Incêndio florestal perto de Berlim explode munição da Segunda Guerra Mundial

Um incêndio florestal no estado alemão de Brandeburgo fez com que restos de munição da Segunda Guerra Mundial ainda enterrados no solo da região explodissem, dificultando o trabalho dos bombeiros, que completavam na sexta-feira (27) o segundo dia de combate às chamas.

O incêndio ocorreu em Fichtenwalde, localidade situada cerca de 60 quilômetros a sudoeste de Berlim. De acordo com os bombeiros, o trabalho de combate ao incêndio – que atinge uma área da floresta próxima a uma autoestrada – foi prejudicado pelas explosões da munição escondida no solo.

Temendo mais detonações, os bombeiros foram obrigados a combater o fogo de fora da área atingida, parcialmente contaminada por munições.

O corpo de bombeiros local afirmou que as chamas estavam sob controle, mas ainda longe de serem apagadas completamente. “Levará vários dias até que o fogo seja totalmente extinto”, disse a administração local.

Devido ao calor e à seca persistentes, o perigo de incêndios florestais na Alemanha é extremamente alto, nas áreas cobertas de florestas de coníferas de Brandeburgo, a administração decretou o nível mais alto de alerta.

Por causa do incêndio perto de Fichtenwalde, temia-se que fosse necessária uma operação de evacuação dos moradores. Cerca de 200 a 300 habitantes da região chegaram a ficar de sobreaviso.

Duas estradas importantes tiveram que ser temporariamente fechadas, causando longos engarrafamentos. Na sexta, o trânsito na região foi prejudicado por outro fechamento temporário das rodovias A10 e A9.

Como em várias localidades europeias, a região de Berlim tem vivido nos últimos meses um clima atípico, quente e seco – aumentando o perigo de incêndios florestais. Também foram registrados incêndios florestais em outros estados da Alemanha, embora de menor escala.

Ciberia // Deutsche Welle / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade na Alemanha

Um “rio” de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, esta semana. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade, se …

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho. No …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …

Freiras desviam 500 mil de escola católica para jogar em Las Vegas

Duas freiras norte-americanas admitiram terem desviado fundos escolares estimados em 500 mil de dólares para realizarem viagens aos cassinos de Las Vegas, anunciou esta semana a arquidiocese de Los Angeles. O desvio de fundos destinados a …

Uma selfie em meio aos protestos em Paris: “metáfora do nosso tempo”

Uma foto do jornalista russo Ilya Varlamov está correndo o mundo, sendo considerada por muitos internautas como um documento que “capta de forma precisa o espírito da nossa era”. A imagem de uma jovem tirando uma selfie …

Experiências de quase-morte: luz no fim do túnel pode ter explicação

Pessoas que estiveram à beira da morte afirmam ter visto uma luz branca brilhante no fim de um túnel e encontrado familiares ou animais de estimação. Apesar do tom sobrenatural, a ciência consegue explicar o …

Setenta anos depois, teste de DNA reúne mãe e filha pela primeira vez

Genevieve achava que sua bebê recém-nascida tinha morrido no parto. Mas não: foi adotada por uma família da Califórnia que mentiu sobre suas origens. Agora, mãe e filha se conheceram graças a um teste de …

“Lobisomem da Sibéria”: maior assassino em série da Rússia era policial e matou 78 mulheres

Um ex-policial russo, já condenado a prisão perpétua pela morte de 22 mulheres, foi sentenciado nesta segunda-feira (10) na Sibéria por mais 56 homicídios, o que o torna no maior assassino em série da história …

Pacto Global para Migração da ONU é aprovado por mais de 150 países

O Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular das Nações Unidas (ONU) foi aprovado nesta segunda-feira (10) por mais de 150 países presentes na conferência intergovernamental da organização na cidade marroquina de Marraquexe. A …

Brasileiro é eleito para Associação Internacional de Seguridade Social

O secretário de Previdência Social do Ministério da Fazenda, Marcelo Abi-Ramia Caetano, foi eleito para o cargo de secretário-geral da Associação Internacional de Seguridade Social (2019-2024). Ele será o primeiro brasileiro a ocupar a posição. Em …