Presidente do Peru reafirma inocência frente à acusação do Congresso para destituí-lo

Jvanca Guzman Negrini / Presidência do Peru

O presidente peruano Pedro Pablo Kuczynski

O presidente do Peru reiterou, neste domingo (17), sua inocência frente às acusações do Congresso, controlado pela oposição, para abrir contra ele um processo de destituição que qualificou como “um assalto à ordem constitucional”.

Em entrevista transmitida pela televisão a partir do Palácio do Governo peruano, Pedro Pablo Kuczynski afirmou que o parlamento está forçando “uma destituição rápida” sem respeitar os prazos, dado que a moção para inabilitá-lo por “incapacidade moral permanente” foi apresentada na sexta-feira (15) e será votada na próxima quinta-feira (21).

Os defensores da destituição argumentam que Kuczynski está desacreditado para continuar a governar por “faltar com a verdade”, por ter negado, em repetidas ocasiões, qualquer ligação à construtora Odebrecht.

Na semana passada, a empresa revelou ter feito pagamentos de mais de 782 mil dólares (mais de R$ 2,5 milhões) em consultorias entre 2004 e 2007 à Westield Capital, empresa de Kuczynski que era, na época, ministro do ex-presidente Alejandro Toledo.

O chefe de Estado peruano garantiu que não mentiu: “Me acusam de coisas que aconteceram há anos. Não cometi nenhum crime. Não pratiquei corrupção nem criei contas fictícias em paraísos fiscais. Está tudo auditado, reportado e tributado”.

O chefe de Estado peruano reconheceu que obteve dividendos como dono da empresa com esses contratos, que assegurou desconhecer até a semana passada, dado que, explicou, enquanto era ministro a sua companhia era gerida pelo empresário chileno Gerardo Sepúlveda, que assinou os contratos com a Odebrecht.

Esses contratos foram enviados na semana passada pela construtora à comissão parlamentar que investiga o capítulo peruano da Lava Jato, o maior caso de corrupção da história do Brasil.

“Soube recentemente destes contratos que têm 12 anos. Nunca os tinha visto. Que fique claro: não me aproveitei de nada”, acrescentou o presidente peruano.

Kuczynski lamentou que haja deputados que já tenham decidido votar a favor da destituição sem sequer ter ouvido os argumentos da sua defesa.

“Isto é um exagero em que se tenta abalar o presidente para gerir o Estado sem ter ganhado eleições presidenciais”, afirmou Kuczynski, em referência ao partido ‘fujimorista’ Fuerza Popular, que tem a maioria absoluta no parlamento e que ameaçou na quinta-feira (14) destituí-lo se não renunciar ao cargo.

O governante peruano avisou sobre “terríveis consequências para o país” se a destituição avançar, especialmente para a economia, e recordou que a taxa de câmbio da moeda peruana, o sol, frente ao dólar norte-americano já subiu.

Kuczynski instou os peruanos a defender a democracia face à autocracia e afirmou se sentir “absolutamente capacitado” para continuar como chefe de Estado.

A incapacidade moral permanente pela qual o Congresso pretende destituir Kuczynski está consagrada na Constituição para inabilitar o chefe de Estado do país por feitos extraordinários que não incorrem necessariamente em delitos, como quando o ex-presidente Alberto Fujimori renunciou, por fax, do Japão, em 2000.

O caso Odebrecht afeta quase toda a primeira linha política do Peru devido aos milionários subornos pagos entre 2005 e 2014 em troca de adjudicações de grandes contratos de obras públicas, além de financiamentos às campanhas eleitorais dos principais candidatos.

Esse período cobre os mandatos presidenciais de Alejandro Toledo (2001-2006), com mandado de prisão por supostamente ter recebido um suborno de 20 milhões de dólares; Alan García (2006-2011), implicado no processo de entrega de donativos ao Metrô de Lima; e Ollanta Humala (2011-2016), que foi preso por suposto financiamento irregular das suas campanhas.

A construtora brasileira garantiu no sábado que os pagamentos feitos à empresa Westfield Capital, por serviços de consultadoria realizados quando Kuczynski era ministro, foram legais.

Em nota publicada no Diário da República, a Odebrecht apoiou as explicações dadas anteriormente pelo presidente peruano, indicando que “os pagamentos foram legais e geridos com o então administrador dessa sociedade, o chileno Gerardo Sepúlveda”.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …