Quase todos os pacientes de Covid-19 colocados em respiradores morrem

Um estudo preliminar com 5.700 pacientes hospitalizados com Covid-19 na região de Nova York, nos EUA, descobriu que 88,1% dos que são colocados em respiradores artificiais morrem.

Isso não significa, necessariamente, que respiradores não ajudam a salvar vidas. Pode ser que ele de fato tenha um papel limitado no tratamento de Covid-19, ou pode ser que as instalações médicas já estejam tão sobrecarregadas que a qualidade dos cuidados é inevitavelmente comprometida.

A falta desse material é uma das maiores preocupações médicas durante a pandemia – a quarentena, entre outros motivos, serve para diminuir o número de casos simultâneos da doença, pois os hospitais não possuem respiradores para tratar muitas pessoas ao mesmo tempo. Escolher qual paciente é colocado em um respirador é um desafio que ninguém quer enfrentar, e um que também influenciar na taxa de sobrevivência dos pacientes.

Uma vez que esses dados são iniciais e refletem apenas os resultados médicos de uma rede de saúde, precisamos de mais estatísticas para tentar entender o papel do respirador na doença.

O estudo analisou pacientes hospitalizados na rede da Northwell Health, o maior sistema de saúde dessa região americana, que atende cerca de 11 milhões de pessoas em Long Island, Westchester e Nova York. 12 unidades de terapia intensiva da rede forneceram dados sobre 5.700 pacientes hospitalizados com infecção confirmada por coronavírus (SARS-CoV-2) através de resultado positivo em testes de reação em cadeia da polimerase.

Em um período que foi de 1 de março a 4 de abril de 2020, os cientistas analisaram informações sobre a saúde de todos esses pacientes, incluindo demografia, comorbidades, diagnóstico inicial, medicamentos utilizados em casa e no hospital, testes laboratoriais iniciais e subsequentes, medições de eletrocardiograma, tipo de tratamento (incluindo ventilação e substituição renal) e resultados de saúde (altas, curas e mortes).

A idade média dos pacientes hospitalizados era de 63 anos. 60,3% se identificam como homens e 39,7% como mulheres. As comorbidades mais comuns eram hipertensão (56,6%), obesidade (41,7%) e diabetes (33,8%).

14,2% dos pacientes internados foram tratados em unidades de cuidado intensivo. 12,2% receberam ventilação mecânica invasiva. 81% receberam terapia de substituição renal (um termo usado para abranger diversos tratamentos para a insuficiência renal, como hemodiálise, diálise peritoneal, hemofiltração e transplante renal). 21% morreram.

Mais pacientes na faixa dos 18 aos 65 anos foram tratados na UTI ou receberam ventilação em comparação com o grupo dos 65 anos ou mais. A mortalidade geral para pacientes que foram colocados em respiradores foi de 88,1%, sendo que a taxa de mortalidade para o grupo de 18 a 65 anos foi de 76,4% e para o grupo de 65 anos ou mais de 97,2%. Nenhum paciente com menos de 18 anos colocado em respirador morreu.

Um artigo sobre o estudo foi publicado na revista científica JAMA.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …