Países árabes cortam relações com o Catar por “apoiar terrorismo”

Barein, Egito, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Iêmen anunciaram, esta segunda-feira, que irão romper relações diplomáticas e o corte de ligações aéreas e marítimas com o Catar, acusando o país de ingerência e de apoiar o terrorismo.

A Arábia Saudita afirmou querer “proteger sua segurança nacional dos perigos do terrorismo e do extremismo”, enquanto os Emirados Árabes Unidos acusam o Catar de perturbar a estabilidade na região.

O Barein sustentou sua decisão acusando Doha de “minar a segurança e estabilidade” do país e de “interferir nos seus assuntos” internos. Deste país veio a ordem para que diplomatas e cidadãos do Catar abandonem o país em 48 horas.

O Egito anunciou o rompimento de relações, acusando o Catar de apoiar organizações terroristas como, por exemplo, a Irmandade Muçulmana.

Por fim, o governo do Iêmen também anunciou o corte de relações com o Catar, membro da coligação militar árabe que opera no país, acusando Doha de ligações com os grupos houthis pró-iranianos e de apoio a grupos jihadistas.

Através de um comunicado, o governo do presidente Abd Rabbo Mansour Hadi, segue o alinhamento da coligação árabe e excluiu o Catar da aliança militar e anunciando o corte de ligações diplomáticas com Doha.

Para o governo de Sana, o Catar apoia os grupos armados houthis e “outros grupos extremistas” como a Al Qaeda e o Estado Islâmico.

O Catar vai acolher o Mundial de Futebol de 2022, decisão marcada por diversas polêmicas relacionadas com suspeitas de corrupção na atribuição da organização ao país.

Tráfego aéreo condicionado

A transportadora Emirates e a de baixo custo FlyDubai vão cancelar voos com destino e origem no Catar a partir de terça-feira (6) e “até nova ordem”, de acordo com comunicados emitidos pelas duas companhias. A decisão das transportadoras surgiu depois da Etihad, com sede em Abu Dhabi, ter cancelado voos para Doha.

As três companhias acrescentaram que vão garantir voos previstos para hoje e propor aos clientes “outras opções”, incluindo o reembolso total do bilhete de avião.

A Saudia, transportadora nacional da Arábia Saudita, anunciou também a suspensão, a partir de hoje, de todos os voos com destino e origem no Catar. Em resposta, a Qatar Airways suspendeu todos os voos para a Arábia Saudita.

O encerramento pelo reino saudita, Emirados e Barein do espaço aéreo com o Catar deverá afetar o tráfego aéreo no país, através do qual transitam diariamente numerosos passageiros oriundos ou com destino aos três vizinhos do Catar.

“Totalmente inaceitável”

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Catar já afirmou “não haver justificação legítima” para o rompimento de relações diplomáticas anunciado por estes países.

As medidas são “injustificadas” e “sem fundamento”, reagiu o ministério, considerando que têm um “objetivo claro: colocar o Estado [do Catar] sob tutela, o que constitui uma violação da sua soberania” e é “totalmente inaceitável”.

No mês passado, vários destes países já tinham bloqueado o acesso a diferentes meios de comunicação do Catar, depois de a QNA, a agência estatal de notícias do país, ter transmitido citações do líder Tamim bin Hamad Al Thani dizendo que não era “sábio agir com hostilidade contra o Irã”.

A situação foi posteriormente desmentida pelo Catar, que se defendeu dizendo que a agência tinha sido alvo de um ataque informático.

Estes acontecimentos acontecem dias depois de uma visita do presidente dos EUA, Donald Trump, a Riade, capital da Arábia Saudita, onde pediu aos países muçulmanos para “trabalharem para isolar o Irã e [privá-lo] dos fundos que financiam o terrorismo”.

Preço do petróleo em alta, bolsas em baixa

O preço do petróleo subiu nesta segunda-feira após a notícia sobre o corte de relações diplomáticas de diversos países do Golfo com o Catar. O petróleo chegou a subir mais de 1,5%, mas já atenuou os ganhos.

Entretanto, a Bolsa do Catar registrou hoje sua maior queda desde 2009, com várias cotações a afundar o máximo permitido de 10%.

As bolsas Europeias seguem hoje negociando em baixa, em um dia de menor liquidez e em que as praças de Frankfurt e Zurique estão fechadas com os investidores atentos ao agravar da situação geopolítica e aos preços do petróleo.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …