Para Putin, “tanto faz” se russos forem condenados por ingerência nos EUA

kremlin.ru / Wikimedia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou neste sábado que “tanto faz” se cidadãos russos forem condenados por ingerência nas eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos.

“Absolutamente tanto faz. Eles não representam os interesses do Estado russo”, disse Putin à rede de televisão americana “NBC” em entrevista divulgada pelo site do Kremlin.

Putin, que voltou a negar ter ordenado uma interferência nas eleições americanas, lembrou que a Rússia só pode processar aqueles que tenham violado as leis russas.

O procurador especial que investiga a suposta ingerência russa, Robert Mueller, apresentou acusações contra 13 cidadãos e três grupos russos, e também contra ex-assessores do presidente dos EUA, Donald Trump, como seu chefe de campanha, Paul Manafort.

“Pode ser que não sejam russos, pode ser que sejam ucranianos, tártaros, judeus, simplesmente com cidadania russa. E isso também é preciso ser comprovado. Pode ser que tenham dupla cidadania ou permissão de residência, e pode ser que os americanos lhes pagassem por esse trabalho”, declarou Putin.

O chefe do Kremlin considerou “impossível” interferir nas eleições dos EUA e pediu a Washington para enviar os correspondentes documentos à Promotoria russa. “Não vejo que objetivos poderíamos ter alcançado com essa ingerência. Não há objetivos. Tentemos pensar qual poderia ser o objetivo. Para quê? Pela própria ingerência?”, questionou.

Putin lembrou a recente declaração de Trump de que “se a Rússia tivesse planejado o objetivo de provocar o caos, teria conseguido”. “Mas isso ocorreu não devido à nossa interferência, mas ao sistema político de vocês, às lutas internas, às turbulências e às contradições. A Rússia não tem nada a ver com isso”, insistiu.

O presidente russo também tachou como “mentira podre” a acusação de que interferiu nas eleições americanas para punir a então candidata Hillary Clinton por apoiar os protestos de opositores contra a suposta fraude nas eleições parlamentares russas de 2011, quando era secretária de Estado.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Os pássaros estão encolhendo, e você nunca vai adivinhar por quê

De acordo com um novo estudo americano, devido a mudança climática, os pássaros estão encolhendo em tamanho, embora a envergadura de suas asas esteja ficando maior. “Descobrimos que quase todas as espécies estavam ficando menores. As …

Navio de combate alemão da 1ª Guerra Mundial é encontrado nas Malvinas

Um cruzador alemão, afundado pelos britânicos durante a Primeira Guerra Mundial em 8 de dezembro de 1914, foi achado perto da costa das ilhas Malvinas. Trata-se do SMS Scharnhorst, principal navio da esquadra do almirante Maximilian …

Impeachment de Trump avança nos EUA: entenda o caso em poucas palavras

Você já deve ter ouvido falar que a reação a um polêmico telefonema com um líder estrangeiro ameaça o futuro da Presidência de Donald Trump. O presidente americano enfrenta um inquérito de impeachment sob a acusação …

Twitter vai ser mais rígido com conteúdo adulto na internet e preocupa criadores

Desde o ano passado tem sido mais difícil para os criadores de páginas com o perfil NSFW (Not Safe for Work ou não seguro para ver no trabalho — impróprio, em tradução livre) ter seus …

Otan tenta exibir união, enquanto líderes são flagrados falando de Trump

Chefes de Estado e de Governo de 29 países participaram nesta quarta-feira (4) do segundo dia da cúpula de aniversário de 70 anos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Watford, nos arredores …

Radar aéreo descobre um navio viking em uma fazenda

Um estudo do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) descobriu um navio viking em uma fazenda usando radar aéreo. O achado foi uma surpresa e um golpe de sorte, uma vez que este local …

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo saltam 61,7% no Brasil

O número de casamentos realizados entre pessoas do mesmo sexo em 2018 aumentou 61,7% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (04/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com …

Uber do entulho te ajuda a descartar resíduos corretamente

O lixo é definitivamente um problema contemporâneo de dimensões globais – e não só a qualidade, o material ou o destino desse lixo, mas também a forma de descarta-lo. Dos 387 quilos de resíduos que o …

Asteroide passará perto da Terra a 27.000 km/h na sexta-feira, alerta NASA

Um grande corpo celeste está se movendo na direção da Terra e chegará ao ponto mais próximo do nosso planeta nesta sexta-feira (6). De acordo com as estimativas da NASA, o asteroide 2019 WR3 mede entre …

Mensagem misteriosa pintada em urso polar na Rússia alarma pesquisadores

Imagens compartilhadas por perfis russos nas redes sociais com um urso polar pintado em spray com o símbolo "T-34" ter alarmado especialistas. Eles advertem que a pintura — cujas circunstâncias ainda não foram identificadas — pode …