Para Putin, “tanto faz” se russos forem condenados por ingerência nos EUA

kremlin.ru / Wikimedia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou neste sábado que “tanto faz” se cidadãos russos forem condenados por ingerência nas eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos.

“Absolutamente tanto faz. Eles não representam os interesses do Estado russo”, disse Putin à rede de televisão americana “NBC” em entrevista divulgada pelo site do Kremlin.

Putin, que voltou a negar ter ordenado uma interferência nas eleições americanas, lembrou que a Rússia só pode processar aqueles que tenham violado as leis russas.

O procurador especial que investiga a suposta ingerência russa, Robert Mueller, apresentou acusações contra 13 cidadãos e três grupos russos, e também contra ex-assessores do presidente dos EUA, Donald Trump, como seu chefe de campanha, Paul Manafort.

“Pode ser que não sejam russos, pode ser que sejam ucranianos, tártaros, judeus, simplesmente com cidadania russa. E isso também é preciso ser comprovado. Pode ser que tenham dupla cidadania ou permissão de residência, e pode ser que os americanos lhes pagassem por esse trabalho”, declarou Putin.

O chefe do Kremlin considerou “impossível” interferir nas eleições dos EUA e pediu a Washington para enviar os correspondentes documentos à Promotoria russa. “Não vejo que objetivos poderíamos ter alcançado com essa ingerência. Não há objetivos. Tentemos pensar qual poderia ser o objetivo. Para quê? Pela própria ingerência?”, questionou.

Putin lembrou a recente declaração de Trump de que “se a Rússia tivesse planejado o objetivo de provocar o caos, teria conseguido”. “Mas isso ocorreu não devido à nossa interferência, mas ao sistema político de vocês, às lutas internas, às turbulências e às contradições. A Rússia não tem nada a ver com isso”, insistiu.

O presidente russo também tachou como “mentira podre” a acusação de que interferiu nas eleições americanas para punir a então candidata Hillary Clinton por apoiar os protestos de opositores contra a suposta fraude nas eleições parlamentares russas de 2011, quando era secretária de Estado.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Encontrada a origem da vida no universo

Uma estrela morre por segundo no universo. Mas esses objetos estelares não somem totalmente, algo sempre fica para trás. Certas estrelas entram em supernova, que geram um buraco negro ou uma estrela de nêutrons, enquanto a …

Bolsonaro afirma que está com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (07/07) que seu exame para detectar a covid-19 teve resultado positivo. Bolsonaro, de 65 anos, se submeteu ao exame na segunda-feira, após dizer que estava sentindo sintomas leves da …

Caso de peste bubônica é confirmado na China

Enquanto o mundo vem buscando tratamentos para a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antigas doenças e ameças podem ressurgir, como um sinal de alerta para a sociedade. É esse o caso relatado pelas autoridades da saúde …

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …