Especialistas alertam: Inteligência Artificial pode ser utilizada para fins criminosos

Uma equipe de especialistas defendeu, em um relatório intitulado “Uso Malicioso da Inteligência Artificial”, que o sistema está cada vez mais vulnerável a potenciais abusos por estados não reconhecidos internacionalmente.

Segundo o relatório, publicado na semana passada, criminosos e terroristas seriam capazes, num futuro próximo, de transformar drones em mísseis, disseminar ainda mais vídeos falsos para manipular a opinião pública e criar mecanismos automáticos para executarem ciberataques.

De acordo com o Expresso, essas são três das ameaças destacadas no documento de 100 páginas, que identifica as três áreas de maior vulnerabilidade: a digital, a segurança física e a política.

O “Uso Malicioso da Inteligência Artificial” pede ainda àqueles que desenvolvem estes sistemas de IA para que façam mais para mitigar potenciais maus usos e abusos das suas tecnologias. Eles sugerem também que os governos aprovem uma nova legislação na área para impedir tais ameaças.

O grupo de especialistas defende, segundo o jornal, que tanto legisladores como pesquisadores devem trabalhar em conjunto para se prepararem para o uso malicioso da IA em um futuro próximo, de forma a que todos se conscientizem sobre a importância dos perigos – apesar dos pontos positivos da tecnologia.

À BBC, Shahar Avin, do Centro de Estudos sobre Riscos Existenciais da Universidade de Cambridge, disse que o relatório se centra em áreas já democratizadas, descartado os perigos da Inteligência Artificial em um futuro mais distante.

Para o especialista, o principal perigo reside na área de reforço da aprendizagem, em que a Inteligência Artificial é treinada a níveis que ultrapassam nossas capacidades, sem orientação ou exemplos humanos.

Em breve, pessoas mal-intencionadas poderão ser capazes de treinar um drone com software de reconhecimento facial para encontrarem determinados alvos facilmente. Num futuro próximo, hackers poderão usar tecnologias como a AlphaGo, uma IA para explorar padrões em quantidades maciças de dados e falhas nos códigos informáticos.

“A Inteligência Artificial irá alterar os cenários de risco para os cidadãos, organizações e estados”, defende Miles Brundage, cientista do Instituto para o Futuro da Humanidade na Universidade de Oxford.

O especialista vai mais longe e refere que, “muitas vezes, os sistemas de IA não se limitam a alcançar níveis humanos de performance, vão muito mais longe que isso. É preocupante, mas necessário que se considerem as implicações de ciberataques”, alerta.

Para Seán Ó hÉigeartaigh, diretor executivo do Centro para o Estudo de Riscos Existenciais e um dos autores do relatório, “a Inteligência Artificial veio mudar as regras do jogo”.

“Vivemos em um mundo que pode se tornar pleno de perigos diários por causa dos abusos da IA e precisamos assumir a responsabilidade sobre esses problemas, porque os riscos são reais. Já chega“, conclui hÉigeartaigh.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …