Professor toca violão e canta com crianças para distraí-las de tiroteio no RJ

Nem todo herói tem capa e máscara! Uma cena que poderia ser corriqueira em qualquer escola viralizou no Facebook e já teve mais de 200 mil visualizações em apenas 3 dias.

O vídeo mostra o professor Roberto de Oliveira Ferreira, de 56 anos, tocando violão pra distrair os alunos do CIEP Roberto Morena, em Paciência, no Rio de janeiro, de um tiroteio do lado de fora da escola.

“Já fiz isso muitas vezes. Quando acontece um tiroteio no entorno, as crianças pensam no pai, na mãe e entram em desespero. Coloco todas no corredor, que está sempre limpinho, e vamos cantar. Elas até esquecem dos tiros, é o milagre da música”, contou Roberto a’O Globo.

A ida para o corredor também tem outro motivo: proteger as crianças dos tiros e deixá-las isoladas, longe das janelas.

Na gravação, feita na ultima sexta-feira, 30 crianças de até 11 anos aparecem sentadas no chão cantando e gesticulando como se fosse uma festa. Na hora, os tiros passavam perto da escola e o diretor adjunto pediu a Roberto que começasse a cantar.

“Às vezes, o “espetáculo” é breve, apenas quinze ou vinte minutos. Outras, dura quase o tempo de um show de verdade – houve dias em que a cantoria passou de uma hora”, contou.

Crianças que não ouvem também são levadas para o corredor da música.

“Se você observar a coreografia verá que elas estão se comunicando em Libras. Temos crianças com deficiência auditiva na escola, queria que todas participassem, por isso inclui essa segunda linguagem, depois de pedir às professoras que me ensinassem os gestos. Comecei a ver o brilho no olhar das crianças”, conta o professor, casado e pai de duas filhas.

A maioria das músicas que ele ensina é de sua própria autoria e de parcerias com professores de outras disciplinas. No vídeo que viralizou, estão todos cantando “Criança esperança”.

O vídeo foi compartilhado pelo secretário municipal de Educação, César Benjamin, na página dele na rede social dizendo que “são heróis que seguram a rede” e “me dão força pra prosseguir”. O professor Roberto, que leciona há 14 anos na rede ficou surpreso com a ligação do secretário.

Roberto criou uma banda no Ciep de Paciência. Com bumbo, caixas, tarol, pratos e a melodia guiada por uma lira, o grupo tem uns 20 alunos e ex-alunos. No ano passado ele fez oito desfiles com a banda nas comunidades do entorno da escola. Eles tocam músicas que vão de Ary Barroso a Tim Maia, passando também com canções cívicas e folclóricas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …