Presidente interina da Bolívia testa positivo para covid-19

Stringer / EFE

Jeanine Áñez

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, revelou nesta quinta-feira (09/07) que foi infectada pelo novo coronavírus e que iniciará um período de quarentena.

“Junto com toda a minha equipe, temos trabalhado pelas famílias bolivianas durante todo este tempo e, como na semana passada muitos testaram positivo para o coronavírus, fiz o teste e também testei positivo”, revelou Añez em vídeo postado nas redes sociais. Ele disse que continuará trabalhando durante os 14 dias de isolamento.

“Estou me sentindo bem e forte, vou continuar trabalhando de maneira virtual do meu isolamento e quero agradecer a todos os bolivianos que estão trabalhando para ajudar nesta crise de saúde. Seguiremos em frente juntos”, afirmou.

Nos últimos dias ela trabalhou na residência presidencial em La Paz e evitou ao máximo ir ao gabinete no Palácio do Governo. Além de Áñez, ao menos três outros ministros – a interina da Saúde, Eidy Roca; o da Presidência, Yerko Núñez, e o de Mineração e Metalurgia, Jorge Fernando Oropeza – também testaram positivo, enquanto outros anunciaram que adotarão o isolamento como medida de precaução.

Áñez, de 53 anos, é candidata nas eleições presidenciais marcadas para 6 de setembro na Bolívia. Os bolivianos voltam às urnas após a anulação do pleito realizado em outubro do ano passado, depois que uma auditoria da Organização dos Estados Americanos (OEA) denunciou irregularidades em favor do então presidente, Evo Morales, eleito para seu quarto mandato.

Após semanas de protestos, Evo, que governou a Bolívia por quase 14 anos, desde 2006, anunciou sua renúncia em novembro, pressionado pelas Forças Armadas, para no dia seguinte deixar o país rumo ao México.

A renúncia foi descrita como “golpe de Estado” por Morales. Em meados de dezembro, Morales seguiu do México para a Argentina, onde recebeu a condição de refugiado. A então senadora Jeanine Áñez assumiu a presidência interina do país no dia 12 de novembro e marcou novas eleições para maio.

Esta é a segunda infecção por covid-19 em um chefe de Estado sul-americano confirmada em poucos dias, após o presidente Jair Bolsonaro anunciar na última terça-feira que havia testado positivo para a doença. Na Venezuela, o número dois do governo chavista, Diosdado Cabello, também contraiu o coronavírus.

A Bolívia, país de cerca de 11 milhões de habitantes, já registrou mais de 1.600 mortes e mais de 44 mil casos de covid-19, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

‘Grande ameaça à saúde pública’: cientistas descobrem mutação resistente a remédio contra a malária

Pesquisadores em Ruanda identificaram uma cepa do parasita causador da malária que é resistente a medicamentos. O estudo, publicado na revista Nature, revelou que os parasitas eram capazes de resistir ao tratamento com a artemisinina, um …

Brasil, um ano no foco da crítica ambiental mundial

Em agosto de 2019, país virou pária ambiental devido a incêndios e aumento do desmatamento. Bolsonaro reagiu com agressividade e insultos. Agora, aumenta a pressão de investidores estrangeiros por uma mudança de rumo. Foi uma catástrofe …

Com medo da Covid-19, Venezuela discrimina venezuelanos que voltam ao país

Várias medidas vêm sendo aplicadas na Venezuela para conter a Covid-19. Um estádio foi transformado em hospital de campanha, blocos de concreto foram colocados nas vias, festas estão proibidas e há um canal de …

Centro Gamalei, desenvolvedor de vacina russa, explica como funciona e se há riscos para o paciente

O diretor do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamalei falou sobre os testes da vacina, que será registrada oficialmente na quarta-feira (12). As partículas do coronavírus na vacina da COVID-19 não podem prejudicar …

Mistura inusitada de amônia e água cria raios superficiais e granizos em Júpiter

Júpiter, o maior gigante gasoso do Sistema Solar, é um lugar coberto por tempestades estranhas. O que os cientistas ainda não sabiam é que no meio dessas tormentas, existem raios de natureza bem diferente dos …

Emocionante avanço da teoria para a realidade: bizarro efeito quântico é observado

No núcleo toda estrela anã branca — o denso resto de uma estrela que queimou todo seu combustível — existe um fenômeno quântico enigmático: enquanto ganha massa ela reduz de tamanho chegando a um ponto …

Estudo prevê 300 mil mortes por covid até fim do ano nos EUA

Pesquisadores da Universidade de Washington pintam cenário sombrio caso restrições não sejam respeitadas. Enquanto primeiros epicentros registram queda, outros estados americanos divulgam taxas de infecções recordes. A epidemia de covid-19 deve matar aproximadamente 300 mil americanos …

Coronavírus: Exportações devem cair mais de 20% na América Latina, diz ONU

As exportações da América Latina e do Caribe podem cair mais de 20% em 2020 devido às consequências da pandemia do coronavírus, que também terá um impacto negativo nas importações, disse uma agência da …

O que é nitrato de amônio, que pode provocar explosões como a de Beirute?

A recente tragédia no país árabe trouxe de novo à tona preocupações sobre o armazenamento do perigoso material, tornando necessário saber como esses incidentes ocorrem para os prevenir. A explosão de nitrato de amônio em Beirute, …

Astrônomos descobrem nuvens gigantes "escondidas" em Vênus há 35 anos

Uma equipe de astrônomos encontrou nuvens venenosas, com gotas de ácido sulfúrico em sua formação, em meio à densa atmosfera de Vênus. Curiosamente, essas nuvens já estavam presente na atmosfera venusiana há pelo menos 35 anos, …