Ex-presidente do Peru é preso em caso Odebrecht

Jvanca Guzman Negrini / Presidência do Peru

O presidente peruano Pedro Pablo Kuczynski

Acusado de envolvimento em escândalo de corrupção ligado à empreiteira, Pedro Pablo Kuczynski tem prisão preventiva decretada. Político nega ilegalidades. Ele é o segundo ex-governante do país detido no caso.

O ex-presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, foi preso preventivamente nesta quarta-feira em Lima, acusado de envolvimento num escândalo ligado à empreiteira brasileira Odebrecht. Depois de Ollanta Humala, ele é o segundo ex-mandatário peruano a ser preso devido a vínculos com a rede de corrupção criada pela construtora.

Kuczynski, de 80 anos, deixou a casa em que vive na capital do país num carro da Polícia Nacional e foi levado primeiro ao Instituto Médico Legal. Depois, ele ficará detido por dez dias na sede principal da organização em Lima.

Enquanto era levado pelos agentes, Kuczynksi usou o Twitter para contestar a decisão da Justiça de prendê-lo preventivamente. “É uma arbitrariedade. Colaborei absolutamente com todas as investigações e participei pontualmente de todas as convocações das autoridades judiciais”, criticou o ex-presidente nas redes sociais.

Nunca me opus, e nem me oponho, a qualquer investigação“, completou Kuczynski. O ex-presidente afirma ser vítima de uma perseguição e nega qualquer irregularidade.

Kuczynski foi eleito presidente do Peru em 2016, mas renunciou dois anos depois devido ao escândalo envolvendo a Odebrecht, também investigada no país. O ex-presidente é acusado de corrupção por obras ocorridas no governo de Alejandro Toledo. Na época, ele era primeiro-ministro e ministro de Economia.

A defesa do ex-presidente anunciou que recorrerá da decisão, alegando que Kuczynski sempre colaborou com as investigações da equipe especial que conduz a Lava Jato no Peru e que aceitou a proibição de sair do país após ter renunciado à presidência.

O juiz Jorge Luis Chávez afirmou na decisão que o Ministério Público apresentou como “fato precedente” atos de lavagem de dinheiro cometidos pelo ex-presidente. Segundo os promotores, Kuczynski se envolveu em “atos de corrupção” ligados a dois projetos realizados pela Odebrecht no país. O magistrado ordenou ainda uma operação de busca e apreensão na casa e no escritório do ex-presidente.

Kuczynski é acusado de ter recebido repasses no valor de 782 mil dólares da Odebrecht, no período em que ele ocupou os cargos de ministro da Economia e de primeiro-ministro do país.

Ele insiste que o dinheiro veio de pagamentos legítimos por serviços de consultoria e nega ter recebido propina ou cometido qualquer ato ilícito. A Odebrecht, por outro lado, admitiu ter desembolsado, desde 2001, subornos de mais de 785 milhões de dólares em 12 países – dez deles latino-americanos – para assegurar contratos de obras públicas.

Foragido nos Estados Unidos, o ex-presidente Alejandro Toledo também teve sua prisão decretada por corrupção. Ele nega as acusações e tenta evitar sua extradição.

Kuczynski renunciou à presidência do Peru em março de 2018. O Congresso, controlado pelo fujimorismo, tentou votar dois pedidos de impeachment contra o ex-presidente. Um deles foi arquivado depois de Kuczynski conceder um indulto ao também ex-presidente Alberto Fujimori, condenado a 25 anos de prisão.

A medida foi vista como uma compra de votos de parlamentares por parte do governo, o que agravou a crise política no país e ampliou a pressão para que Kuczynski renunciasse. A entrega do cargo só ocorreu após a divulgação de vídeos nos quais aliados do ex-presidente tentavam comprar votos de opositores no Congresso para evitar a sua destituição.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Jogos de cartas: o passatempo favorito de muitas pessoas

A sorte, o blefe, a convivência com os amigos e as vitórias inesperadas e saborosas, tornam os jogos de cartas populares em todo o mundo. Nos Estados Unidos, uma pesquisa recente mostra que “quatro em cada …

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …