Polícia dinamarquesa acredita ter achado braço de jornalista desaparecida

(dr)

A jornalista sueca Kim Wall

A polícia dinamarquesa confirmou nesta quarta-feira (22) ter encontrado um braço esquerdo em Copenhague que pode pertencer à jornalista sueca Kim Wall, desaparecida em meados de agosto em um submarino.

As pernas de Wall apareceram há um mês na Baía de Køge envolvida em material metálico junto com sua cabeça, embora a um quilômetro de distância, informou a polícia, que espera os resultados dos exames dos médicos legista.

Durante as últimas semanas foram achadas de forma separada várias partes do corpo de Wall, vista pela última vez na noite de 10 de agosto a bordo do submarino de fabricação caseira Nautilus.

A jornalista estava a bordo do submarino para entrevistar o inventor dinamarquês Peter Madsen, preso de forma preventiva pela acusação de homicídio.

Em seu último interrogatório, no final do outubro, Madsen admitiu ter esquartejado a jornalista dentro do submarino e lançado seus restos no mar, algo que tinha negado até então.

O inventor mudou, além disso, sua declaração sobre a morte de Wall, que segundo ele tinha sido provocada após uma escotilha cair sobre a cabeça dela, e afirmou que a mesma pode ter morrido intoxicada por monóxido de carbono enquanto ele estava no convés.

As modificações na versão do suspeito – que segue dizendo ser inocente pelo assassinato da jornalista – aconteceram depois que os legista constataram que o crânio não tinha fraturas e nem sinais de violência, o que desmentiu a declaração de golpe na cabeça.

O inventor e a jornalista ficaram desaparecidos por várias horas até que Madsen foi visto em 11 de agosto pela manhã em Køge, onde foi resgatado antes do submarino afundar.

Madsen sustentou inicialmente ter desembarcado a repórter horas depois do início da viagem e que o submarino afundou por uma falha, embora depois tenha mudado seu depoimento e ficou comprovado que o submarino afundou de forma proposital.

Na segunda versão, apontou para a morte acidental por golpe e afirmou que depois navegou horas sem rumo e pensando em suicídio, embora também teve tempo de tirar um cochilo antes de lançar o corpo no mar, inteiro e com roupa.

A investigação policial já tinha concluído que o corpo foi esquartejado de forma proposital e que o tronco do corpo tinha canos de metal fixados e que apresentava ferimentos feitos para extração do ar de seu interior com o objetivo de que afundasse e não subisse à superfície.

No computador do inventor foram achados vídeos de mulheres executadas e torturadas, mas ele afirmou não serem seus.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Startup ajuda pequenas empresas a monitorarem vacinação dos funcionários

A startup brasileira White Tents lançou uma versão em formato freemium — isto é, gratuita mas com alguns recursos pagos — de sua plataforma digital para pequenas empresas que queiram monitorar a vacinação de até …

Argentina vacinará brasileiros na região de fronteira e turistas estrangeiros menores de 18 anos

O governo argentino anunciou uma nova flexibilização para a entrada de estrangeiros no país, a vacinação de turistas menores de 18 anos e de cidadãos de países vizinhos que atravessarem a fronteira por via …

CPI da Pandemia conclui trabalhos e pede o indiciamento de Bolsonaro

Senadores aprovam relatório sobre atuação do governo na crise do coronavírus que propõe punição de 78 pessoas e duas empresas, após seis meses de depoimentos, coleta de provas e repercussão na mídia. A CPI da Pandemia …

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …