Desvendado enigma de inscrição na obra “O Grito” de Edvard Munch

WebMuseum at ibiblio / Wikimedia

“O Grito” (1893), de Edvard Munch

Uma frase escrita sobre uma das obras de arte mais conhecidas do mundo foi, durante um século, motivo de conjeturas e controvérsias entre os especialistas de arte em todo o mundo.

Uma análise com escâner infravermelho, realizada por especialistas da Galeria Nacional da Noruega, confirmou que a frase foi escrita pelo próprio artista de “O Grito”, Edvard Munch, em sua primeira versão da famosa obra. Logo, não foi um ato de vandalismo, como vários especialistas de arte sugeriram.

“A sua escrita sempre foi visível a olho nu, mas muito difícil de interpretar. Através de um microscópio, pôde-se ver que as linhas do lápis […] se aplicaram depois que a pintura foi finalizada”, explicou Mai Britt Guleng, especialista do museu.

Com o objetivo de obter uma imagem mais clara, a obra de arte foi fotografada com uma câmera de feixes infravermelhos, fazendo com que o carbono dos traços do lápis se destacasse mais, facilitando sua análise posterior.

No final, a frase revelada foi: “Só poderia ter sido pintado por um louco”.

Guleng contou que Munch se preocupava com a possibilidade de sofrer uma doença hereditária. “Tanto seu pai como seu avô padeciam do que seria, nesse tempo, conhecido como melancolia, e sua irmã, Laura Munch, foi internada no hospital psiquiátrico de Gaustad [Oslo, Noruega]”.

Em outubro de 1895, Munch exibiu “O Grito” pela primeira vez, resultando não só em fortes críticas por parte do público, como também pelo questionamento de sua sanidade mental por seus colegas.

Deste modo, o pintor teria escrito essas palavras em sua obra, que “podem ser lidas como um comentário irônico, mas ao mesmo tempo, como uma expressão da vulnerabilidade do artista”, explicou o especialista.

Ciberia // Sputnik

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"Subestimar Rússia de Putin é sempre um erro", diz indicado de Biden para chefiar CIA

Nesta quarta-feira (24), William Burns, o indicado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para o cargo de diretor da CIA, disse que subestimar a Rússia é sempre um erro e acusou a China de …

Chinês é condenado a pagar indemnização à ex-mulher por trabalho doméstico

Um tribunal na China ordenou um homem a pagar compensações a sua ex-esposa pelo trabalho doméstico realizados por ela durante os cinco anos em que estiveram casados, segundo divulgou a imprensa chinesa nesta quarta-feira (24/02). O …

Oceano Atlântico cresce e Pacífico encolhe. Ciência tem nova resposta para fenômeno

Durante a era paleozoica, entre 200 a 540 milhões de anos atrás, o planeta Terra possuía somente um único e imenso continente – a Pangeia, rodeada por um único oceano, intitulado Pantalassa. Depois de uma série …

Um acelerador de partículas cósmico, muito mais poderoso do que o LHC foi descoberto no espaço

Cientistas rastrearam uma partícula fantasma para uma estrela despedaçada e descobriram um gigantesco acelerador de partículas cósmico. A partícula subatômica, chamada de neutrino, foi lançada em direção à Terra depois que a estrela condenada chegou muito …

Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín "El Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa. Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto …

Gana é o primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, da OMS

Gana recebeu nesta quarta-feira o primeiro lote mundial de vacinas financiadas pelo programa Covax, que proporciona aos países de renda baixa e média as primeiras doses de fármacos antiCovid. Os imunizantes foram enviados de …

Variante da Califórnia parece ser mais contagiosa e resistente a vacinas, aponta estudo

Um novo estudo confirma que a mutação do SARS-CoV-2 na Califórnia, EUA, é mais contagiosa e mais resistente a vacinas, embora a escala de sua ameaça ainda não esteja clara. Uma variante descoberta pela primeira vez …

Cheirinho de carro novo? Estudo alerta para risco de câncer em odor favorito de muitos

Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade da California Riverside mostrou que o cheiro de carro novo, tão amado por todo mundo que acaba de comprar o seu veículo, pode ser um risco para saúde. Mas …

STJ anula quebra do sigilo de Flávio Bolsonaro no caso das "rachadinhas"

Ministros apontaram falta de fundamentação do juiz de 1ª instância. Decisões da próxima semana determinarão chance de o processo contra o senador ir adiante ou voltar ao início. A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça …

Troca de comando na Petrobras: Bolsonaro repete interferência de Dilma na estatal?

As ações da Petrobras derreteram depois que o presidente Jair Bolsonaro decidiu mudar o comando da empresa. Na noite de sexta-feira (19/02), Bolsonaro anunciou o general da reserva Joaquim Silva e Luna para substituir o …