Polícia britânica revela nomes de suspeitos do ataque a Skripal, o ex-espião russo

(h) Polícia Metropolitana de Londres

Nesta quarta-feira (5), a polícia britânica divulgou o nome de dois homens suspeitos de terem sido os autores do ataque ao ex-espião russo Sergei Skripal e à sua filha, Yulia.

Alexander Petrov e Ruslan Boshirov, os dois suspeitos identificados pela polícia britânica, têm nacionalidade russa. E de acordo com a Scotland Yard, existem “provas suficientes” para condenar ambos.

Segundo explica o Público, os dois suspeitos teriam chegado ao aeroporto Gatwick no dia 2 de março e ficaram instalados no hotel City Stay, em Londres. No dia 4 do mesmo mês, viajaram até a cidade onde aconteceu o ataque com o agente nervoso.

O Novichok, desenvolvido nas décadas de 70 e 80 na União Soviética, é composto por um conjunto de químicos, todos com composições ligeiramente distintas e altamente tóxicos. Em suma, é uma das armas químicas mais poderosas já criada.

Apesar de não terem revelado os nomes, no mês de agosto os detetives da Scotland Yard diziam estar seguros de terem identificado os responsáveis pelo ataque, que aconteceu no dia 4 de março deste ano, em Salisbury.

As autoridades adiantaram que, por enquanto, ainda não vão pedir a extradição dos dois suspeitos para Moscou porque a constituição russa não permite a extradição dos próprios nacionais e porque recusou pedidos de extradição em situações anteriores.

No entanto, informa o Observador, a Unidade de Polícia de Contra-Terrorismo, responsável pela investigação ao ataque, adiantou em comunicado que as autoridades obtiveram um mandado de detenção europeu.

Isto significa que, “se um dos homens viajar para um país onde o mandado de detenção europeu for válido, ele será preso e extraditado para responder às acusações, para as quais não há prazo de prescrição”.

Skripal e a filha foram hospitalizados durante várias semanas e acabaram por ter alta, na sequência do ataque com o agente nervoso. O envenenamento do ex-espião russo desencadeou uma crise diplomática entre Londres e Moscou, pois o governo britânico decidiu expulsar vários diplomatas russos, medida igualmente seguida pela Rússia.

Apesar de o Reino Unido ter acusado a Rússia do envenenamento dos Skripal, o Kremlin tem negado qualquer responsabilidade pelo ataque.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Relíquia do Jurássico: descoberto animal marinho cuja espécie vive há 180 milhões de anos

Um grupo de pesquisadores descreveu uma nova espécie de ofíuros – um animal marinho parecido com as estrelas-do-mar, que recebeu o nome de Ophiojura, informou nesta quinta-feira (17) Tim O’Hara, curador dos Museus Victoria (Austrália) …

Projeto de estrada cortando parque das cataratas de Iguaçu ameaça outras áreas de proteção pelo Brasil

Uma das paisagens naturais mais impressionantes do Brasil e reconhecida pela Unesco, o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as cataratas, no Paraná, pode ser cortado ao meio por uma rodovia asfaltada – em …

Por que a imunidade de rebanho está longe de ser realidade

Embora costume ser apresentada como simples cálculo matemático, alcançar a imunidade de rebanho não é tarefa fácil. Ela não só depende da infecciosidade das variantes, como da adoção de medidas sanitárias pela população. Apesar das campanhas …

Uso de maconha na adolescência pode atrapalhar o desenvolvimento do cérebro

O consumo de maconha pode ser prejudicial ao cérebro humano durante a adolescência, de acordo com estudo publicado na última quarta-feira (16). Segundo a pesquisa, realizada em regiões da Europa, o uso recreativo da planta pode …

EUA terão feriado para comemorar fim da escravidão

Data já celebrada na maioria dos estados vai se tornar feriado federal. O "Juneteenth" lembra dia em que os últimos escravos negros foram libertados no país, em 1865. Após aprovação pelo Congresso dos Estados Unidos na …

5 perguntas sobre os denisovanos, 'parentes' extintos dos humanos modernos que viveram na Terra há 50 mil anos

Desde que os primeiros vestígios dos denisovanos foram descobertos em 2008, os cientistas não descansaram tentando obter mais informações sobre eles. A tarefa, no entanto, não tem sido fácil, porque até agora só foram encontrados pequenos …

Calheiros anuncia nome das 14 pessoas que passaram de testemunhas a investigados na CPI da Covid

Segundo senador, é preciso mudar o "patamar" da investigação pois já há provas e indícios concretos contra as pessoas inseridas na lista, que agora será encaminhada ao presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM). Nesta sexta-feira (18), …

Turistas “madrugam” para visitar Disneyland Paris, que reabre após oito meses por causa da pandemia

Depois de oito meses de portas fechadas, o parque Disneyland Paris reabriu para o público nesta quinta-feira (17). A atração, um dos principais destinos turísticos da Europa, volta a funcionar, mas mantém medidas sanitárias …

Cientistas desvendam mistério de 'apagamento' de estrela gigante Betelgeuse

Astrônomos dizem que solucionaram o mistério sobre por que uma das mais conhecidas estrelas que iluminava o céu à noite começou a perder o brilho há cerca de um ano. Betelgeuse, uma supergigante vermelha da …

Portugal isola Lisboa para conter disseminação de variante

Em meio a alta de casos e difusão da variante delta do coronavírus, detectada inicialmente na Índia, governo português restringe circulação para dentro e para fora da região metropolitana da capital no fim de semana. Em …