No Brasil: nasce o primeiro bebê de útero transplantado de doadora morta

Uma brasileira deu à luz uma menina depois de receber um transplante de útero de uma doadora que morreu. Trata-se do primeiro caso bem sucedido desse tipo de procedimento.

Em setembro de 2016, uma paciente de 32 anos que nasceu sem o útero fez um transplante de útero de uma pessoa morta. Sete meses após a cirurgia, a mulher engravidou por inseminação artificial. O parto ocorreu em dezembro de 2017, por cesariana, e o útero foi retirado na mesma cirurgia.

A criança nasceu saudável e se desenvolve normalmente. Até agora, esses transplantes só tiveram sucesso com úteros de doadoras vivas.

Dani Ejzenberg, ginecologista que dirigiu a equipe médica da Universidade de São Paulo, escreveu o este caso na revista Lancet, destacando que se trata de um avanço médico importante.

A verdade é que esse não é o primeiro transplante de uma doadora morta, mas, até o momento, nenhum tinha resultado em um nascimento de um bebê vivo.

“Até o momento, nosso caso é o único do mundo a utilizar útero de doadora falecida e conseguir um nascimento. Tivemos oito nascimentos na Suécia e um nos Estados Unidos de úteros transplantados de doadoras vivas”, afirmou Ejzenberg, em entrevista citada pelo Diário de Notícias.

O transplante de um útero de uma doadora morta traz algumas vantagens, explicou a equipe. “Com uma doadora morta, reduz-se o risco porque não há risco para a doadora, e reduzem-se também os custos porque não é preciso o internamento e a longa cirurgia para a doadora.” Além disso, “encontrar uma doadora viva pode ser difícil”.

Após o sucesso do parto, o útero transplantado foi retirado porque a receptora tinha que ser medicada com imunossupressores para certificar que não havia rejeição ao órgão. Segundo a líder da equipe, continuar a terapia iria ser muito caro, pelo que acaba sendo preferível usar os fundos disponíveis para efetuar mais transplantes.

Esse caso de sucesso no Brasil acontece depois de dez tentativas fracassadas nos Estados Unidos, República Tcheca e Turquia.

Voluntária recrutada na internet

Em entrevistas anteriores, Dani Ejzenberg já tinha explicado o processo de recrutamento. “As pacientes do estudo foram recrutadas a partir de comunidades na internet que reúnem pacientes com Rokitansky, a ausência congênita de útero de que sofre a transplantada.”

Nesse caso, a fertilização aconteceu quatro meses antes do transplante. “Só depois de aspirar os óvulos e ter certeza de que a paciente tinha bons embriões e uma chance real de gravidez é que realizamos o transplante”, uma cirurgia que teria durado 10 horas e meia. Apenas um mês após a operação, a brasileira começou a ter menstruação.

A equipe médica responsável pelo feito considera que o procedimento traz esperança para mulheres com uma série de complicações, como aquelas que foram submetidas a uma histerectomia (remoção do útero) e que até agora só podiam adotar ou recorrer à maternidade de substituição.

Ainda assim, o ginecologista adverte que, apesar de ter corrido tudo bem, a experiência não deve ser repetida tão cedo. “Não estamos selecionando mais pacientes. Esse tipo de procedimento ainda é experimental e só pode ser realizado por equipes treinadas, em ambiente de pesquisa e após autorização dos órgãos competentes.”

Ao The Guardian, um ginecologista britânico concorda com Ejzenberg e acrescenta que é necessário pesquisar mais até que o procedimento possa ser generalizado. Ainda assim, o processo pode permitir a mulheres transexuais engravidar (pelo menos em teoria).

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …