Ex-presidente do Peru é preso em caso Odebrecht

Jvanca Guzman Negrini / Presidência do Peru

O presidente peruano Pedro Pablo Kuczynski

Acusado de envolvimento em escândalo de corrupção ligado à empreiteira, Pedro Pablo Kuczynski tem prisão preventiva decretada. Político nega ilegalidades. Ele é o segundo ex-governante do país detido no caso.

O ex-presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, foi preso preventivamente nesta quarta-feira em Lima, acusado de envolvimento num escândalo ligado à empreiteira brasileira Odebrecht. Depois de Ollanta Humala, ele é o segundo ex-mandatário peruano a ser preso devido a vínculos com a rede de corrupção criada pela construtora.

Kuczynski, de 80 anos, deixou a casa em que vive na capital do país num carro da Polícia Nacional e foi levado primeiro ao Instituto Médico Legal. Depois, ele ficará detido por dez dias na sede principal da organização em Lima.

Enquanto era levado pelos agentes, Kuczynksi usou o Twitter para contestar a decisão da Justiça de prendê-lo preventivamente. “É uma arbitrariedade. Colaborei absolutamente com todas as investigações e participei pontualmente de todas as convocações das autoridades judiciais”, criticou o ex-presidente nas redes sociais.

Nunca me opus, e nem me oponho, a qualquer investigação“, completou Kuczynski. O ex-presidente afirma ser vítima de uma perseguição e nega qualquer irregularidade.

Kuczynski foi eleito presidente do Peru em 2016, mas renunciou dois anos depois devido ao escândalo envolvendo a Odebrecht, também investigada no país. O ex-presidente é acusado de corrupção por obras ocorridas no governo de Alejandro Toledo. Na época, ele era primeiro-ministro e ministro de Economia.

A defesa do ex-presidente anunciou que recorrerá da decisão, alegando que Kuczynski sempre colaborou com as investigações da equipe especial que conduz a Lava Jato no Peru e que aceitou a proibição de sair do país após ter renunciado à presidência.

O juiz Jorge Luis Chávez afirmou na decisão que o Ministério Público apresentou como “fato precedente” atos de lavagem de dinheiro cometidos pelo ex-presidente. Segundo os promotores, Kuczynski se envolveu em “atos de corrupção” ligados a dois projetos realizados pela Odebrecht no país. O magistrado ordenou ainda uma operação de busca e apreensão na casa e no escritório do ex-presidente.

Kuczynski é acusado de ter recebido repasses no valor de 782 mil dólares da Odebrecht, no período em que ele ocupou os cargos de ministro da Economia e de primeiro-ministro do país.

Ele insiste que o dinheiro veio de pagamentos legítimos por serviços de consultoria e nega ter recebido propina ou cometido qualquer ato ilícito. A Odebrecht, por outro lado, admitiu ter desembolsado, desde 2001, subornos de mais de 785 milhões de dólares em 12 países – dez deles latino-americanos – para assegurar contratos de obras públicas.

Foragido nos Estados Unidos, o ex-presidente Alejandro Toledo também teve sua prisão decretada por corrupção. Ele nega as acusações e tenta evitar sua extradição.

Kuczynski renunciou à presidência do Peru em março de 2018. O Congresso, controlado pelo fujimorismo, tentou votar dois pedidos de impeachment contra o ex-presidente. Um deles foi arquivado depois de Kuczynski conceder um indulto ao também ex-presidente Alberto Fujimori, condenado a 25 anos de prisão.

A medida foi vista como uma compra de votos de parlamentares por parte do governo, o que agravou a crise política no país e ampliou a pressão para que Kuczynski renunciasse. A entrega do cargo só ocorreu após a divulgação de vídeos nos quais aliados do ex-presidente tentavam comprar votos de opositores no Congresso para evitar a sua destituição.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …