Brasileiro cria app para ajudar conterrâneos imigrantes nos Estados Unidos

Mudar-se para outro país pode ser uma das experiências mais desafiadoras até mesmo para quem tem conhecimento da língua e da região onde vai morar.

Contudo, isso pode ficar mais fácil com uma ajudinha de quem está lá há mais tempo.  É por isso que Bira Cosme, conhecido pela comunidade como Billy, resolveu ajudar quem está chegando de mala e cuia em São Francisco, nos Estados Unidos.

A ideia começou humilde, com grupos no Facebook e WhatsApp, mas aos poucos foi tomando proporções gigantescas. “Hoje, tenho mais de 7 mil contatos de pessoas que estão nos meus grupos e quem eu já ajudei”, conta mostrando a agenda de seu smartphone.

Para dar conta disso, ele resolveu lançar em 2017 o Guia SF. Trata-se de um app para Android com tudo que um novato e experiente imigrante brasileiro precisa saber: contatos de empresas, classificados de moradia, igrejas, festas e, claro, turismo em São Francisco.

“Quando cheguei aqui era o seguinte: se você precisava de qualquer coisa, simples, um supermercado, por exemplo, as pessoas falavam que estavam ocupadas e não podiam falar. Era a filosofia do ‘eu ralei, você tem que ralar’. Aí eu senti a necessidade de organizar isso. Porque, realmente, é um saco ficar dando informação o tempo todo em grupo”, lembra Billy em entrevista ao Canaltech.

O goiano está em São Francisco há 5 anos, tempo que já lhe rendeu muito conhecimento para passar adiante. A ideia de rumar para a “terra da oportunidade” veio depois de uma experiência de quase morte.

“Eu tinha uma caminhonete e estava na estrada. Veio um caminhão, bateu em mim e eu quase morri. Sobrevivi pela graça de Deus. Depois, comecei a pintar e pensei em mudar minha vida. Falei para minha esposa: ‘vamos embora daqui?’. A mãe dela já morava nos EUA. Em menos de um ano, viemos”, conta. A esposa estuda no país, com visto de estudante, sendo que Billy fica como dependente no visto.

Trabalhando como cinegrafista, ele tinha uma produtora no Brasil, a qual fechou durante a mudança de país. Atualmente, faz alguns trabalhos por São Francisco mesmo, até para emissoras do Brasil.

Apesar de já ter 10 diferentes grupos com 200 pessoas, Billy diz que não aceita “todo mundo”. A pessoa tem que comprovar que está mudando ou que tem a intenção de se mudar muito bem breve. “Tem de ter pelo menos o visto. Se tiver a passagem comprada, já dá para inserir”, explica.

Anjo da guarda

Billy não mede esforços para colaborar com quem chega na cidade. Em um dos casos, ele foi procurar um brasileiro que estava dado como perdido. A busca começou nos grupos que ele gerencia. Contudo, um dia, recebeu a notícia: “esse cara, aí, eu acho que foi preso. Procura lá na cadeia de South San Francisco”.

O goiano não se deu por vencido e foi atrás do rapaz. Com ajuda de amigos, ele encontrou o brasileiro: de fato, estava na prisão. “Aí, fui eu lá né? Chego, não sabia nada como funciona a prisão nos Estados Unidos e me apresentei como amigo”, informa.

Pediram os documentos de Billy e ele conseguiu entrar. “É doido como nos filmes, todo mundo vestido de laranja. Tem várias salinhas para você falar no telefone, igual os filmes mesmo. De repente, aparece ele: ‘Billy, caramba, irmão, que você tá fazendo aqui?’. Começou a chorar e falar que eu iria salvá-lo. Aí tive de pagar a fiança do cara. Perguntaram minha vida inteira, placa do carro e tudo mais. Eu fui na fé, sem saber o que o cara fez, nem nada”, relatou em meio a risadas.

O mais interessante é que o ex-prisioneiro conhecia sobre tecnologia e sabia de experiência de usuário em aplicativo. No fim, ajudou Billy a melhorar o Guia SF.

Atualmente, o aplicativo Guia SF etá disponível somente para usuários do Android, mas existe uma versão para iOS também, que está fora da loja da Apple por problemas. Contudo, Billy quer colocá-lo novamente no ar em breve.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cidade é a 1 ª da América do Norte a ter doação automática de órgãos

A Nova Escócia acaba de se tornar a primeira jurisdição na América do Norte a implementar a doação automática de órgãos para quem vive na região. A nova Lei de Doação de Órgãos e Tecidos Humanos …

O maior mar da lua Titã pode ter mais de 300 metros de profundidade

Os oceanos da Terra não são os únicos que guardam vários mistérios ainda não explorados: os lagos e mares de Titã, a maior lua de Saturno, também são enigmáticos. Assim, em um novo estudo, astrônomos …

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …

Polícia prende ladrões que abriam túmulos e roubavam crânios para rituais nos EUA

A polícia do condado de Lake, no estado da Flórida, nos EUA, prendeu dois homens acusado de violarem sepulturas e roubarem crânios e ossos no cemitério Edgewood, na região. A investigação utilizou DNA encontrado em charuto, …

Instituto Pasteur abandona projeto de vacina contra Covid-19

O Instituto Pasteur da França anunciou nesta segunda-feira o abandono do seu principal projeto de vacina contra a Covid-19, após os resultados decepcionantes dos primeiros testes clínicos. "As respostas imunológicas induzidas foram inferiores às observadas …

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …