Pobreza extrema cresce no Brasil e afeta 13,5 milhões de pessoas

Parcela da população com renda de até 145 reais mensais vem crescendo nos últimos anos e já supera o número total de habitantes de países como Bolívia e Portugal, segundo levantamento do IBGE.

A pobreza extrema no Brasil atingiu no ano passado seu nível mais alto desde 2012, com 6,5% da população – cerca de 13,5 milhões de pessoas – com renda mensal de até 145 reais, conforme dados divulgados nesta quarta-feira (06/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A quantidade supera a população total de países como Bolívia e Portugal.

Desde 2014, 4,5 milhões de pessoas caíram para a pobreza extrema. Segundo a Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, em 2018, o percentual de brasileiros em extrema pobreza cresceu 0,1 ponto percentual (equivalente a 200 mil pessoas) em relação a 2017.

O aumento estabeleceu um novo recorde desde o início da série histórica do IBGE, em 2012, quando o número de brasileiros com renda mensal abaixo de 145 reais era de 11,3 milhões (5, 8%).

Nos dois anos seguintes, o Brasil reduziu as taxas de pobreza extrema, que chegou a 4,5%. Entretanto, a partir de 2014 esta começou a crescer devido à grave crise econômica que fez o Produto Interno Bruto (PIB) cair sete pontos percentuais entre 2015 e 2016 e cujos efeitos ainda são sentidos no país.

Pela linha definida pelo Banco Mundial, seguida pelo IBGE, são considerados em pobreza extrema aqueles que vivem com até 1,90 dólares por dia (o equivalente a 145 reais por mês).

O gerente do relatório, André Simões, enfatizou a necessidade de promover políticas públicas de combate à pobreza extrema, que afeta os mais vulneráveis ​​e os que têm menos condições de entrar no mercado de trabalho.

“Esse grupo precisa de cuidados maiores, que seriam, por exemplo, políticas públicas de distribuição de renda e para dinamizar o mercado de trabalho”, explicou.

Ele enfatizou que o valor atual dos subsídios de assistência governamental para os mais desfavorecidos, como o programa Bolsa Família, “não é suficiente para tirar as pessoas da pobreza extrema”.

Um milhão de pessoas superou a linha da pobreza em 2018, mas um quarto da população brasileira ainda permanece nessa situação, ou seja, 52,5 milhões de pessoas.

A taxa de pobreza caiu de 26,5%, em 2017, para 25,3% em 2018, percentual ainda distante do registrado há cinco anos, quando era de 22,8%.

A pobreza atinge principalmente a população negra ou mestiça, que representa 72,7% dos pobres do Brasil.

O relatório desta quarta-feira está relacionado aos dados divulgados pelo IBGE no mês passado, apontando que a desigualdade entre ricos e pobres atingiu em 2018 seu nível mais alto dentro da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNADC), também de 2012.

O rendimento médio mensal real do 1% da fatia mais rica da população brasileira atingiu em 2018 o equivalente a 33,8 vezes o ganho obtido pelos 50% mais pobres do país, segundo o IBGE.

O 1% da população mais rica – grupo que reúne apenas 2,1 milhões de cidadãos – teve rendimento médio mensal de 27.744 reais, enquanto os 50% mais pobres – mais de 100 milhões – só ganharam 820 reais por mês.

Os números da pesquisa divulgada no mês passado indicam que os pobres ficaram mais pobres, e os ricos, mais ricos. Os 30% mais pobres do país, cerca de 60 milhões, tiveram seu rendimento médio mensal reduzido, em alguns casos em até 3,2%. Os 5% mais pobres – cerca de 10 milhões –, por exemplo, tiveram ganhos mensais de apenas 153 reais em 2018, contra 158 reais em 2017. Já o 1% mais rico viu seu rendimento aumentar 8,4%, de 25.593 para 27.744 reais, entre 2017 e 2018.

// DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …