Formas de combater a “síndrome de abstinência” na pós-temporada europeia

Olaf Kraak / EPA

O brasileiro Lucas Moura, com 3 gols, foi o herói do AJAX 2-3 Tottenham nas meias finais da Champions League 2019

A temporada 2018/2019 do futebol europeu entrará para a história como uma das mais espetaculares de todos os tempos.

Na Inglaterra, o Manchester City venceu a Premier League depois de uma luta acirrada contra o Liverpool pelos pontos. Na Itália, a Juventus tornou-se a primeira equipe a ser campeã oito vezes seguidas.

Nos torneios continentais, também pela primeira vez um só país dominará tanto a decisão da Champions League (Liverpool x Tottenham) quanto da Europa League (Arsenal x Chelsea). Isso depois de jogos épicos nas semifinais.

Antes mesmo do ponto final, a temporada já está deixando saudade e causando arrepios nos torcedores que se acostumaram com o alto nível do futebol praticado na Europa.

Com o encerramento da Premier League, a primeira das grandes ligas nacionais a colocar um ponto final em suas atividades, as peças do dominó irão caindo até que a decisão da Liga dos Campeões da Europa abra um período de jejum de jogos de padrão A que vai durar pouco mais de dois meses.

É a quaresma da bola. Os fãs da modalidade que terão agora que se conformar com ligas nacionais de segunda linha como o Brasileirão e torneios caça-níqueis como por exemplo a Copa América, que muito provavelmente serão incapazes de aplacar sua sede.

Computador vira arma contra ‘síndrome de abstinência’

A tela do computador pode virar uma aliada na busca conseguir amenizar essa perda e tornar o período um pouco menos sofrido. Os finais de temporada permitem aos jogos de ação que se baseiam em estatísticas de partidas reais atualizarem suas bases de dados. Dessa maneira, as versões ganham novas atrações permitindo aos disputantes experimentarem as características apresentadas, testarem a melhora ou piora de seus atletas preferidos e voltarem a conviver com seus craques no mundo virtual até que finalmente possam vê-los novamente em ação nas quatro linhas.

É o caso, por exemplo, do Fifa Online e do Pro Evolution Soccer, que são os líderes em participantes.

Mas há muitas outras opções com definição mais rápida e abrindo o leque de modalidades, como no setor de caça níquel online, onde é possível encontrar slots temáticos não apenas sobre futebol, mas também com corridas de cavalos, de carros e de tênis.

Torneio amistoso diminui espera, mas oferece limitações

A sede por jogos o tempo todo também tem encurtado o período de férias dos times europeus. A International Champions Cup,  um torneio que reúne os principais clubes do Velho Continente, cresce a cada ano em número de jogos e participantes.

O torneio acaba servindo como forma de combater a ‘síndrome de abstinência’, ainda que ofereça algumas limitações.

Como os principais jogadores dessas equipes entram em férias mais tarde por estarem envolvidos em partidas de suas seleções nacionais, eles não participam das partidas da competição.

Assim, os duelos iniciais acabam contando com reservas ou mesmo revelações das equipes de base. Não apresentam a qualidade esperada, mas ao menos permitem que os torcedores conheçam mais de perto atletas que podem vir a ser astros em um futuro próximo.

A largada da competição está marcada para 16 de julho com a partida envolvendo Roma (Itália) e Guadalajara (México), que será realizada nos Estados Unidos, uma das sedes da competição.

A programação seguirá até que Atlético de Madrid (Espanha) e Juventus (Itália) concluam a programação de 18 jogos em 10 de agosto em Estocolmo, na Suécia.

Também participam da competição Arsenal (Inglaterra), Bayern (Alemanha), Manchester United (Inglaterra), Internazionale (Itália), Benfica (Portugal), Real Madrid (Espanha), Tottenham (Inglaterra) e Milan (Itália).

Ciberia //

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Quentin Tarantino diz que seu Star Trek será um “Pulp Fiction no espaço”

O cineasta ainda não sabe se ele fará o filme, mas se diz empolgado com o material. Se o projeto for produzido, terá classificação indicativa para maiores, e será um Pulp Fiction no espaço. As …

EUA dizem ter abatido drone iraniano no Estreito de Ormuz

Trump afirma que navio americano adotou medida defensiva após ser ameaçado por aeronave não tripulada iraniana. Teerã nega e sugere que americanos podem ter derrubado um de seus próprios drones. O presidente dos Estados Unidos, Donald …

Netflix lança jogo com a 3ª temporada de Stranger Things e expande universo da série

A Netflix estreou, no início de julho, a 3ª temporada do bem-sucedido seriado Stranger Things. Com temas e referências dos anos 80 e 90, a produção é um dos maiores sucessos de audiência que a …

Alemanha aprova obrigatoriedade de vacina contra sarampo

Governo dá luz verde para lei que prevê multa de até 2,5 mil euros para pais que não vacinarem filhos em idade escolar contra sarampo. Obrigatoriedade se estende a adultos que trabalham em creches e …

Trump sugere que congressistas "extremistas" deixem os EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou o tom de suas críticas a quatro congressistas liberais do Partido Democrata, menosprezando a repercussão negativa da série de comentários considerados racistas feitos por ele nos últimos …

Nanodispositivo controlará qualidade da comida e melhorará diagnóstico médico

Uma equipe composta por cientistas de três países criou um novo tipo de sensor que pode revolucionar uma série de áreas da atividade humana, principalmente a biomedicina. No artigo, publicado na revista Advanced Functional Materials, os …

Bióloga da vida selvagem observa água-viva do tamanho de um ser humano

Durante um mergulho na costa de Cornwall, na Inglaterra, a bióloga Lizzie Daly e o operador de câmera subaquático Dan Abbott se depararam com uma inacreditável água-viva gigante, da espécie Rhizostoma pulmo. Daly e Abbott avistaram …

Elon Musk revela seus planos para hackear cérebros humanos

Uma das empresas do multi-empresário Elon Musk, a Neuralink, está trabalhando em uma tecnologia inovadora baseada em “fios” ou eletrodos que serão implantados no cérebro humano. O objetivo de tal tecnologia? Conectar nossos cérebros a potenciais …

Procuradoria francesa acusa Air France por queda de avião em 2009

Dez anos após a queda do voo AF447, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris, a Procuradoria da capital francesa acusou a companhia aérea Air France pelo acidente, que provocou a morte …

OMS declara emergência internacional no Congo devido a ebola

Caso registrado numa das maiores cidades do país acende alerta da Organização Mundial de Saúde. Epidemia já deixou mais de 1,6 mil mortos em menos de um ano. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou nesta …