Professor toca violão e canta com crianças para distraí-las de tiroteio no RJ

Nem todo herói tem capa e máscara! Uma cena que poderia ser corriqueira em qualquer escola viralizou no Facebook e já teve mais de 200 mil visualizações em apenas 3 dias.

O vídeo mostra o professor Roberto de Oliveira Ferreira, de 56 anos, tocando violão pra distrair os alunos do CIEP Roberto Morena, em Paciência, no Rio de janeiro, de um tiroteio do lado de fora da escola.

“Já fiz isso muitas vezes. Quando acontece um tiroteio no entorno, as crianças pensam no pai, na mãe e entram em desespero. Coloco todas no corredor, que está sempre limpinho, e vamos cantar. Elas até esquecem dos tiros, é o milagre da música”, contou Roberto a’O Globo.

A ida para o corredor também tem outro motivo: proteger as crianças dos tiros e deixá-las isoladas, longe das janelas.

Na gravação, feita na ultima sexta-feira, 30 crianças de até 11 anos aparecem sentadas no chão cantando e gesticulando como se fosse uma festa. Na hora, os tiros passavam perto da escola e o diretor adjunto pediu a Roberto que começasse a cantar.

“Às vezes, o “espetáculo” é breve, apenas quinze ou vinte minutos. Outras, dura quase o tempo de um show de verdade – houve dias em que a cantoria passou de uma hora”, contou.

Crianças que não ouvem também são levadas para o corredor da música.

“Se você observar a coreografia verá que elas estão se comunicando em Libras. Temos crianças com deficiência auditiva na escola, queria que todas participassem, por isso inclui essa segunda linguagem, depois de pedir às professoras que me ensinassem os gestos. Comecei a ver o brilho no olhar das crianças”, conta o professor, casado e pai de duas filhas.

A maioria das músicas que ele ensina é de sua própria autoria e de parcerias com professores de outras disciplinas. No vídeo que viralizou, estão todos cantando “Criança esperança”.

O vídeo foi compartilhado pelo secretário municipal de Educação, César Benjamin, na página dele na rede social dizendo que “são heróis que seguram a rede” e “me dão força pra prosseguir”. O professor Roberto, que leciona há 14 anos na rede ficou surpreso com a ligação do secretário.

Roberto criou uma banda no Ciep de Paciência. Com bumbo, caixas, tarol, pratos e a melodia guiada por uma lira, o grupo tem uns 20 alunos e ex-alunos. No ano passado ele fez oito desfiles com a banda nas comunidades do entorno da escola. Eles tocam músicas que vão de Ary Barroso a Tim Maia, passando também com canções cívicas e folclóricas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …

Forças Armadas da Noruega assinam contrato bilionário de mísseis para caças F-35

Noruega tem sido um parceiro ativo no programa de caças dos EUA F-35, tendo em conta que 18 empresas deste país nórdico são parceiros diretos. Subsequentemente, a Noruega decidiu adquirir 52 caças F-35 para substituir …

Brasil fez lobby para mudar relatório climático, diz Greenpeace

Vários países, entre eles o Brasil, tentaram fazer mudanças em um crucial relatório da ONU sobre como combater o aquecimento global, afirmou o Greenpeace nesta quinta-feira (21/10), citando um grande vazamento de documentos. Os documentos aos …

Site da Coreia do Sul é usado para hospedar vírus e distribuí-lo via torrents

Uma campanha de distribuição de malwares na Coreia do Sul está disfarçando cavalos de troia de acesso remoto como um jogo para o público adulto, compartilhado via serviço de hospedagem de arquivos, como o WebHard, …