O Canadá celebrará os 150 anos da confederação com a emissão da primeira moeda que brilha no escuro. Conhecida como “toonie”, a moeda de dois dólares canadenses (cerca de R$ 5) foi criada em um concurso de design com mais de 10 mil inscrições.
A moeda, produzida pela Royal Canadian Mint, mostra duas pessoas remando em um barco com uma aurora boreal ao fundo. Durante o dia, a cena aparece em azul e verde e, no escuro, brilha.
O porta-voz da instituição, Alex Reeves, diz que a produção da primeira moeda do mundo que brilha no escuro tem como objetivo demonstrar “um pouco da inovação canadense e o orgulho pelas comemorações dos 150 anos do país”.
“Queria escolher algo que fosse realmente maravilhoso. E acho que não há nada mais maravilhoso do que a aurora boreal canadense”, afirmou o criador da moeda, Timothy Hsia.
Um em cada dez canadenses deverá conseguir encontrar a “toonie” em circulação, mas o restante da população terá mesmo de comprar a versão para colecionador.
O país já tinha experimentado a técnica de brilho no escuro em 2012, com uma moeda de 25 centavos que exibia um esqueleto de dinossauro, mas que não chegou a entrar em circulação. A moeda teve, segundo a imprensa canadense, uma tiragem de 25 mil impressões para colecionadores, e cada uma foi vendida por cerca de 30 dólares canadenses.
BBC // ZAP