Preservado em conhaque, coração do compositor e pianista Chopin revela causa da sua morte

olivia darby / Flickr

Estátua de Chopin no Parque Lazienki, na capital polonesa, Varsóvia

Ao analisar seu coração – mergulhado em uma garrafa de conhaque há 168 anos – cientistas conseguiram determinar a causa da morte de Frédéric Chopin. O compositor e pianista polonês teria morrido de complicações relacionadas com a tuberculose.

Frédéric Chopin morreu em Paris, no dia 17 de outubro de 1849, com apenas 39 anos. O famoso pianista tinha muito medo de ser enterrado vivo, por isso pediu à irmã que se certificasse que seu coração fosse extraído assim que ele falecesse. “A terra é sufocante. Jure que eles me abram, para que eu não seja enterrado vivo”, pediu.

Até agora, pensava-se que Chopin teria morrido de fibrose quística, uma doença crônica e hereditária que afeta o pâncreas. Mas o diagnóstico publicado recentemente no American Journal of Medicine revela a verdadeira causa da morte do artista. Ao que tudo indica, Chopin teria morrido de complicações relacionadas com a tuberculose.

Segundo o The GuardianMichael Witt – líder da equipe de cientistas e professor da Academia de Ciências Polonesa – explicou ao The Observer que não era necessário abrir a garrafa para examinar o órgão.

Ao observar o coração através da garrafa, eram visíveis “sérias complicações decorrentes da tuberculose, como pequenas lesões e uma fina camada de materiais fibrosos brancos”, explica Witt. Frédéric Chopin teria morrido de pericardite, uma inflamação da membrana que reveste o coração, provavelmente provocada pela tuberculose.

Michael Witt rejeita a hipótese de abrir o frasco para recolher amostras de tecido na tentativa de provar, através de testes de DNA, que Chopin padecia de uma doença herdada. “Abrir o frasco poderia destruir o coração e, de qualquer forma, estou convencido de que agora sabemos o que matou Chopin“, afirma o cientista.

O estudo é o último capítulo da história da morte do músico. A causa da morte – que, até agora, era um mistério – foi revelada. No entanto, há quem defenda que o mistério continua, por acreditarem que no frasco está um coração que não pertenceu ao pianista.

O coração guardado na Igreja de Santa Cruz, na capital polonesa, foi levado em segredo de Paris para a Polônia pela irmã Ludwika. O órgão chegou a estar em um quartel nazista durante a Segunda Guerra Mundial porque um comandante das SS Nazista fez questão de ter ao seu lado seu compositor favorito.

Depois de terminada a Segunda Guerra, o coração foi devolvido à igreja polonesa, onde se encontra preservado até hoje.

Embora envolta de mistério, a causa da morte de Frédéric Chopin foi revelada. E, apesar de o coração do compositor não voltar a bater, sua música continua a fazer os nossos palpitar.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Água líquida em Marte: descobertas mais reservas no polo sul do Planeta Vermelho

Em 2018, pesquisadores italianos anunciaram que haviam encontrado evidências da existência de água líquida em Marte, abaixo da calota polar sul. Agora, a equipe voltou em mais uma série de informações que não apenas sustentam essa …

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …