Radar aéreo descobre um navio viking em uma fazenda

NIKU

Um estudo do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) descobriu um navio viking em uma fazenda usando radar aéreo.

O achado foi uma surpresa e um golpe de sorte, uma vez que este local em particular não fazia parte da área de pesquisa original da equipe.

“Nós terminamos a área combinada, mas tivemos tempo de sobra e decidimos fazer uma pesquisa rápida em outro campo. Acabou sendo uma boa decisão”, disse o arqueólogo Manuel Gabler, da NIKU, em um comunicado à imprensa.

O navio foi descoberto por radar de penetração no solo. Ele estava escondido sob uma fazenda perto da antiga cidade de Edøy, no oeste da Noruega. Nas proximidades, restos de postes indicavam os contornos fantasmagóricos de duas casas.

“O que podemos dizer é que esse tipo de casa geralmente data do período pré-cristão na Noruega. Em alguns casos, casas foram encontradas em locais de enterro que foram interpretados como ‘casas de morte’, ou seja, casas que provavelmente estavam ligadas ao culto aos mortos”, disse arqueólogo Dag-Øyvind Solem, também do NIKU, ao Ars.

Por enquanto, os pesquisadores não podem dizer quantos anos o navio tem, embora deva ter pelo menos mil anos, datando da Era Viking ou do período merovíngio anterior.

As imagens do radar são bastante detalhadas, no entanto. Por exemplo, os pesquisadores notaram que as extremidades do navio parecem ter sofrido danos, provavelmente por conta da agricultura, mas a maior parte do casco parece intacta. Com base no comprimento da quilha (a “espinha dorsal” de um navio), os arqueólogos estimam que ele tinha entre 16 e 17 metros.

NIKU

Nas imagens, o contorno do navio apareceu claramente circulado pelos restos de uma vala. “Além de ter um significado potencialmente simbólico, acredita-se que as valas têm a função prática de fazer com que os montes pareçam maiores do que realmente eram”, afirmou Solem.

Ainda não é possível dizer a quem pertencia esse túmulo ou quantos esqueletos contém, mas provavelmente é a vala de algum governante ou indivíduo poderoso. Neste caso, a pessoa teria sido enterrada com artefatos como ouro, prata, armas e talvez até com escravos ou membros da família.

No entanto, o navio pode ter sido roubado em algum período da sua história passada. Descobertas semelhantes já foram encontradas saqueadas.

Esse não é o primeiro navio com vala descoberto por radar. No ano passado, outra pesquisa revelou um navio de 20 metros enterrado apenas meio metro abaixo do solo em Gjellestad, no sudeste da Noruega. O local está sendo escavado, mas os resultados ainda não foram divulgados.

O próximo passo em Edøy é escavar o navio também – se isso for permitido. “A decisão do que acontecerá em seguida depende da Diretoria do Patrimônio Cultural (Riksantikvaren). Para ser franco, não sabemos se a descoberta será totalmente escavada ou mesmo totalmente deixada em paz”, explicou Solem.

Escavar mesmo uma pequena área do navio já dará aos arqueólogos uma melhor visão de sua condição, no entanto, bem como a chance de conduzir análises na madeira e no que mais for coletado.

Eventualmente, os arqueólogos esperam responder a perguntas sobre um importante desenvolvimento tecnológico medieval: a quilha.

“A evolução da quilha, que contribuiu para o início do período viking, é um assunto importante na Escandinávia. Um achado como esse contribuirá, esperançosamente, para o nosso entendimento do desenvolvimento dos navios viking”, afirmou Solem.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Nuvem monstruosa de poeira do Saara é observa da espaço vindo em direção a Amazônia

  Todo os anos o deserto do Saara, lá do lado oposto do Oceano Atlântico, sopra uma nuvem tão gigantesca de poeira em direção as Américas que foi apelidada de Godzilla. É a maior destas nuvens em …

Oi? Kanye West compara vacina para COVID-19 com "a marca da besta"

Em nova polêmica, o rapper norte-americano Kanye West fez uma série de revelações sobre como ele enxerga uma possível vacina contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Durante entrevista concedida para a revista Forbes, o cantor também comentou …

Comentarista da CNN Brasil insinua que gays são promíscuos e ‘têm chance muito maior de ter Aids’

A CNN Brasil convidou o comentarista Leandro Narloch para falar sobre ao vivo sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de liberar a doação de sangue por parte de homens homossexuais e mulheres transsexuais, …

China detecta rastros de coronavírus em pacotes de alimentos do Equador

A China anunciou nesta sexta-feira (10/07) a suspensão das importações de alimentos do Equador após encontrar rastros do novo coronavírus em embalagens de camarão. Os vestígios foram encontrados em contêineres com pacotes de camarão branco do …

Pesquisadores se deparam com '1º colar' humano de 160.000 anos

Fósseis de conchas de amêijoas de 160 mil anos encontradas em cavernas de Israel são os primeiros exemplares de conchas usadas como adorno no corpo humano, defendem pesquisadores. Há cerca de 160 mil a 120 mil …

A China diz ter identificado uma nova doença muito mais mortal do que o Covid-19

A embaixada da China no Cazaquistão alertou sobre uma nova pneumonia desconhecida que seria ainda mais mortífera do que o coronavírus (Sars-CoV-2) causador Covid-19, de acordo com o South China Morning Post (SCMP). “A taxa de …

The Sims ganhará reality show para premiar jogadores em US$ 100 mil

A longeva franquia The Sims, onde gamers gerenciam todos os aspectos da vida de avatares virtuais, vai ganhar um reality show. Veiculado pela emissora norte-americana CBS, a atração se chamará “Spark’d” e deve ir ao ar …

Nudes de 100 anos encontrados dentro de parede são avaliados em milhares de dólares

O senso comum sugere que as gerações passadas eram mais conservadoras que as atuais, especialmente no que diz respeito à sexualidade. Basta escavarmos um pouco a memória – ou as paredes de nossas casas – para …

Presidente interina da Bolívia testa positivo para covid-19

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, revelou nesta quinta-feira (09/07) que foi infectada pelo novo coronavírus e que iniciará um período de quarentena. "Junto com toda a minha equipe, temos trabalhado pelas famílias bolivianas durante …

Após Bolsonaro tirar máscara em entrevista, ABI entra com ação contra presidente no STF

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) apresentou nesta quinta-feira (9) uma queixa criminal ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro, depois que ele tirou a máscara em uma entrevista em que anunciou …