A temporada 2018/2019 do futebol europeu entrará para a história como uma das mais espetaculares de todos os tempos.
Na Inglaterra, o Manchester City venceu a Premier League depois de uma luta acirrada contra o Liverpool pelos pontos. Na Itália, a Juventus tornou-se a primeira equipe a ser campeã oito vezes seguidas.
Nos torneios continentais, também pela primeira vez um só país dominará tanto a decisão da Champions League (Liverpool x Tottenham) quanto da Europa League (Arsenal x Chelsea). Isso depois de jogos épicos nas semifinais.
Antes mesmo do ponto final, a temporada já está deixando saudade e causando arrepios nos torcedores que se acostumaram com o alto nível do futebol praticado na Europa.
Com o encerramento da Premier League, a primeira das grandes ligas nacionais a colocar um ponto final em suas atividades, as peças do dominó irão caindo até que a decisão da Liga dos Campeões da Europa abra um período de jejum de jogos de padrão A que vai durar pouco mais de dois meses.
É a quaresma da bola. Os fãs da modalidade que terão agora que se conformar com ligas nacionais de segunda linha como o Brasileirão e torneios caça-níqueis como por exemplo a Copa América, que muito provavelmente serão incapazes de aplacar sua sede.
Computador vira arma contra ‘síndrome de abstinência’
A tela do computador pode virar uma aliada na busca conseguir amenizar essa perda e tornar o período um pouco menos sofrido. Os finais de temporada permitem aos jogos de ação que se baseiam em estatísticas de partidas reais atualizarem suas bases de dados. Dessa maneira, as versões ganham novas atrações permitindo aos disputantes experimentarem as características apresentadas, testarem a melhora ou piora de seus atletas preferidos e voltarem a conviver com seus craques no mundo virtual até que finalmente possam vê-los novamente em ação nas quatro linhas.
É o caso, por exemplo, do Fifa Online e do Pro Evolution Soccer, que são os líderes em participantes.
Mas há muitas outras opções com definição mais rápida e abrindo o leque de modalidades, como no setor de caça níquel online, onde é possível encontrar slots temáticos não apenas sobre futebol, mas também com corridas de cavalos, de carros e de tênis.
Torneio amistoso diminui espera, mas oferece limitações
A sede por jogos o tempo todo também tem encurtado o período de férias dos times europeus. A International Champions Cup, um torneio que reúne os principais clubes do Velho Continente, cresce a cada ano em número de jogos e participantes.
O torneio acaba servindo como forma de combater a ‘síndrome de abstinência’, ainda que ofereça algumas limitações.
Como os principais jogadores dessas equipes entram em férias mais tarde por estarem envolvidos em partidas de suas seleções nacionais, eles não participam das partidas da competição.
Assim, os duelos iniciais acabam contando com reservas ou mesmo revelações das equipes de base. Não apresentam a qualidade esperada, mas ao menos permitem que os torcedores conheçam mais de perto atletas que podem vir a ser astros em um futuro próximo.
A largada da competição está marcada para 16 de julho com a partida envolvendo Roma (Itália) e Guadalajara (México), que será realizada nos Estados Unidos, uma das sedes da competição.
A programação seguirá até que Atlético de Madrid (Espanha) e Juventus (Itália) concluam a programação de 18 jogos em 10 de agosto em Estocolmo, na Suécia.
Também participam da competição Arsenal (Inglaterra), Bayern (Alemanha), Manchester United (Inglaterra), Internazionale (Itália), Benfica (Portugal), Real Madrid (Espanha), Tottenham (Inglaterra) e Milan (Itália).