Preservado em conhaque, coração do compositor e pianista Chopin revela causa da sua morte

olivia darby / Flickr

Estátua de Chopin no Parque Lazienki, na capital polonesa, Varsóvia

Ao analisar seu coração – mergulhado em uma garrafa de conhaque há 168 anos – cientistas conseguiram determinar a causa da morte de Frédéric Chopin. O compositor e pianista polonês teria morrido de complicações relacionadas com a tuberculose.

Frédéric Chopin morreu em Paris, no dia 17 de outubro de 1849, com apenas 39 anos. O famoso pianista tinha muito medo de ser enterrado vivo, por isso pediu à irmã que se certificasse que seu coração fosse extraído assim que ele falecesse. “A terra é sufocante. Jure que eles me abram, para que eu não seja enterrado vivo”, pediu.

Até agora, pensava-se que Chopin teria morrido de fibrose quística, uma doença crônica e hereditária que afeta o pâncreas. Mas o diagnóstico publicado recentemente no American Journal of Medicine revela a verdadeira causa da morte do artista. Ao que tudo indica, Chopin teria morrido de complicações relacionadas com a tuberculose.

Segundo o The GuardianMichael Witt – líder da equipe de cientistas e professor da Academia de Ciências Polonesa – explicou ao The Observer que não era necessário abrir a garrafa para examinar o órgão.

Ao observar o coração através da garrafa, eram visíveis “sérias complicações decorrentes da tuberculose, como pequenas lesões e uma fina camada de materiais fibrosos brancos”, explica Witt. Frédéric Chopin teria morrido de pericardite, uma inflamação da membrana que reveste o coração, provavelmente provocada pela tuberculose.

Michael Witt rejeita a hipótese de abrir o frasco para recolher amostras de tecido na tentativa de provar, através de testes de DNA, que Chopin padecia de uma doença herdada. “Abrir o frasco poderia destruir o coração e, de qualquer forma, estou convencido de que agora sabemos o que matou Chopin“, afirma o cientista.

O estudo é o último capítulo da história da morte do músico. A causa da morte – que, até agora, era um mistério – foi revelada. No entanto, há quem defenda que o mistério continua, por acreditarem que no frasco está um coração que não pertenceu ao pianista.

O coração guardado na Igreja de Santa Cruz, na capital polonesa, foi levado em segredo de Paris para a Polônia pela irmã Ludwika. O órgão chegou a estar em um quartel nazista durante a Segunda Guerra Mundial porque um comandante das SS Nazista fez questão de ter ao seu lado seu compositor favorito.

Depois de terminada a Segunda Guerra, o coração foi devolvido à igreja polonesa, onde se encontra preservado até hoje.

Embora envolta de mistério, a causa da morte de Frédéric Chopin foi revelada. E, apesar de o coração do compositor não voltar a bater, sua música continua a fazer os nossos palpitar.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …