Formas de combater a “síndrome de abstinência” na pós-temporada europeia

Olaf Kraak / EPA

O brasileiro Lucas Moura, com 3 gols, foi o herói do AJAX 2-3 Tottenham nas meias finais da Champions League 2019

A temporada 2018/2019 do futebol europeu entrará para a história como uma das mais espetaculares de todos os tempos.

Na Inglaterra, o Manchester City venceu a Premier League depois de uma luta acirrada contra o Liverpool pelos pontos. Na Itália, a Juventus tornou-se a primeira equipe a ser campeã oito vezes seguidas.

Nos torneios continentais, também pela primeira vez um só país dominará tanto a decisão da Champions League (Liverpool x Tottenham) quanto da Europa League (Arsenal x Chelsea). Isso depois de jogos épicos nas semifinais.

Antes mesmo do ponto final, a temporada já está deixando saudade e causando arrepios nos torcedores que se acostumaram com o alto nível do futebol praticado na Europa.

Com o encerramento da Premier League, a primeira das grandes ligas nacionais a colocar um ponto final em suas atividades, as peças do dominó irão caindo até que a decisão da Liga dos Campeões da Europa abra um período de jejum de jogos de padrão A que vai durar pouco mais de dois meses.

É a quaresma da bola. Os fãs da modalidade que terão agora que se conformar com ligas nacionais de segunda linha como o Brasileirão e torneios caça-níqueis como por exemplo a Copa América, que muito provavelmente serão incapazes de aplacar sua sede.

Computador vira arma contra ‘síndrome de abstinência’

A tela do computador pode virar uma aliada na busca conseguir amenizar essa perda e tornar o período um pouco menos sofrido. Os finais de temporada permitem aos jogos de ação que se baseiam em estatísticas de partidas reais atualizarem suas bases de dados. Dessa maneira, as versões ganham novas atrações permitindo aos disputantes experimentarem as características apresentadas, testarem a melhora ou piora de seus atletas preferidos e voltarem a conviver com seus craques no mundo virtual até que finalmente possam vê-los novamente em ação nas quatro linhas.

É o caso, por exemplo, do Fifa Online e do Pro Evolution Soccer, que são os líderes em participantes.

Mas há muitas outras opções com definição mais rápida e abrindo o leque de modalidades, como no setor de caça níquel online, onde é possível encontrar slots temáticos não apenas sobre futebol, mas também com corridas de cavalos, de carros e de tênis.

Torneio amistoso diminui espera, mas oferece limitações

A sede por jogos o tempo todo também tem encurtado o período de férias dos times europeus. A International Champions Cup,  um torneio que reúne os principais clubes do Velho Continente, cresce a cada ano em número de jogos e participantes.

O torneio acaba servindo como forma de combater a ‘síndrome de abstinência’, ainda que ofereça algumas limitações.

Como os principais jogadores dessas equipes entram em férias mais tarde por estarem envolvidos em partidas de suas seleções nacionais, eles não participam das partidas da competição.

Assim, os duelos iniciais acabam contando com reservas ou mesmo revelações das equipes de base. Não apresentam a qualidade esperada, mas ao menos permitem que os torcedores conheçam mais de perto atletas que podem vir a ser astros em um futuro próximo.

A largada da competição está marcada para 16 de julho com a partida envolvendo Roma (Itália) e Guadalajara (México), que será realizada nos Estados Unidos, uma das sedes da competição.

A programação seguirá até que Atlético de Madrid (Espanha) e Juventus (Itália) concluam a programação de 18 jogos em 10 de agosto em Estocolmo, na Suécia.

Também participam da competição Arsenal (Inglaterra), Bayern (Alemanha), Manchester United (Inglaterra), Internazionale (Itália), Benfica (Portugal), Real Madrid (Espanha), Tottenham (Inglaterra) e Milan (Itália).

Ciberia //

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Tiroteio deixa morto e vários feridos em Washington

Uma pessoa morreu e várias outras ficaram feridas em um tiroteio ocorrido na noite desta quinta-feira nas ruas de Washington, D.C., conforme relatou a imprensa local. Até o momento, são poucas as informações disponíveis sobre o …

Nada de ETs: escurecimento da estrela mais estranha da galáxia poderia ter outra explicação

Astrofísicos teriam desvendado misterioso escurecimento da estrela de Tabby após levantarem hipótese de ação alienígena e de cometas. Trata-se da estrela mais estranha da Via Láctea. Desde o fim do século XIX, a estrela de Tabby …

Ex-ditador da Tunísia Ben Ali morre aos 83 anos na Arábia Saudita

O ex-presidente da Tunísia Zine Ben Ali, 83 anos, morreu nesta quinta-feira. Ben Ali sofria de câncer e estava hospitalizado há uma semana, informou seu advogado Mounir Ben Salha. O ex-ditador tunisiano vivia exilado em Jeddah …

A luta pela vida de bebê com doença rara que recebeu doações de quase 1 em cada 10 belgas

Quase um em cada dez belgas colaborou com a campanha de um casal para arrecadar 1,9 milhão de euros (cerca de R$ 8,6 milhões) e salvar a vida de seu bebê. Pia, de nove meses, tem …

Fukushima: absolvidos três ex-dirigentes da empresa Tepco

Três ex-dirigentes da empresa Tepco foram absolvidos nesta quinta-feira (19), por um tribunal de Tóquio, que determinou que não podem ser considerados culpados pelas consequências da catástrofe nuclear ocorrida em Fukushima em 2011, após um …

Israel vive impasse político após eleição sem vencedor claro

Resultado oficial confirma que nenhum partido conseguiu obter maioria e indica cenário complicado para a formação de coalizões estáveis. Proposta de governo de unidade nacional levanta dúvidas sobre futuro de Netanyahu. Um dia após as eleições …

Rússia e China criarão frota de satélites que darão Internet rápida à Terra

Em projeto conjunto, Rússia e China irão desenvolver uma frota de satélites que deverá fornecer Internet rápida ao nosso planeta. A notícia foi dada pelo vice-premiê russo, Maksim Akimov, durante fala a jornalistas. De acordo com …

Vídeos de OVNIs são reais, afirma Marinha dos EUA

Os três vídeos feitos pelos militares dos EUA, que mostram imagens de “fenômeno aéreo não identificado”, são verdadeiros, de acordo com declarações da Marinha do país obtidas pelo The Black Vault, um site dedicado a …

DNA preservado em museu ajuda a identificar maior anfíbio do mundo

Um anfíbio recém-identificado é possivelmente o maior do planeta. Pesquisadores chegaram a essa conclusão com o auxílio do DNA coletado em um espécime que está preservado em um museu. Atingindo quase dois metros de comprimento, a …

Primeira relação sexual de uma a cada 16 americanas é sem consentimento

Um estudo publicado pela Associação Americana de Medicina mostrou que uma a cada 16 jovens do país teve a primeira relação sexual sem consentimento. A pesquisa também mostra os efeitos negativos a longo prazo deste …