Putin apresenta ao mundo suas armas nucleares “invencíveis”

O presidente russo Vladimir Putin mostrou novas imagens de armas avançadas do exército russo, que não existem em nenhum outro lugar do mundo.

A Rússia começou o desenvolvimento de armas estratégicas invulneráveis para os sistemas de defesa antimísseis inimigos, anunciou nesta quinta-feira (1) o presidente da Rússia Vladimir Putin, na sua mensagem anual perante as Câmaras da Assembleia Federal.

Segundo a RT, que citou o presidente russo, nenhum país levava a Rússia a sério até que o país desenvolveu sistemas de armas de última geração, mas agora têm a prova de que deveriam começar a fazê-lo.

“Não fizemos segredo dos nossos planos. Sempre falamos deles abertamente para, antes de tudo, chamar nossos aliados para dialogar. Foi em 2004. Surpreendentemente, apesar de todos os problemas que enfrentamos na economia, finanças, indústria de defesa e no exército, a Rússia permaneceu e permanece como a maior potência nuclear. Ninguém queria falar conosco. Ninguém nos ouvia. Ouçam agora”, afirmou Putin.

O mandatário mostrou imagens de novas e avançadas armas do Exército russo. “Ninguém tem esta classe de armamento no mundo”, apontou o presidente, assinalando que, quando os outros países conseguirem desenvolver um arsenal similar, Moscou já terá desenvolvido “algo novo”.

Sistema de mísseis Sarmat

Durante o discurso, Putin mostrou imagens do novo sistema de mísseis Sarmat, que não tem limites no que toca ao alcance e capacidade de portar ogivas nucleares.

“Nenhum sistema de defesa antimíssil é impedimento para o Sarmat”, assegurou, agregando que o novo míssil pesa mais de 200 toneladas.

Outro dos mísseis revelados pelo chefe de estado russo é o Avantgard, capaz de alcançar velocidades hipersônicas e manobrar por entre as densas camadas da atmosfera terrestre. O Avantgard seria “como um meteorito”, advertiu.

Além disso, também foi iniciado um pequeno sistema energético nuclear que será usado pelos submarinos autônomos e os mísseis de cruzeiro. Com esses dispositivos, os mísseis de cruzeiro serão invulneráveis perante os sistemas de defesa antimísseis e teriam um alcance ilimitado.

Sistema Kinzhal

Em um dos vídeos, foi também exibido o sistema Kinzhal (Daga). Putin informou que o sistema já entrou em serviço nos aeródromos do Distrito Militar Sul em dezembro do ano passado.

“As características técnicas e de voo do avião portador permitem levar o míssil ao ponto de lançamento em uma questão de minutos“, destacou. “Ao mesmo tempo, o míssil que atinge velocidades hipersônicas e supera em 10 vezes a velocidade do som, é possível de manobrar em todas as seções da trajetória de voo”, afirmou Putin.

“Isto permite que ele supere todos os sistemas existentes e, acredito, todas as perspectivas de defesa antimíssil e antiaérea, levando as cargas convencionais e nucleares a até 2 mil quilômetros de distância”, detalhou.

Veículo submarino não tripulado

Putin anunciou também a criação de um veículo submarino não tripulado para grandes profundidades e distâncias intercontinentais. “Sua velocidade supera várias vezes a dos submarinos e torpedos mais rápidos. É fantástico”, destacou o presidente.

Nas fronteiras da Rússia, foi criada uma “área de radiolocalização única com um sistema de alerta de ataque com mísseis”.

Assim, Putin detalhou que 80 novos mísseis balísticos intercontinentais entraram aos serviços em diferentes ramos das Forças Armadas russas. Enquanto que 12 divisões de mísseis estratégicos do Exército foram equipadas com os mísseis balísticos intercontinentais Yars.

Por outro lado, o presidente russo fez questão de esclarecer que o “crescente potencial militar da Rússia não ameaça ninguém“: “O poderio militar russo é uma firme garantia da paz no nosso planeta, porque esse poder mantém e continuará mantendo um equilíbrio estratégico e um balanço de forças no mundo, o que continua um fator chave para a segurança internacional desde a Segunda Guerra Mundial até hoje”, ressaltou Putin.

Todos esses trabalhos foram realizados “no marco dos acordos vigentes no âmbito do controle do armamento. Não violamos nada“, concluiu o presidente.

maiakinfo / Flickr

O presidente russo Vladimir Putin, com o primeiro-ministro Dmitri Medvedev

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Biden pedirá a americanos para usarem máscara por cem dias

Em entrevista à CNN, presidente eleito afirma que medida pode ajudar a reduzir números da pandemia e garante que Anthony Fauci continua como conselheiro-chefe de saúde em seu governo. O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, …

Taxas de mortalidade por câncer de pulmão têm redução acentuada a cada ano devido a novos tratamentos

As taxas de mortalidade do câncer de pulmão mais comum caíram drasticamente nos Estados Unidos nos últimos anos (desde os anos 1990 para homens e desde os anos 1980 para mulheres). A avaliação é de um …

'TikTok foi feito para ser viciante': o homem que investigou as entranhas do aplicativo

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e que já …

Vacinação contra COVID-19 será facultativa em Portugal; especialistas divergem sobre o tema

Portugal anunciou seu plano nacional de vacinação contra COVID-19 nesta quinta-feira (3). As vacinas serão distribuídas em 1.200 centros de saúde pública a partir de janeiro, de forma gratuita e facultativa. Especialistas ouvidos pela Sputnik Brasil …

Nosso sistema solar será destruído antes do que pensávamos

Embora o solo sob nossos pés pareça sólido e reconfortante (na maioria das vezes), nada neste Universo dura para sempre. Um dia, nosso sol morrerá, ejetando uma grande proporção de sua massa antes que seu núcleo …

Mãe em Estocolmo não é mais suspeita de aprisionar filho

Promotores suecos estão retirando seu caso contra uma mulher acusada de prender o filho por vários anos. De acordo com as últimas informações, não há provas suficientes de que ele havia sido detido contra sua …

Mistério de galáxia desprovida de matéria escura é revelado

As observações astronômicas apontam para forças de "maré" e comportamento "canibal" de uma galáxia vizinha, que explicariam a escassez deste componente invisível. Se alguma galáxia é pobre em matéria escura, pode ser devido a uma interação …

Maioria das vacinas da Moderna será reservada no início para os Estados Unidos

A Moderna espera disponibilizar entre 100 e 125 milhões de doses de sua vacina contra a Covid-19 no primeiro trimestre de 2021. A empresa anunciou, nesta quinta-feira que, no início, entre 85 e 100 …

Amazonas é 3º estado com mais queimadas, emissões e desmatamento

Pela primeira vez, o Amazonas assume a terceira posição nos três principais rankings que indicam o avanço da degradação florestal na Amazônia brasileira, incluindo indicadores de queimadas, emissões de gases de efeito estufa e desmatamento …

Sudão bane casamento infantil e mutilação genital feminina, mas prática apresenta desafios

Depois de derrubar o ditador Omar al-Bashir no ano passado, o Sudão deu importante passo para reverter alguns dos tantos horrores cometidos contra a população feminina no país – e tornou ilegal tanto o casamento …