Plástico nos oceanos se torna parte da vida marinha em animação poética e contundente

Para mostrar como o plástico vem roubando a vida dos oceanos, o curta de animação “The Beauty” tornou essa metáfora em cena literal – mostrando de forma poética e pungente uma realidade em que o plástico despejado nos mares se transforma em peixes, algas, baleias, águas-vivas.

A trágica realidade das trilhões de partes plásticas que inundam as águas do planeta é denunciada de forma elegante porém evidente – e assustadora – apontando o impacto do lixo sobre a vida marinha e, assim sobre a saúde da Terra: sobre a vida como um todo.

“E se o plástico pudesse se integrar à vida no mar?” pergunta o texto de divulgação da animação, dirigida por Pascal Schelbi e oferecendo uma “jornada poética pelos oceanos” que, segundo o texto, hoje são ao mesmo tempo lindos e imundos.“Descubra um mundo onde as preocupações e os medos se dissolvem na misteriosas profundidade do poluído mar azul”.

Acontece que, na vida real, o plástico justamente não se dissolve – e o fim da animação nos lembra disso e nos traz de volta à terrível realidade atual.

“O filme pretende nos levar em uma jornada na qual todos os nossos sentimentos de culpa desaparecem” diz o diretor, em comunicado.

Por trás da beleza do cenário criado – no qual as garrafas se tornam em baleias, os talheres plásticos em recifes, os canudos em algas, os plásticos-bolha em baiacus, os pneus em enguias, os chinelos em cardumes – há, no entanto, um sentimento de crescente angústia e alarme – que desemboca no fim, quando a realidade se impõe, e o plástico nos mares se revela como de fato é. “No fim, nós despertamos e percebemos que precisamos mudar”, diz o diretor.

Situação exige mudança imediata

Segundo dados oficiais das Nações Unidas, atualmente cerca de 5,3 trilhões de peças plásticas poluem os mares de todo o mundo. Desta imensa massa indestrutível de sujeira, cerca de 269 mil toneladas boiam na superfície das águas, enquanto cerca de 4 bilhões de partes de microplástico por quilômetro quadrado infestam as águas – ameaçando animais e vegetais marinhos.

Especialistas sugerem, no entanto, que se nada mudar esse apocalíptico cenário irá se agravar intensamente: estimativas calculam que a quantidade de plástico nos mares pode triplicar até 2040 sem uma mudança radical na maneira que produzimos, consumimos e jogamos fora tais produtos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

NASA lança telescópio para captar partículas da borda do Sistema Solar

Todo o Sistema Solar está à deriva em um aglomerado de nuvens, uma área limpa por antigas explosões de supernovas. Os astrônomos chamam essa região de Bolha Local. Uma nova missão da agência espacial norte-americana NASA …

Depressão pode ser diagnosticada com um simples exame de sangue

Um exame recém-desenvolvido que monitora biomarcadores sanguíneos ligados a distúrbios de humor poderia levar a novos métodos de diagnosticar e tratar a depressão e o transtorno bipolar, com um simples exame de sangue. Embora a depressão …

EUA aplicaram vacina contra covid-19 em mais da metade dos adultos

Governo americano afirma que quase 130 milhões de pessoas com mais de 18 anos receberam pelo menos uma dose do imunizante contra o coronavírus no país. Mais da metade de toda a população adulta dos Estados …

Covid: Variante acelera intubação de jovens e SP orienta procurar ajuda no 1º dia de sintomas

O avanço da variante P.1, descoberta em Manaus em janeiro, levou a cidade de São Paulo a mudar sua orientação para todos aqueles que forem infectados por coronavírus. Agora, eles devem procurar uma unidade de …

Nepal vê população de rinocerontes aumentar com queda de turismo por pandemia

O Nepal está vendo um crescimento em sua população de rinocerontes. O país abriga boa parte dos dos rinos com um chifre só e eles estão ameaçados de extinção. O país observou que, durante a pandemia …

"Estão matando Navalny na prisão", alertam amigos e médicos do opositor russo

Próximos do opositor russo Alexei Navalny estão extremamente preocupados com a degradação de seu estado de saúde. Doente e em greve de fome em uma colônia penitenciária perto de Moscou, amigos e médicos do …

Inteligência artificial usa esboços de Galileu e mostra como era o Sol em 1612

Com a tecnologia atual, os astrônomos conseguem ver o Sol em detalhes que Galileu Galilei sequer imaginaria existir. Hoje, podemos ver imagens que revelam as estruturas gigantes semelhantes a células do tamanho do estado do …

Cuba vira página histórica com despedida de Raúl Castro

Após mais de 60 anos, a era castrista em Cuba finalmente chega ao fim. Raúl Castro se despede aos 89 anos da política e renuncia ao cargo de presidente do partido no congresso do Partido …

Em SP, 51 pessoas recebem por engano vacina da covid-19, e não da gripe comum

Por engano, 51 pessoas receberam a vacina contra a COVID-19 em vez do imunizante contra a influenza, o vírus da gripe comum, no estado de São Paulo nesta semana. A maior parte destes casos aconteceu no …

Estudo sugere que 2,5 bilhões de tiranossauros rex viveram na Terra

Estimativa inédita da população total dos dinossauros foi publicada na revista "Science". Biólogo brasileiro integrou equipe da Universidade da Califórnia que fez o cálculo. Se um Tyrannosaurus rex já parece bastante assustador, imagine 2,5 bilhões deles. …