Professor toca violão e canta com crianças para distraí-las de tiroteio no RJ

Nem todo herói tem capa e máscara! Uma cena que poderia ser corriqueira em qualquer escola viralizou no Facebook e já teve mais de 200 mil visualizações em apenas 3 dias.

O vídeo mostra o professor Roberto de Oliveira Ferreira, de 56 anos, tocando violão pra distrair os alunos do CIEP Roberto Morena, em Paciência, no Rio de janeiro, de um tiroteio do lado de fora da escola.

“Já fiz isso muitas vezes. Quando acontece um tiroteio no entorno, as crianças pensam no pai, na mãe e entram em desespero. Coloco todas no corredor, que está sempre limpinho, e vamos cantar. Elas até esquecem dos tiros, é o milagre da música”, contou Roberto a’O Globo.

A ida para o corredor também tem outro motivo: proteger as crianças dos tiros e deixá-las isoladas, longe das janelas.

Na gravação, feita na ultima sexta-feira, 30 crianças de até 11 anos aparecem sentadas no chão cantando e gesticulando como se fosse uma festa. Na hora, os tiros passavam perto da escola e o diretor adjunto pediu a Roberto que começasse a cantar.

“Às vezes, o “espetáculo” é breve, apenas quinze ou vinte minutos. Outras, dura quase o tempo de um show de verdade – houve dias em que a cantoria passou de uma hora”, contou.

Crianças que não ouvem também são levadas para o corredor da música.

“Se você observar a coreografia verá que elas estão se comunicando em Libras. Temos crianças com deficiência auditiva na escola, queria que todas participassem, por isso inclui essa segunda linguagem, depois de pedir às professoras que me ensinassem os gestos. Comecei a ver o brilho no olhar das crianças”, conta o professor, casado e pai de duas filhas.

A maioria das músicas que ele ensina é de sua própria autoria e de parcerias com professores de outras disciplinas. No vídeo que viralizou, estão todos cantando “Criança esperança”.

O vídeo foi compartilhado pelo secretário municipal de Educação, César Benjamin, na página dele na rede social dizendo que “são heróis que seguram a rede” e “me dão força pra prosseguir”. O professor Roberto, que leciona há 14 anos na rede ficou surpreso com a ligação do secretário.

Roberto criou uma banda no Ciep de Paciência. Com bumbo, caixas, tarol, pratos e a melodia guiada por uma lira, o grupo tem uns 20 alunos e ex-alunos. No ano passado ele fez oito desfiles com a banda nas comunidades do entorno da escola. Eles tocam músicas que vão de Ary Barroso a Tim Maia, passando também com canções cívicas e folclóricas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …