Jovens salvos de caverna na Tailândia se tornam monges noviços

Onze dos 12 jovens resgatados de uma caverna na Tailândia deram os primeiros passos para serem ordenados monges noviços budistas. O treinador da equipe também será ordenado monge e só o menino cristão do grupo não participa da conversão religiosa.

Adul Sam-on, que é cristão, é o único dos jovens resgatados de uma gruta na Tailândia que não será ordenado monge noviço, reporta a BBC.

O treinador da equipe, que esteve durante 17 dias no complexo de grutas de Tham Luang, também participou da cerimônia pública em que os jovens tiveram a cabeça rapada e será igualmente ordenado monge.

O budismo é a principal religião da Tailândia e é seguido por mais de 90% da população.

“Limpeza espiritual”

Os jovens vão passar nove dias em mosteiros budistas diferentes, em meditação e oração, e fazendo trabalhos de limpeza – uma tradição para os homens tailandeses que enfrentam situações de adversidade. O nove é tido como número da sorte entre os tailandeses, o que justifica a duração da empreitada.

É uma espécie de “limpeza espiritual” para o grupo, que ficou mais de duas semanas preso em uma gruta inundada até ser resgatado, numa tensa e arriscada operação.

Pongmanat Tasiri / EPA

“Eles devem passar algum tempo no mosteiro. É para proteção deles“, explica à BBC o avô de um dos meninos, Seewad Sompiangiai. “É como se eles tivessem morrido, mas agora renasceram“, acrescenta.

Assim, os meninos cumprem uma promessa feita pelas famílias pelo seu regresso com vida, e também homenageiam o mergulhador tailandês que morreu quando participava da operação de resgate.

O técnico de futebol dos adolescentes, Ekkapol “Ake” Chantawong, também se junta ao grupo, mas como monge e não como noviço – uma vez que já tinha passado um período em um mosteiro como noviço.

Apesar de Chantawong ter sido criticado por ter levado os meninos para a caverna, também foi elogiado por ter ajudado o grupo, ensinando a eles técnicas de meditação para mantê-los calmos e usar a menor quantidade de ar possível durante os dias que passaram sozinhos, na escuridão e sem comida.

A extraordinária história do grupo resgatado foi acompanhada por milhões de pessoas em todo o mundo desde o dia 23 de junho, quando entraram na caverna após um treino de futebol e ficaram presos no local, por causa das cheias.

Finalmente, os jovens foram resgatados por mergulhadores experientes que os encaminharam através de passagens estreitas e submersas, e sempre sedados para não entrarem em pânico – a maioria deles não sabia nadar.

Foram necessários três dias para tirar todo o grupo da caverna, com a participação de centenas de voluntários, mergulhadores e militares.

O complexo de grutas onde tudo aconteceu foi fechado, mas as autoridades admitem que, no futuro, pode ser reaberto como uma atração turística.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …