Príncipe Harry repete princesa Diana 22 anos depois com caminhada em campo minado

Dominic Lipinski / Antonio Cotrim / Press Association / Lusa

Em 1997, a princesa Diana caminhou por um campo repleto de perigosas minas terrestres em Angola. As imagens ficaram famosas no mundo inteiro.

Como parte de seu tour no sul da África, o príncipe Harry, filho de Diana, também está visitando o país para chamar a atenção para os esforços de remoção e destruição de minas terrestres.

As minas terrestres continuam a matar milhares de pessoas em dezenas de países. Então, onde no mundo estão essas minas? Algum progresso foi feito? E por que Harry agora escolhe traçar os mesmos passos da mãe?

A princesa ficou conhecida pelo seu trabalho com caridade, chamando a atenção para causas que não estavam sempre em evidência na mídia. Ela abriu a primeira clínica de HIV/Aids no Reino Unido em 1987, por exemplo. Isso ajudou o público a mudar de atitude em relação ao vírus.

Chamar a atenção para as minas terrestres foi a primeira grande causa da princesa depois de seu divórcio com Charles, príncipe de Gales, em 1996.

Durante décadas, minas terrestres foram bastante usadas em conflitos. Muitos dispositivos que não explodiram foram deixados para trás depois de guerras, matando e mutilando pessoas que pisavam neles.

Imagens de Lady Di com pessoas que tiveram partes do corpo amputadas em Angola mostraram a destruição que os dispositivos estavam causando.

Por que o príncipe Harry está fazendo o mesmo?

Em sua viagem para Angola, o príncipe Harry está aprendendo sobre os esforços na desativação de minas, revisitando o legado deixado por sua mãe.

Ele foi fotografado com uma proteção corporal caminhando por uma antiga base de artilharia na cidade de Dirico, no sudeste do país. Ele visitou o lugar com a mesma instituição que levou sua mãe, a Halo Trust.

A área estava marcada com avisos em vermelho dizendo “Perigo, minas!”, os mesmos mostrados nas imagens de Diana 22 anos atrás.

As minas foram espalhadas na área durante a guerra civil que durou 27 anos no país — e terminou em 2002. A instituição de caridade espera concluir a remoção dos explosivos até o fim de outubro.

Durante sua visita, o príncipe fez uma explosão controlada para destruir minas antipessoais. Os aparelhos têm como um alvo pessoas que caminham a pé, e não veículos.

Em um discurso, o príncipe disse que a Halo Trust estava ajudando a comunidade a “encontrar paz”. “Minas terrestes são feridas não curadas da guerra. Liberar a área de minas terrestes vai ajudar a comunidade a encontrar paz, e a paz traz oportunidades”.

“Além disso, nós podemos proteger a diversidade da fauna que depende do lindo rio Kuito, ao lado de onde eu dormi esta noite.” Harry foi instruído a não encostar em nada ou correr.

Mas o que são minas terrestres e quantas pessoas elas matam ou ferem?

As minas terrestres são explosivos. Elas detonam sistemas que são disparados por meio do contato e normalmente são instaladas abaixo da terra.

Há dois tipos: minas terrestres antipessoais, desenhadas para matar ou ferir uma pessoa, e minas antitanque, feitas para destruir ou incapacitar veículos.

Minas foram usadas na Primeira Guerra Mundial, mas seu uso se proliferou de 1960 para frente.

A distribuição de modo aleatório das minas se tornou parte de uma estratégia militar, criando ambientes perigosos para muita gente. Cerca de 60 países ou territórios ainda estão “contaminados” com minas antipessoais.

Mais de 120 mil pessoas foram mortas ou feridas por minas terrestes entre 1999 e 2017, de acordo com uma pesquisa pelo Landmine Monitor, que monitora minas terrestres. 87% dos atingidos eram civis.

Ao redor do mundo, ainda há milhares de minas terrestres. Angola é um dos lugares mais minados do mundo, por causa da guerra civil que aconteceu ali entre 1975 e 2002.

A instituição Halo diz que é impossível saber quantas minas há no país, mas desativou quase 100 mil desde 1994. As autoridades de Angola responsáveis pela questão dizem que há cerca de 1.200 campos minados no país.

Remover minas é algo caro e perigoso. No ritmo atual, o mundo levará milhares de anos para erradicá-las completamente. Outros territórios com grandes áreas cobertas por minas são o Chade, Afeganistão, Cambodia, Tailândia, Azerbaijão, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Turquia, Iraque, Iêmen e o Saara Ocidental.

O que está sendo feito para impedir que minas terrestres matem mais pessoas?

A princesa Diana fez campanha por uma proibição global das minas. Em 1997, só três meses depois de sua morte, 122 países assinaram o Tratado de Ottawa, que proíbe o uso, produção, armazenamento e transferência de minas antipessoais.

Os países também são obrigados a limparem os campos com minas dentro de 10 anos depois de assinarem o acordo e destruírem seus estoques em até quatro anos.

Até agora, há 164 países signatários, inclusive o Brasil. No entanto, os Estados Unidos, a China, a índia e a Rússia — que são tidos como países com maior armazenamento — estão entre os 32 membros da ONU que ainda não assinaram o tratado.

A maioria dos Estados ainda não cumpriram o acordo, e ainda há minas sendo plantadas.

O uso de minas antipessoais foi registrado recentemente em Mianmar, que não é um país signatário do tratado.

Forças não-governamentais também usam essa arma, como os terroristas do Boko Haram, que colocam minas improvisadas no nordeste da Nigéria desde 2014.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …