Preservado em conhaque, coração do compositor e pianista Chopin revela causa da sua morte

olivia darby / Flickr

Estátua de Chopin no Parque Lazienki, na capital polonesa, Varsóvia

Ao analisar seu coração – mergulhado em uma garrafa de conhaque há 168 anos – cientistas conseguiram determinar a causa da morte de Frédéric Chopin. O compositor e pianista polonês teria morrido de complicações relacionadas com a tuberculose.

Frédéric Chopin morreu em Paris, no dia 17 de outubro de 1849, com apenas 39 anos. O famoso pianista tinha muito medo de ser enterrado vivo, por isso pediu à irmã que se certificasse que seu coração fosse extraído assim que ele falecesse. “A terra é sufocante. Jure que eles me abram, para que eu não seja enterrado vivo”, pediu.

Até agora, pensava-se que Chopin teria morrido de fibrose quística, uma doença crônica e hereditária que afeta o pâncreas. Mas o diagnóstico publicado recentemente no American Journal of Medicine revela a verdadeira causa da morte do artista. Ao que tudo indica, Chopin teria morrido de complicações relacionadas com a tuberculose.

Segundo o The GuardianMichael Witt – líder da equipe de cientistas e professor da Academia de Ciências Polonesa – explicou ao The Observer que não era necessário abrir a garrafa para examinar o órgão.

Ao observar o coração através da garrafa, eram visíveis “sérias complicações decorrentes da tuberculose, como pequenas lesões e uma fina camada de materiais fibrosos brancos”, explica Witt. Frédéric Chopin teria morrido de pericardite, uma inflamação da membrana que reveste o coração, provavelmente provocada pela tuberculose.

Michael Witt rejeita a hipótese de abrir o frasco para recolher amostras de tecido na tentativa de provar, através de testes de DNA, que Chopin padecia de uma doença herdada. “Abrir o frasco poderia destruir o coração e, de qualquer forma, estou convencido de que agora sabemos o que matou Chopin“, afirma o cientista.

O estudo é o último capítulo da história da morte do músico. A causa da morte – que, até agora, era um mistério – foi revelada. No entanto, há quem defenda que o mistério continua, por acreditarem que no frasco está um coração que não pertenceu ao pianista.

O coração guardado na Igreja de Santa Cruz, na capital polonesa, foi levado em segredo de Paris para a Polônia pela irmã Ludwika. O órgão chegou a estar em um quartel nazista durante a Segunda Guerra Mundial porque um comandante das SS Nazista fez questão de ter ao seu lado seu compositor favorito.

Depois de terminada a Segunda Guerra, o coração foi devolvido à igreja polonesa, onde se encontra preservado até hoje.

Embora envolta de mistério, a causa da morte de Frédéric Chopin foi revelada. E, apesar de o coração do compositor não voltar a bater, sua música continua a fazer os nossos palpitar.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro faz apologia à ignorância, afirmam historiadoras no jornal Le Monde

  O jornal Le Monde que chegou às bancas na tarde desta segunda-feira (27) traz um texto de meia página criticando a política cultural em vigor atualmente Brasil. Assinado por duas historiadoras francesas e uma brasileira, …

OMS considera elevado risco global de coronavírus

A Organização Mundial da Saúde admitiu nesta segunda-feira (27/01) um erro na avaliação de risco global do novo coronavírus, que surgiu na China, e disse que o nível correto é elevado. Anteriormente, ele havia sido …

Quem é Vanessa Nakate, ativista negra cortada de foto com Greta em Davos

O tema era o meio-ambiente, mas o debate sofre o futuro da humanidade ganhou outros vultos quando a jovem ativista climática de Uganda, Vanessa Nakate, descobriu que havia sido cortada pela agência de notícias Associated …

Sobreviventes retornam a Auschwitz nos 75 anos da libertação

Autoridades de 50 países participam da solenidade no antigo campo de concentração na Polônia, em meio a temores pelo aumento do antissemitismo. "Precisamos tomar cuidado para que não volte a acontecer", diz sobrevivente. Mais de 200 …

Por que cientistas querem tanto provar que Einstein e Galileu estavam errados

Ano entra, ano sai, e tanto a lei dos corpos em queda de Galileu Galilei quanto a teoria da relatividade de Albert Einstein são testadas novamente apenas para os pesquisadores confirmarem pela enésima vez que …

Morreu Kobe Bryant, um dos maiores astros da NBA

Neste domingo (26), o astro do basquete norte-americano, Kobe Bryant, faleceu em acidente de helicóptero, na cidade de Los Angeles, nos EUA. Autoridades e testemunhas levantam as primeiras hipóteses sobre a causa da queda. O lendário …

Coronavírus terá impacto no PIB chinês e na economia global

A nova epidemia de coronavírus é um balde de água fria na cabeça do mundo. A começar pelos chineses. Em 2003, o último vírus mortal se propagando pelo mundo inteiro – o SARS – …

Abelhas adoram cannabis e este caso de amor pode ajudar a salvar a espécie

Consideradas os seres vivos mais importantes do planeta, as abelhas são animais insubstituíveis, dos quais dependemos para viver. No entanto, nas últimas décadas, devido ao aquecimento global e o uso execessivo de pesticidas, elas estão …

Cientistas finalmente descobriram como capturar o espectro todo da luz solar para gerar hidrogênio

Pela primeira vez, cientistas da Universidade Estadual de Ohio (EUA) desenvolveram uma molécula que é capaz de coletar a energia de todo o espectro da luz solar. O processo, 50% mais eficiente que as atuais …

Você agora pode ouvir a voz de uma múmia de 3 mil anos

Com uso de tomografia computadorizada, impressão 3D e laringe eletrônica, pesquisadores do Reino Unido reconstruíram o trato vocal de uma múmia egípcia. Para a realização do projeto que teve início em 2013, foi preciso combinar medicina, …