Brasileiro cria app para ajudar conterrâneos imigrantes nos Estados Unidos

Mudar-se para outro país pode ser uma das experiências mais desafiadoras até mesmo para quem tem conhecimento da língua e da região onde vai morar.

Contudo, isso pode ficar mais fácil com uma ajudinha de quem está lá há mais tempo.  É por isso que Bira Cosme, conhecido pela comunidade como Billy, resolveu ajudar quem está chegando de mala e cuia em São Francisco, nos Estados Unidos.

A ideia começou humilde, com grupos no Facebook e WhatsApp, mas aos poucos foi tomando proporções gigantescas. “Hoje, tenho mais de 7 mil contatos de pessoas que estão nos meus grupos e quem eu já ajudei”, conta mostrando a agenda de seu smartphone.

Para dar conta disso, ele resolveu lançar em 2017 o Guia SF. Trata-se de um app para Android com tudo que um novato e experiente imigrante brasileiro precisa saber: contatos de empresas, classificados de moradia, igrejas, festas e, claro, turismo em São Francisco.

“Quando cheguei aqui era o seguinte: se você precisava de qualquer coisa, simples, um supermercado, por exemplo, as pessoas falavam que estavam ocupadas e não podiam falar. Era a filosofia do ‘eu ralei, você tem que ralar’. Aí eu senti a necessidade de organizar isso. Porque, realmente, é um saco ficar dando informação o tempo todo em grupo”, lembra Billy em entrevista ao Canaltech.

O goiano está em São Francisco há 5 anos, tempo que já lhe rendeu muito conhecimento para passar adiante. A ideia de rumar para a “terra da oportunidade” veio depois de uma experiência de quase morte.

“Eu tinha uma caminhonete e estava na estrada. Veio um caminhão, bateu em mim e eu quase morri. Sobrevivi pela graça de Deus. Depois, comecei a pintar e pensei em mudar minha vida. Falei para minha esposa: ‘vamos embora daqui?’. A mãe dela já morava nos EUA. Em menos de um ano, viemos”, conta. A esposa estuda no país, com visto de estudante, sendo que Billy fica como dependente no visto.

Trabalhando como cinegrafista, ele tinha uma produtora no Brasil, a qual fechou durante a mudança de país. Atualmente, faz alguns trabalhos por São Francisco mesmo, até para emissoras do Brasil.

Apesar de já ter 10 diferentes grupos com 200 pessoas, Billy diz que não aceita “todo mundo”. A pessoa tem que comprovar que está mudando ou que tem a intenção de se mudar muito bem breve. “Tem de ter pelo menos o visto. Se tiver a passagem comprada, já dá para inserir”, explica.

Anjo da guarda

Billy não mede esforços para colaborar com quem chega na cidade. Em um dos casos, ele foi procurar um brasileiro que estava dado como perdido. A busca começou nos grupos que ele gerencia. Contudo, um dia, recebeu a notícia: “esse cara, aí, eu acho que foi preso. Procura lá na cadeia de South San Francisco”.

O goiano não se deu por vencido e foi atrás do rapaz. Com ajuda de amigos, ele encontrou o brasileiro: de fato, estava na prisão. “Aí, fui eu lá né? Chego, não sabia nada como funciona a prisão nos Estados Unidos e me apresentei como amigo”, informa.

Pediram os documentos de Billy e ele conseguiu entrar. “É doido como nos filmes, todo mundo vestido de laranja. Tem várias salinhas para você falar no telefone, igual os filmes mesmo. De repente, aparece ele: ‘Billy, caramba, irmão, que você tá fazendo aqui?’. Começou a chorar e falar que eu iria salvá-lo. Aí tive de pagar a fiança do cara. Perguntaram minha vida inteira, placa do carro e tudo mais. Eu fui na fé, sem saber o que o cara fez, nem nada”, relatou em meio a risadas.

O mais interessante é que o ex-prisioneiro conhecia sobre tecnologia e sabia de experiência de usuário em aplicativo. No fim, ajudou Billy a melhorar o Guia SF.

Atualmente, o aplicativo Guia SF etá disponível somente para usuários do Android, mas existe uma versão para iOS também, que está fora da loja da Apple por problemas. Contudo, Billy quer colocá-lo novamente no ar em breve.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …