Presidente da Starbucks deixa a empresa e pondera candidatura à presidência dos EUA

Howard Schultz, o responsável pelo crescimento da Starbucks, vai abandonar o cargo, mas a presidência dos Estados Unidos pode ser o próximo desafio.

No anos 80, Howard Schultz foi o responsável pelo gigantesco crescimento das lojas de café Starbucks para uma cadeia com mais de 28 mil lojas, em 77 países. No entanto, e como tudo tem um fim, o gestor executivo vai abandonar definitivamente a direção da empresa.

Schultz esteve 36 anos à frente da empresa. No ano passado, já tinha deixado o cargo de presidente executivo (CEO), tendo permanecido na empresa como chairman executivo, um cargo com uma maior participação no dia a dia da empresa do que o tradicional CEO, explica o Público.

Agora, o afastamento é definitivo. De acordo com o New York Times, o empresário  pondera ambições políticas, considerando uma potencial candidatura à presidência dos Estados Unidos.

“Uma das coisas que quero fazer no meu próximo capítulo é entender se existe um papel onde possa dar meu contributo à comunidade. Ainda não sei bem o que isso significa. Quero pensar num conjunto de possibilidades e isso inclui serviço público. Mas estou muito longe de tomar decisões sobre meu futuro”, afirmou.

Com 64 anos, o “Steve Jobs do Café” diz estar “profundamente preocupado com a crescente divisão interna e na imagem exterior dos Estados Unidos”.

Em 2016, Howard Schultz apoiou Hillay Clinton nas eleições presidenciais, tendo sido criticado por Donald Trump, que pediu um boicote à cadeia de lojas, depois de a Starbucks ter retirado símbolos natalícios dos copos de café, em 2015, para que não ferisse outras culturas além da ocidental.

Embora não garanta se irá ser candidatado contra Trump em 2020, Schultz não esconde que é um forte crítico do presidente norte-americano. No ano passado, ao Businness Insider, afirmou que Donald Trump é “um presidente que cria caos todos os dias”.

Schultz não fundou a Starbucks. Contudo, foi ele quem deu a grande virada à empresa, revolucionando o conceito da marca. A Starbucks foi inaugurada por dois professores e um escritor, no ano 1971, em Seattle. Com a chegada do empresário, a Starbucks apostou na introdução de café e lattes italianos, que Schultz havia trazido de uma viagem à Itália

A marca começou então a se expandir no mercado, até que Howard Schultz decidiu comprar ações dos donos da empresa.

Recentemente, a Starbucks se viu inserida num escândalo provocado por um incidente, quando a gerente de um estabelecimento na Filadélfia chamou a polícia quando viu dois indivíduos negros sentados no café sem fazer despesa. A empresa, que sempre assumiu uma posição na defesa de questões relacionadas com a imigração, realizou uma ação de treinamento contra o racismo, na qual Schultz esteve presente.

O sucessor de Howard Schultz será Myron E. Ullman, antigo chairman da J. C. Penney. Ele assumirá as funções já no fim deste mês.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …