Especialistas revelam o próximo “11 de setembro” (e será ainda mais terrível)

Os especialistas norte-americanos no campo de segurança acreditam que o “próximo 11 de setembro” será um ciberataque de enorme envergadura que causará imensos danos à humanidade, comunica a mídia.

Do ponto de vista dos analistas, informa a CNBC, um incidente desta espécie vai ocorrer cedo ou tarde e vai até ter um nome, como foi no caso do 11 de setembro e de Pearl Harbor.

“Quanto mais eu falo com as pessoas, mais tenho a certeza de que o próximo Pearl Harbor será um ciberataque“, disse Tara Wheeler, hacker profissional e especialista em cibersegurança, durante o fórum anual da OCDE, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, em Paris.

Segundo Tara Wheeler, um tal ciberataque será “algo mais temível que tudo o que imaginamos até hoje”.

A hacker frisou, além do mais, que a maior parte das infraestruturas norte-americanas no campo da saúde pública está muito mal protegida. Muitas empresas continuam trabalhando no sistema operacional Windows XP e outras plataformas cujas lacunas de segurança são impossíveis de eliminar.

Muitos especialistas e empresas de tecnologia partilham a opinião de Wheeler. Assim, o relatório do Fórum Econômico Internacional 2018 coloca os ciberataques no terceiro lugar na lista de riscos globais, depois das calamidades naturais e dos problemas relacionados com o clima.

Segundo diz o relatório, “no pior dos cenários, os agressores podem mesmo conseguir hackear os sistemas que garantem o funcionamento da sociedade“. Os hackers podem ter como alvo tais elementos e infraestruturas importantes como as redes de eletricidade e os sistemas de purificação de água.

James Stavridis, ex-comandante das tropas da OTAN na Europa, assegurou por seu lado, em uma entrevista ao mesmo canal de TV, que o mundo está agora se dirigindo para um “Pearl Harbor virtual” e que os ciberataques devem ser entendidos como uma “pandemia”.

De acordo com um relatório da empresa BluVector, publicado em fevereiro desse ano, quase 40% dos sistemas industriais estadunidenses e infraestruturas críticas foram alvo de ciberataques na segunda metade de 2017.

Ciberia // Sputnik News / CNBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Funcionário de funerária é demitido após tirar selfie com corpo de Maradona

Foi demitido o funcionário da funerária responsável pelo velório do ex-jogador Diego Armando Maradona que tirou uma foto ao lado do caixão com o corpo do astro, enterrado nesta quinta-feira, dia 26, na Grande Buenos …

Museu de Londres reunirá relatos de sonhos de britânicos na pandemia

Projeto visa documentar mudanças no sono causadas pelo confinamento e pela crise gerada com a covid-19, além de coletar narrativas sobre o período para gerações futuras. Mudanças no sono aparentemente têm sido comuns durante a pandemia …

'O Gambito da Rainha': série da Netflix ignora sexismo no xadrez, diz ex-campeã

Existem várias cenas comoventes em O Gambito da Rainha, a série da Netflix que conta a história fictícia de Beth Harman, uma jovem prodígio do xadrez da década de 1960. Em uma delas, um jogador experiente …

Detectada "partícula fantasma" no Sol que confirma teoria da década de 1930

Uma equipe internacional de cientistas conseguiu, pela primeira vez, detectar diretamente a presença do ciclo carbono-nitrogênio-oxigênio (CNO) na fusão nuclear do Sol. Este ciclo representa uma das reações de fusão pelas quais as estrelas convertem hidrogênio …

Musk acertou? Tesla se aproxima dos US$ 500 bilhões de valor de mercado

Nesta segunda-feira (23), a Tesla atingiu o valor de mercado de US$ 498 bilhões. E isso em um momento em que não se sabe se a empresa vai conseguir atingir a sua meta de entregar …

Papai Noel é considerado 'trabalhador essencial' na Irlanda

Na mesma semana em que novas restrições de viagem foram colocadas em prática no Reino Unido e na Irlanda diante dos estragos causados pela segunda onda da pandemia de covid-19 na Europa, a Irlanda fez …

Especialistas da ONU advertem sobre viés racista em algoritmos

Os países devem fazer mais para combater o racismo, principalmente nos algoritmos de inteligência artificial utilizados para reconhecimento facial e controles policiais. Essas ferramentas podem reforçar discriminações, alertam especialistas da ONU. Segundo a especialista jamaicana …

Estudo de dentes de megalodonte revela segredos do tubarão de 18 metros

Especialistas em tubarões revelaram mais informações sobre um dos maiores predadores dos mares – o megalodonte. Nova pesquisa de dentes fossilizados da espécie Odotus megalodons, chamada também de megalodonte, sugere que os tubarões fêmeas desta espécie …

Escritor é alvo de censura e terá conta no Twitter suspensa por críticas contra Igreja Universal

O escritor J. P. Cuenca foi censurado por uma decisão judicial e terá sua conta do Twitter suspensa após o juiz da comarca de Campos dos Goytacazes (RJ), Ralph Machado Manhães Junior, acatar um pedido …

"Tesouro" espetacular de antigos artefatos de caça na Noruega é descoberto sob gelo derretido

Arqueólogos descobriram um “tesouro” de artefatos enquanto outra grande mancha de gelo derrete nas montanhas norueguesas, revelando um total de 68 flechas e muitos outros itens de um antigo local de caça de renas. As primeiras …