso, e Sirisha Bandla, vice-presidente de relações governamentais e operações de pesquisa da empresa, e que avaliará a experiência de pesquisa durante o voo, com um experimento desenvolvido pela Universidade da Flórida.

Dave Mackay e Michael Masucci serão os pilotos do VSS Unity, enquanto CJ Sturckow e Kelly Latimer pilotarão o VMS Eve, a nave-mãe que levará a nave espacial a uma altitude de 15 km. A partir daí, o VSS Unity será liberado e, então, seus motores serão ativados, colocando o veículo em direção à fronteira com o espaço. “Eu realmente acredito que o espaço pertence a todos nós. Após 17 anos de pesquisa, engenharia e inovação, a Virgin Galactic está na vanguarda de uma nova indústria espacial comercial pronta para abrir o universo para a humanidade e mudar o mundo para sempre”, disse Branson.

O foguete da Virgin Galactic tem capacidade de atingir uma altitude de até 88 km após ser liberado pelo avião transportador. Já o da Blue Origin é lançado a partir do solo, podendo alcançar uma altitude de até 106 km. Os dois atingem a chamada Linha de Kárman, o limite entre a Terra com o espaço através de um voo suborbital com cerca de 10 minutos de duração — desse total, 4 minutos com o efeito da gravidade zero. Diferente da SpaceX, de Elon Musk, que lança suas cápsulas em órbita terrestre. No entanto, o que as três empresas têm em comum são os planos de levar clientes privados a esta fronteira — e tudo indica que a SpaceX realizará esta façanha em setembro deste ano.

A Virgin Galactic tem mais três voos de testes planejados e, até então, Branson faria parte da segunda demonstração, mas parece que ele resolveu superar Bezos, antecipando sua viagem para o teste deste mês. A empresa já tem mais de 600 reservas, feitas a partir da venda inicial de ingressos que custaram US $250 mil e esse número de clientes deve aumentar após o voo com o dono da empresa.

No mesmo comunicado, Branson disse que revelará algo emocionante “para dar a mais pessoas a chance de se tornarem astronautas, porque o espaço pertence a todos nós; portanto, observe este espaço…”. O que será? Bom, seguimos atentos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …