Primeiro furacão espacial observado é uma “observação tão impressionante é incrível”

Qing-He Zhang / Universidade de Shandong

Pela primeira vez, os astrônomos detectaram um poderoso furacão de plasma de mil quilômetros de largura na atmosfera superior da Terra— um fenômeno que eles chamam de “furacão espacial”.

O furacão espacial se durou quase 8 horas em 20 de agosto de 2014, girando centenas de quilômetros acima do polo norte magnético da Terra, de acordo com um estudo publicado em 22 de fevereiro na revista Nature Communications.

Composto de um caos emaranhado de linhas de campo magnético e vento solar rápido, o furacão era invisível a olho nu — no entanto, quatro satélites meteorológicos que passaram sobre o Polo Norte detectaram uma formação não muito diferente de um típico furacão terrestre, escreveram os autores do estudo. O furacão espacial foi moldado como um funil com um “olho” silencioso no centro, cercado por vários braços espirais de plasma no sentido anti-horário (gás ionizado encontrado em todo o sistema solar, inclusive na atmosfera da Terra).

Em vez de chover água, o furacão espacial choveu elétrons diretamente na atmosfera superior da Terra.

“Até agora, era incerto se os furacões de plasma espacial sequer existiam, então provar isso com uma observação tão impressionante é incrível”, disse o coautor do estudo Mike Lockwood, cientista espacial da Universidade de Reading, no Reino Unido, em um comunicado. “Tempestades tropicais estão associadas a enormes quantidades de energia, e esses furacões espaciais devem ser criados pela transferência extraordinariamente grande e rápida de energia eólica solar e partículas carregadas para a atmosfera superior da Terra.”

Usando um modelo 3D do furacão, os pesquisadores criaram a hipótese que a formação resultou de uma interação complexa entre o vento solar de entrada (vendavais de alta velocidade de plasma periodicamente liberados pelo sol) e o campo magnético sobre o Polo Norte.

Embora este seja o primeiro furacão espacial observado, os pesquisadores pensam que esses sistemas “climáticos” poderiam ser eventos comuns em qualquer planeta com um escudo magnético e plasma em sua atmosfera.

“Plasma e campos magnéticos na atmosfera dos planetas existem em todo o universo, então as descobertas sugerem que furacões espaciais devem ser um fenômeno generalizado”, disse Lockwood.

Você deve temer o furacão espacial? Provavelmente não. O fenômeno da atmosfera superior representa pouca ameaça ao nosso planeta, observaram os pesquisadores, mas pode impactar os efeitos climáticos espaciais existentes, por exemplo, aumentando o arrasto em satélites, ou interrompendo sistemas de GPS e comunicações de rádio.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …