No Brasil: nasce o primeiro bebê de útero transplantado de doadora morta

Uma brasileira deu à luz uma menina depois de receber um transplante de útero de uma doadora que morreu. Trata-se do primeiro caso bem sucedido desse tipo de procedimento.

Em setembro de 2016, uma paciente de 32 anos que nasceu sem o útero fez um transplante de útero de uma pessoa morta. Sete meses após a cirurgia, a mulher engravidou por inseminação artificial. O parto ocorreu em dezembro de 2017, por cesariana, e o útero foi retirado na mesma cirurgia.

A criança nasceu saudável e se desenvolve normalmente. Até agora, esses transplantes só tiveram sucesso com úteros de doadoras vivas.

Dani Ejzenberg, ginecologista que dirigiu a equipe médica da Universidade de São Paulo, escreveu o este caso na revista Lancet, destacando que se trata de um avanço médico importante.

A verdade é que esse não é o primeiro transplante de uma doadora morta, mas, até o momento, nenhum tinha resultado em um nascimento de um bebê vivo.

“Até o momento, nosso caso é o único do mundo a utilizar útero de doadora falecida e conseguir um nascimento. Tivemos oito nascimentos na Suécia e um nos Estados Unidos de úteros transplantados de doadoras vivas”, afirmou Ejzenberg, em entrevista citada pelo Diário de Notícias.

O transplante de um útero de uma doadora morta traz algumas vantagens, explicou a equipe. “Com uma doadora morta, reduz-se o risco porque não há risco para a doadora, e reduzem-se também os custos porque não é preciso o internamento e a longa cirurgia para a doadora.” Além disso, “encontrar uma doadora viva pode ser difícil”.

Após o sucesso do parto, o útero transplantado foi retirado porque a receptora tinha que ser medicada com imunossupressores para certificar que não havia rejeição ao órgão. Segundo a líder da equipe, continuar a terapia iria ser muito caro, pelo que acaba sendo preferível usar os fundos disponíveis para efetuar mais transplantes.

Esse caso de sucesso no Brasil acontece depois de dez tentativas fracassadas nos Estados Unidos, República Tcheca e Turquia.

Voluntária recrutada na internet

Em entrevistas anteriores, Dani Ejzenberg já tinha explicado o processo de recrutamento. “As pacientes do estudo foram recrutadas a partir de comunidades na internet que reúnem pacientes com Rokitansky, a ausência congênita de útero de que sofre a transplantada.”

Nesse caso, a fertilização aconteceu quatro meses antes do transplante. “Só depois de aspirar os óvulos e ter certeza de que a paciente tinha bons embriões e uma chance real de gravidez é que realizamos o transplante”, uma cirurgia que teria durado 10 horas e meia. Apenas um mês após a operação, a brasileira começou a ter menstruação.

A equipe médica responsável pelo feito considera que o procedimento traz esperança para mulheres com uma série de complicações, como aquelas que foram submetidas a uma histerectomia (remoção do útero) e que até agora só podiam adotar ou recorrer à maternidade de substituição.

Ainda assim, o ginecologista adverte que, apesar de ter corrido tudo bem, a experiência não deve ser repetida tão cedo. “Não estamos selecionando mais pacientes. Esse tipo de procedimento ainda é experimental e só pode ser realizado por equipes treinadas, em ambiente de pesquisa e após autorização dos órgãos competentes.”

Ao The Guardian, um ginecologista britânico concorda com Ejzenberg e acrescenta que é necessário pesquisar mais até que o procedimento possa ser generalizado. Ainda assim, o processo pode permitir a mulheres transexuais engravidar (pelo menos em teoria).

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

“Lobisomem da Sibéria”: maior assassino em série da Rússia era policial e matou 78 mulheres

Um ex-policial russo, já condenado a prisão perpétua pela morte de 22 mulheres, foi sentenciado nesta segunda-feira (10) na Sibéria por mais 56 homicídios, o que o torna no maior assassino em série da história …

Pacto Global para Migração da ONU é aprovado por mais de 150 países

O Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular das Nações Unidas (ONU) foi aprovado nesta segunda-feira (10) por mais de 150 países presentes na conferência intergovernamental da organização na cidade marroquina de Marraquexe. A …

Brasileiro é eleito para Associação Internacional de Seguridade Social

O secretário de Previdência Social do Ministério da Fazenda, Marcelo Abi-Ramia Caetano, foi eleito para o cargo de secretário-geral da Associação Internacional de Seguridade Social (2019-2024). Ele será o primeiro brasileiro a ocupar a posição. Em …

Professora diz aos alunos que o Papai Noel não existe (e é demitida)

Uma professora substituta, em uma cidade norte-americana, já não vai voltar a ser chamada para dar aulas – além do Papai Noel, ela também “matou” o Coelhinho da Páscoa e a Fada do Dente. Por todo …

Maior quebra-cabeças do mundo é uma ilha congelada na Rússia

Localizado entre o Oceano Ártico e os mares gelados do norte da Sibéria, o aglomerado de rochas, conhecidas como as Ilhas da Nova Sibéria, é frio e remoto. As ilhas são uma tela quase desabitada coberta …

O melhor amigo do homem é a solução para a depressão

Há muito tempo se ouve pessoas dizerem, mas a Ciência acaba de comprovar: o cão é mesmo o melhor amigo do homem, sobretudo quando este sofre de depressão. De acordo com um novo estudo, realizado por …

O arroz “esconde” um perigo para o corpo humano

O arroz, grão amplamente utilizado por todo o mundo como parte essencial da dieta alimentar humana, pode acumular grandes quantidades de arsênico e outras toxinas, a maioria das quais entra no corpo durante a digestão. A …

Teste experimental detecta câncer em apenas 10 minutos

Cientistas australianos desenvolveram um novo teste capaz de detectar câncer em apenas 10 minutos, utilizando o DNA obtido através de uma amostra de sangue. A detecção precoce tem melhorado significativamente o prognóstico do câncer. Por esse …

Nova regra em Wall Street: evitar mulheres a todo o custo

Os homens de Wall Street estão adotando certos comportamentos para afastar as mulheres da esfera econômica após o surgimento do movimento #MeToo. Evitam jantares com colegas de trabalho, não se sentam ao lado de mulheres nos …

Cientistas encontram a água mais estranha de todo o Sistema Solar

Febe, um dos satélites de Saturno, tem a água mais incomum do Sistema Solar, apontou um novo estudo realizado por uma equipe de cientistas do Instituto de Ciência Planetária de Tucson, no estado norte-americano do …