Polícia dinamarquesa acredita ter achado braço de jornalista desaparecida

(dr)

A jornalista sueca Kim Wall

A polícia dinamarquesa confirmou nesta quarta-feira (22) ter encontrado um braço esquerdo em Copenhague que pode pertencer à jornalista sueca Kim Wall, desaparecida em meados de agosto em um submarino.

As pernas de Wall apareceram há um mês na Baía de Køge envolvida em material metálico junto com sua cabeça, embora a um quilômetro de distância, informou a polícia, que espera os resultados dos exames dos médicos legista.

Durante as últimas semanas foram achadas de forma separada várias partes do corpo de Wall, vista pela última vez na noite de 10 de agosto a bordo do submarino de fabricação caseira Nautilus.

A jornalista estava a bordo do submarino para entrevistar o inventor dinamarquês Peter Madsen, preso de forma preventiva pela acusação de homicídio.

Em seu último interrogatório, no final do outubro, Madsen admitiu ter esquartejado a jornalista dentro do submarino e lançado seus restos no mar, algo que tinha negado até então.

O inventor mudou, além disso, sua declaração sobre a morte de Wall, que segundo ele tinha sido provocada após uma escotilha cair sobre a cabeça dela, e afirmou que a mesma pode ter morrido intoxicada por monóxido de carbono enquanto ele estava no convés.

As modificações na versão do suspeito – que segue dizendo ser inocente pelo assassinato da jornalista – aconteceram depois que os legista constataram que o crânio não tinha fraturas e nem sinais de violência, o que desmentiu a declaração de golpe na cabeça.

O inventor e a jornalista ficaram desaparecidos por várias horas até que Madsen foi visto em 11 de agosto pela manhã em Køge, onde foi resgatado antes do submarino afundar.

Madsen sustentou inicialmente ter desembarcado a repórter horas depois do início da viagem e que o submarino afundou por uma falha, embora depois tenha mudado seu depoimento e ficou comprovado que o submarino afundou de forma proposital.

Na segunda versão, apontou para a morte acidental por golpe e afirmou que depois navegou horas sem rumo e pensando em suicídio, embora também teve tempo de tirar um cochilo antes de lançar o corpo no mar, inteiro e com roupa.

A investigação policial já tinha concluído que o corpo foi esquartejado de forma proposital e que o tronco do corpo tinha canos de metal fixados e que apresentava ferimentos feitos para extração do ar de seu interior com o objetivo de que afundasse e não subisse à superfície.

No computador do inventor foram achados vídeos de mulheres executadas e torturadas, mas ele afirmou não serem seus.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …