Os habitantes de Oklahoma, no centro dos Estados Unidos – e ao que parece, os pássaros de toda região – acordaram no sábado com a terra a tremer.
O terremoto de grau 5.6 na escala de Richter que às primeiras horas da manhã desse sábado sacudiu o Oklahoma, apesar de ter sido um dos mais violentos a atingir a região nos últimos anos, não causou vítimas.
O epicentro do tremor de terra foi registrado a 6 km de profundidade, a nordeste de Pawnee, uma pequena cidade a pouco mais de 116 km de Oklahoma City.
Segundo a estação local de TV News9, esse foi oficialmente o maior terremoto alguma vez registrado no Oklahoma, tendo sido sentido um pouco por todo o centro dos Estados Unidos, desde Omaha, no Nebraska, até Dallas, no Texas.
O terremoto se limitou no entanto a pregar um grande susto – à população humana da região, mas não só.
Um radar meteorológico captou ao vivo o momento em que o sismo acontece, ao mesmo tempo que os pássaros de toda região levantam voo.
Matt Mahler, meteorologista da News9, compartilhou em seu Facebook um vídeo que mostra o momento exato em que milhões de pássaros levantam voo enquanto, por baixo, a terra treme.
O espantoso efeito visual dos pássaros levantando voo em simultâneo se parece, realça o meteorologista, com uma explosão de proporções apocalípticas.
Segundo alguns especialistas, o fenômeno captado pelo radar da News9 é bastante comum, havendo mesmo animais que pressentem os tremores de terra antes que aconteçam.
Por outro lado, dizem alguns entendidos, os pássaros da região levantam voo todas as manhãs, imediatamente antes do nascer do sol, o que pode ter coincidido com o tremor de terra desse sábado.
Mas isso não explica porque parecem estar todos fugindo de Oklahoma City.
AJB // ZAP