Polícia chinesa utiliza óculos com reconhecimento facial para identificar e prender suspeitos

Em uma espécie de “Black Mirror” da vida real, a polícia chinesa utiliza óculos de sol equipados com uma tecnologia de reconhecimento facial para identificar e até deter suspeitos.

Imagens publicadas online por um jornal chinês mostram uma agente da polícia usando óculos escuros que possuem uma pequena câmera ligada à lente direita.

A câmera é conectada através de um fio eletrônico a um dispositivo portátil. Nesse dispositivo, pode ser consultada um aplicativo, na qual os policiais processam imagens que fizeram de indivíduos suspeitos.

As informações faciais capturadas pelos óculos são enviadas para um banco de dados central que contém detalhes de registros criminais para comparação, sendo que depois voltam com informações dos suspeitos.

Ao utilizar a tecnologia, a polícia pode visualizar quase instantaneamente os detalhes pessoais de um determinado indivíduo, incluindo nome, etnia, gênero e endereço. Também fica sabendo se o suspeito se encontra foragido das autoridades e até mesmo acessar seu histórico recente na internet.

Por enquanto, os óculos estão sendo utilizados em uma agitada estação ferroviária chinesa, a Zhengzhou East Railway Station. No local, os agentes já prenderam sete pessoas, suspeitas de estarem envolvidas em sequestros e casos de atropelamento e fuga, durante uma operação que começou na semana passada.

Os oficiais também já prenderam outras 26 pessoas que portavam identificações falsas.

Esta é mais uma prova de que a China está muito à frente da maioria dos países quando se trata da implantação de novas tecnologias. No entanto, há preocupações com o direito à privacidade quando se fala no uso do reconhecimento facial, cada vez mais presente em muitos aspectos da vida cotidiana chinesa.

Por exemplo, segundo o Telegraph, as novas ferramentas já são usadas na China para conseguir entrar em dormitórios universitários e locais de trabalho, para sacar dinheiro e até para fazer compras em restaurantes de fast food.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …

Covid: site calcula quando você será vacinado. Resultados não animam

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas …

Rússia inicia desenvolvimento de mais uma vacina contra COVID-19

Sendo o primeiro país a registrar uma vacina contra a COVID-19, a Rússia anunciou o início do desenvolvimento de mais uma vacina contra o coronavírus. A criação do novo medicamento estará a cargo do Instituto Smorodintsev …

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …