Bolívia expulsa diplomatas do México e Espanha, que responde com expulsão de bolivianos

Stringer / EFE

Jeanine Áñez

O governo interino da Bolívia decidiu expulsar os representantes diplomáticos da Espanha e do México e deu um prazo de 72 horas para que os mesmos deixem o país sul-americano.

A decisão, tomada em meio a tensões internacionais criadas após a renúncia do então presidente Evo Morales e da autoproclamação de Jeanine Áñez como chefe de Estado boliviana, foi anunciada nesta segunda-feira pela conta oficial do Ministério da Presidência no Twitter:

Pouco depois da divulgação da medida, o governo do México publicou um comunicado afirmando que já instruiu sua embaixadora a deixar a Bolívia por motivos de segurança e para preservar sua integridade.

“A Secretaria de Relações Exteriores instruiu a embaixadora Mercado a retornar ao México para proteger sua segurança e integridade. A Embaixada do México na Bolívia ficará a cargo de Ana Luisa Vallejo, atual chefe da Chancelaria da Missão. Nossa representação continuará funcionando normalmente após esse movimento”, diz a nota.

A manobra anunciada pelo governo interino da Bolívia segue a um episódio delicado envolvendo os três países.

Na última sexta-feira, supostos diplomatas espanhóis encapuzados e possivelmente armados tentaram entrar clandestinamente na Embaixada do México em La Paz, sendo impedidos pela polícia. As suspeitas são de que eles eles buscavam acesso a cerca de dez funcionários do governo de Morales que se encontram asilados no local.

De acordo com a chancelaria boliviana, a expulsão dos três representantes estrangeiros do país não significa ruptura dos laços diplomáticos com suas respectivas nações. La Paz espera apenas que tanto a Espanha como o México nomeiem novos funcionários para substituir “esses que violaram a soberania e desrespeitaram normas bolivianas”.

Espanha expulsa 3 diplomatas bolivianos

O governo espanhol decidiu fazer uma medida de retaliação ao governo de fato da Bolívia e expulsou três diplomatas bolivianos do país.

“O governo espanhol, que até agora mantinha uma atitude muito cautelosa, decidiu responder com a expulsão de três diplomatas bolivianos credenciados em Madri”, escreveu o jornal El País em sua edição digital.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Esta dieta está te deixando mais burro

Sabe aquela dieta pouco saudável, recheada de hambúrgueres e doces? Ela pode te deixar literalmente mais burro em apenas uma semana. Pelo menos foi isso que um estudo da Universidade Macquarie em Sydney (Austrália) descobriu. Além …

NASA pousará na Lua “por qualquer meio necessário”, diz Mike Pence

Nesta última quarta-feira (19), o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, fez um discurso no Centro de Pesquisas Langley, da NASA, e reforçou que os astronautas estadunidenses em breve serão lançados ao espaço a partir de …

Justiça eleitoral veta candidatura de Morales ao Senado da Bolívia

Supremo Tribunal Eleitoral boliviano argumenta que ex-presidente não cumpre o requisito de residência permanente no país. Evo Morales deixou a Bolívia após sua renúncia e vive atualmente na Argentina. O Supremo Tribunal Eleitoral da Bolívia vetou …

"Bicho vai pegar", diz Bolsonaro após autorizar uso do Exército e Força Nacional no Ceará

Presidente Jair Bolsonaro assina decreto que viabiliza uso do Exército e da Força Nacional para conter protestos de policiais militares no Ceará. Após diversos dias de protestos serem promovidos por policiais militares do estado do Ceará, …

Disney anuncia início de vendas do boneco do Baby Yoda

Depois de causar verdadeiro furor entre os fãs de ‘Star Wars’ e em gente que nunca ouviu falar da série de filmes, o boneco do Baby Yoda já tem data para chegar às lojas. O …

Arqueólogos encontram o que seria o túmulo de Rômulo, fundador de Roma

A descoberta é considerada "excepcional" pelos arqueólogos. O que poderia ser o túmulo de Rômulo (Romulus), o rei fundador de Roma, foi apresentado ao público pela primeira vez nesta sexta-feira (21), trazendo à tona uma …

Venezuela pede investigação do aeroporto de Lisboa em caso de tráfico de drogas

Polícia prendeu duas pessoas em Caracas, envolvidas em envio quinzenal de drogas para Portugal. Segundo autoridades venezuelanas, o transporte era feito em voos da TAP e o aeroporto de Lisboa foi acusado de cumplicidade. O Ministério …

Alemanha reforça medidas de segurança contra extrema direita após atentado

Após o choque do ataque racista em Hanau e pressionado por todos os lados a reagir, o governo alemão anunciou nesta sexta-feira (21) um fortalecimento da vigilância policial, especialmente em torno das mesquitas, diante de …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta nos arredores de Berlim

O Tribunal Administrativo Superior de Berlim-Brandemburgo, na Alemanha, autorizou nesta quinta-feira (20/02) a fabricante americana de carros elétricos Tesla a continuar derrubando uma floresta nos arredores de Berlim para a construção de sua primeira fábrica …

McDonald’s lança vela perfumada com ingredientes de hambúrguer

Quando você pensa que o McDonald’s já esgotou a sua cota de criatividade, eis que o marketing da franquia de restaurantes surge com as velas perfumadas com ingredientes de hambúrguer. Criadas para comemorar os 50 anos …