Hubble revela furacão misterioso na atmosfera de Netuno

NASA / ESA / A. Simon

O observatório orbital Hubble recebeu novas fotos de Netuno e Urano em que se podem ver novas manchas misteriosas na atmosfera do segundo maior gigante gasoso e um furacão enorme no polo norte do sétimo planeta.

O “traço marcante” de Júpiter é uma grande mancha vermelha — um furacão com um diâmetro de várias centenas de quilômetros e a velocidade de cerca de 430 km/h. Por muito tempo este era considerado um traço único do maior gigante gasoso do Sistema Solar.

No entanto, desde os anos 1980, os cientistas começaram a duvidar desse fato e, em 1994, as imagens do telescópio Hubble mostraram que furacões parecidos podem surgir também em Netuno.

Dois anos atrás, o Hubble captou fotos mais detalhadas de Netuno que confirmaram a existência em sua atmosfera de turbilhões de duração relativamente curta (alguns meses) em comparação com as estruturas seculares de Júpiter. Essa descoberta atraiu a atenção da comunidade científica para o oitavo planeta do Sistema Solar e levou à investigação do fenômeno.

As novas imagens do Hubble obtidas em setembro no âmbito do programa OPAL indicaram para o surgimento de mais uma grande mancha em Netuno, localizada nas latitudes polares do hemisfério norte do planeta e cercada pelas caraterísticas nuvens brancas, o que prova mudanças bruscas de temperaturas nos seus arredores e fluxos rápidos de ar.

Segundo os astrônomos da NASA, dentro dessa mancha poderia caber a Terra, já que o diâmetro do furacão se aproxima de 11 mil quilômetros. Os cientistas ainda não sabem como surgem tais estruturas e como se extinguem.

Mais um furacão foi detectado pelo Hubble no polo norte de Urano, com um tamanho ainda maior. Os cientistas supõem que ele se formou porque o sétimo planeta do Sistema Solar gira “de lado” e os seus polos ora estão voltados diretamente para o Sol, ora ficam completamente escondidos. Essa caraterística causa mudanças bruscas de temperaturas, bem como tempestades e nuvens.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Maioria considera justa a soltura de Lula, mostra Datafolha

Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (09/12) sugere que a maioria da população brasileira considera justa a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrida em novembro após ele cumprir um ano …

Agora sabemos sobre o que os orangotangos estão conversando: estudo

Um novo estudo da Universidade de Exeter desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Cientistas desenvolvem holograma com som e toque iguais aos de Star Wars

Quando pensamos em desenvolver tecnologias baseadas nos filmes de Star Wars, a primeira, segunda e terceira coisa que passa pela cabeça dos fãs é a criação de sabres de luz da vida real. Mas, para os …

Secom diz que não há 'indicativo de câncer de pele' em Bolsonaro

Após o presidente Jair Bolsonaro declarar que tinha feito exame para investigar "possível câncer de pele", a Secretaria de Comunicação da Presidência disse por nota que não havia qualquer indicativo da doença. O chefe de Estado …

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, …

Boris Johnson vence por ampla margem no Reino Unido

O Partido Conservador do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, conquistou a maioria absoluta dos assentos no Parlamento do Reino Unido nas eleições realizuadas nesta quinta-feira (12/12) no país. Esse resultado eleitoral garante ao premiê o número …

Simples e atemporal, azul clássico é a cor de 2020, segundo a Pantone

A cor do ano de 2020 será o Classic Blue, um azul clássico que oferece estabilidade e conexão. Quem diz isso é a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que oferece o sistema …

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Exaustos com o Brexit, britânicos vão às urnas pela quarta vez em quatro anos

O Reino Unido está indo às urnas nesta quinta-feira (12) para o que está sendo chamada de a eleição mais importante desta era. Os britânicos estão diante de duas escolhas: apoiar o primeiro-ministro conservador Boris Johnson e …

VÍDEO da NASA revela degelo dramático das geleiras do Alasca

Vídeo recém-publicado mostra derretimento de geleiras e calotas de gelo do Alasca visto do espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos, e dão aos cientistas novas ideias relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas …