Para Putin, “tanto faz” se russos forem condenados por ingerência nos EUA

kremlin.ru / Wikimedia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou neste sábado que “tanto faz” se cidadãos russos forem condenados por ingerência nas eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos.

“Absolutamente tanto faz. Eles não representam os interesses do Estado russo”, disse Putin à rede de televisão americana “NBC” em entrevista divulgada pelo site do Kremlin.

Putin, que voltou a negar ter ordenado uma interferência nas eleições americanas, lembrou que a Rússia só pode processar aqueles que tenham violado as leis russas.

O procurador especial que investiga a suposta ingerência russa, Robert Mueller, apresentou acusações contra 13 cidadãos e três grupos russos, e também contra ex-assessores do presidente dos EUA, Donald Trump, como seu chefe de campanha, Paul Manafort.

“Pode ser que não sejam russos, pode ser que sejam ucranianos, tártaros, judeus, simplesmente com cidadania russa. E isso também é preciso ser comprovado. Pode ser que tenham dupla cidadania ou permissão de residência, e pode ser que os americanos lhes pagassem por esse trabalho”, declarou Putin.

O chefe do Kremlin considerou “impossível” interferir nas eleições dos EUA e pediu a Washington para enviar os correspondentes documentos à Promotoria russa. “Não vejo que objetivos poderíamos ter alcançado com essa ingerência. Não há objetivos. Tentemos pensar qual poderia ser o objetivo. Para quê? Pela própria ingerência?”, questionou.

Putin lembrou a recente declaração de Trump de que “se a Rússia tivesse planejado o objetivo de provocar o caos, teria conseguido”. “Mas isso ocorreu não devido à nossa interferência, mas ao sistema político de vocês, às lutas internas, às turbulências e às contradições. A Rússia não tem nada a ver com isso”, insistiu.

O presidente russo também tachou como “mentira podre” a acusação de que interferiu nas eleições americanas para punir a então candidata Hillary Clinton por apoiar os protestos de opositores contra a suposta fraude nas eleições parlamentares russas de 2011, quando era secretária de Estado.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Merkel é premiada por compromisso com a União Europeia

"Somente uma Europa unida é uma Europa forte", diz a líder alemã ao receber o prêmio Carlos 5º. Rei espanhol destaca pragmatismo e confiabilidade da chanceler federal, descrevendo-a como uma "mulher extraordinária". Prestes a deixar o …

França: crianças pobres são ainda mais vulneráveis à poluição do ar, aponta relatório

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a rede mundial Climate Action Network International, que reúne associações que lutam contra o aquecimento global, divulgaram, nesta quinta-feira (14), o relatório "Injustiça social …

'Love is in the Bin': a obra semidestruída de Banksy vendida a R$ 121 milhões em leilão

Uma obra de arte de Banksy que se autodestruiu parcialmente em um leilão anterior foi arrematada agora a um preço recorde de 16 milhões de libras (cerca de R$ 121 milhões). Love is in the Bin …

EUA tentam virar a página da era Trump e voltam ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

Os Estados Unidos voltaram, nesta quinta-feira, ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, órgão que o país havia deixado durante o mandato de Donald Trump. O retorno mostra a vontade de Washington de fazer …

Explosões deixam vários mortos em mesquita no Afeganistão

Ao menos 33 pessoas morrem após explosões em mesquita xiita durante a oração de sexta-feira. Testemunha diz ter visto homens-bomba. Incidente ocorre dias depois de ataque do "Estado Islâmico" contra xiitas no país. Fortes explosões atingiram …

Vênus tinha oceanos? Cientistas refutam hipótese popular usando modelagem

Cientistas da Suíça e França refutaram a hipótese de que anteriormente Vênus era coberta por oceanos. Um novo estudo revela que mesmo no início, quando o Sol era mais fraco do que agora, a superfície …

Suspeito de ataque na Noruega era fichado na polícia por radicalização

Convertido ao islã e conhecido da polícia, dinamarquês de 37 anos teria usado outras armas além de arco e flecha em ataque que matou cinco pessoas em Kongsberg. Ele está preso e reconheceu envolvimento no …

Oposição manobra para destituir Piñera no Chile por citação nos Pandora Papers

Deputados de todos os partidos da oposição chilena apresentaram uma acusação no Congresso nesta quarta-feira (13) para destituir o presidente Sebastián Piñera pela controversa venda de uma mineradora em um paraíso fiscal, revelada no escândalo …

Fatores externos influenciam, mas não justificam inflação a dois dígitos no Brasil

A recuperação do impacto brutal da pandemia de coronavírus leva a inflação a subir na maioria dos países do mundo, mas a conjuntura internacional não explica o nível chegar a dois dígitos no Brasil. …

UE anuncia 1 bilhão de euros em ajuda ao Afeganistão

União Europeia justifica que é preciso evitar "colapso" no país e fornecer ajuda humanitária aos afegãos. Paralelamente, representantes do bloco europeu e dos EUA se reúnem com membros do Talibã em Doha, no Catar. O Talibã …