Radar aéreo descobre um navio viking em uma fazenda

NIKU

Um estudo do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) descobriu um navio viking em uma fazenda usando radar aéreo.

O achado foi uma surpresa e um golpe de sorte, uma vez que este local em particular não fazia parte da área de pesquisa original da equipe.

“Nós terminamos a área combinada, mas tivemos tempo de sobra e decidimos fazer uma pesquisa rápida em outro campo. Acabou sendo uma boa decisão”, disse o arqueólogo Manuel Gabler, da NIKU, em um comunicado à imprensa.

O navio foi descoberto por radar de penetração no solo. Ele estava escondido sob uma fazenda perto da antiga cidade de Edøy, no oeste da Noruega. Nas proximidades, restos de postes indicavam os contornos fantasmagóricos de duas casas.

“O que podemos dizer é que esse tipo de casa geralmente data do período pré-cristão na Noruega. Em alguns casos, casas foram encontradas em locais de enterro que foram interpretados como ‘casas de morte’, ou seja, casas que provavelmente estavam ligadas ao culto aos mortos”, disse arqueólogo Dag-Øyvind Solem, também do NIKU, ao Ars.

Por enquanto, os pesquisadores não podem dizer quantos anos o navio tem, embora deva ter pelo menos mil anos, datando da Era Viking ou do período merovíngio anterior.

As imagens do radar são bastante detalhadas, no entanto. Por exemplo, os pesquisadores notaram que as extremidades do navio parecem ter sofrido danos, provavelmente por conta da agricultura, mas a maior parte do casco parece intacta. Com base no comprimento da quilha (a “espinha dorsal” de um navio), os arqueólogos estimam que ele tinha entre 16 e 17 metros.

NIKU

Nas imagens, o contorno do navio apareceu claramente circulado pelos restos de uma vala. “Além de ter um significado potencialmente simbólico, acredita-se que as valas têm a função prática de fazer com que os montes pareçam maiores do que realmente eram”, afirmou Solem.

Ainda não é possível dizer a quem pertencia esse túmulo ou quantos esqueletos contém, mas provavelmente é a vala de algum governante ou indivíduo poderoso. Neste caso, a pessoa teria sido enterrada com artefatos como ouro, prata, armas e talvez até com escravos ou membros da família.

No entanto, o navio pode ter sido roubado em algum período da sua história passada. Descobertas semelhantes já foram encontradas saqueadas.

Esse não é o primeiro navio com vala descoberto por radar. No ano passado, outra pesquisa revelou um navio de 20 metros enterrado apenas meio metro abaixo do solo em Gjellestad, no sudeste da Noruega. O local está sendo escavado, mas os resultados ainda não foram divulgados.

O próximo passo em Edøy é escavar o navio também – se isso for permitido. “A decisão do que acontecerá em seguida depende da Diretoria do Patrimônio Cultural (Riksantikvaren). Para ser franco, não sabemos se a descoberta será totalmente escavada ou mesmo totalmente deixada em paz”, explicou Solem.

Escavar mesmo uma pequena área do navio já dará aos arqueólogos uma melhor visão de sua condição, no entanto, bem como a chance de conduzir análises na madeira e no que mais for coletado.

Eventualmente, os arqueólogos esperam responder a perguntas sobre um importante desenvolvimento tecnológico medieval: a quilha.

“A evolução da quilha, que contribuiu para o início do período viking, é um assunto importante na Escandinávia. Um achado como esse contribuirá, esperançosamente, para o nosso entendimento do desenvolvimento dos navios viking”, afirmou Solem.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …