Bolívia expulsa diplomatas do México e Espanha, que responde com expulsão de bolivianos

Stringer / EFE

Jeanine Áñez

O governo interino da Bolívia decidiu expulsar os representantes diplomáticos da Espanha e do México e deu um prazo de 72 horas para que os mesmos deixem o país sul-americano.

A decisão, tomada em meio a tensões internacionais criadas após a renúncia do então presidente Evo Morales e da autoproclamação de Jeanine Áñez como chefe de Estado boliviana, foi anunciada nesta segunda-feira pela conta oficial do Ministério da Presidência no Twitter:

Pouco depois da divulgação da medida, o governo do México publicou um comunicado afirmando que já instruiu sua embaixadora a deixar a Bolívia por motivos de segurança e para preservar sua integridade.

“A Secretaria de Relações Exteriores instruiu a embaixadora Mercado a retornar ao México para proteger sua segurança e integridade. A Embaixada do México na Bolívia ficará a cargo de Ana Luisa Vallejo, atual chefe da Chancelaria da Missão. Nossa representação continuará funcionando normalmente após esse movimento”, diz a nota.

A manobra anunciada pelo governo interino da Bolívia segue a um episódio delicado envolvendo os três países.

Na última sexta-feira, supostos diplomatas espanhóis encapuzados e possivelmente armados tentaram entrar clandestinamente na Embaixada do México em La Paz, sendo impedidos pela polícia. As suspeitas são de que eles eles buscavam acesso a cerca de dez funcionários do governo de Morales que se encontram asilados no local.

De acordo com a chancelaria boliviana, a expulsão dos três representantes estrangeiros do país não significa ruptura dos laços diplomáticos com suas respectivas nações. La Paz espera apenas que tanto a Espanha como o México nomeiem novos funcionários para substituir “esses que violaram a soberania e desrespeitaram normas bolivianas”.

Espanha expulsa 3 diplomatas bolivianos

O governo espanhol decidiu fazer uma medida de retaliação ao governo de fato da Bolívia e expulsou três diplomatas bolivianos do país.

“O governo espanhol, que até agora mantinha uma atitude muito cautelosa, decidiu responder com a expulsão de três diplomatas bolivianos credenciados em Madri”, escreveu o jornal El País em sua edição digital.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Por que as drogas psicodélicas estão mais perto do mercado convencional

O aumento da permissão de uso de psicodélicos como terapia promete transformar a forma como vemos o extraordinário. Foi em 1971 que Rick Doblin usou LSD pela primeira vez. Era uma tarde de sábado na Flórida, em …

Covid-19: EUA autorizam 3ª dose da vacina da Pfizer para idosos e grupos de risco

Os Estados Unidos autorizaram nesta quarta-feira a aplicação de uma terceira dose da vacina contra a covid-19 da Pfizer para maiores de 65 anos, pessoas com alto risco de contrair uma forma grave da …

Ministério da Saúde recua e volta a recomendar vacinação de adolescentes

O Ministério da Saúde recuou nesta quarta-feira (22/09) e voltou a recomendar a vacinação de adolescentes sem comorbidades contra a covid-19, uma semana após ter recomendado a suspensão. "Concluímos que os benefícios da vacinação de adolescentes …

Queiroga testa positivo para covid-19 e fica em Nova York

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testou positivo para covid-19 durante a viagem a Nova York, na comitiva do presidente Jair Bolsonaro, e ficará em isolamento na cidade, comunicou nesta quarta-feira (21/09) a Presidência da …

Vulcão em erupção nas Canárias: o cenário 'desolador' enfrentado por moradores afetados pelo Cumbre Vieja

Juan Vicente Rodríguez ainda não chegou às lágrimas, mas ele garante que no final "todos vão acabar chorando". Morador da ilha canária La Palma, Rodríguez observa nas redondezas os rios de lava do vulcão Cumbre Vieja …

Anistia Internacional acusa empresas farmacêuticas de deixar países pobres sem vacinas anticovid

A ONG Anistia Internacional divulgou um relatório nesta quarta-feira acusando os grandes grupos farmacêuticos que produzem vacinas contra a Covid-19 de alimentar uma crise de direitos humanos sem precedentes. Por essa razão, a entidade …

Descobrem na Espanha dezenas de pegadas de espécie extinta de elefantes

Paleontólogos descobriram em Huevla, na Espanha, em um sítio da época do Pleistoceno Superior, trilhas e rastros de elefantes recém-nascidos e juvenis atribuídos a elefantes de presas retas (Palaeoloxodon antiquus). Os elefantes de presas retas são …

Na ONU, Bolsonaro defende ineficaz "tratamento precoce"

O presidente Jair Bolsonaro usou nesta terça-feira (21/09) seu discurso de abertura da 76ª Assembleia-Geral das Nações Unidas para defender o desacreditado "tratamento precoce" promovido pelo seu governo, que consiste num coquetel de drogas ineficazes …

Turismo em reservas naturais federais no Brasil triplica em 13 anos

Cerca de 15 milhões de turistas visitaram reservas ambientais federais no Brasil em 2019, uma alta de 300% nos últimos 13 anos. Se por um lado esse aumento reflete um maior interesse dos brasileiros em …

Presidente do Conselho da UE acusa EUA de "falta de lealdade" após ruptura de contrato com a França

O presidente do Conselho da União Europeia, Charles Michel, acusou nesta segunda-feira (20) os Estados Unidos de falta de lealdade depois que a Austrália cancelou um amplo contrato com a França para comprar submarinos …