Os ornitorrincos podem ser nossos novos aliados no combate às superbactérias

Cientistas australianos descobriram que o leite dos ornitorrincos podem ajudar na luta dos cientistas contra um dos problemas mais urgentes da humanidade: a resistência das bactérias aos antibióticos.

Os ornitorrincos são criaturas curiosas. Com bico de pato e patas munidas de esporões venenosos, estão entre os poucos mamíferos capazes de colocar ovos e amamentam de uma forma completamente diferente dos outros animais.

Segundo a BBC, é essa diferença que pode fazer com que se tornem importantes aliados dos cientistas no esforço para combater as superbactérias.

Em 2010, cientistas australianos descobriram que o leite do ornitorrinco contém uma proteína potente que evita a proliferação desses micro-organismos. O atributo, diz a equipe à frente do estudo, poderia ajudar na luta contra um dos problemas mais urgentes da humanidade: a resistência de bactérias aos antibióticos.

Agora, os cientistas conseguiram isolar a estrutura da proteína, para entenderem como funciona, e acreditam que a descoberta pode levar à criação de um novo antibiótico.

Como não têm mamilos, os ornitorrincos concentram o leite na barriga e alimentam os filhotes através dos poros existentes nessa área do corpo. O leite é liberado como se fosse um “suor” e os filhotes “lambem” o líquido da barriga da genitora.

De acordo com os cientistas, o sistema de amamentação pode estar ligado às propriedades antibacterianas do leite. “Os ornitorrincos são animais tão esquisitos que faria algum sentido terem uma bioquímica estranha”, afirmou Janet Newman, da Agência Nacional de Ciência da Austrália (CSIRO) e coordenadora da pesquisa.

Os cientistas acreditam que os mamíferos desenvolveram mamilos para garantir uma forma estéril de amamentar os filhotes sem contaminá-los com bactérias e outros micro-organismos.

No entanto, o leite do ornitorrinco é exposto à sujeira proveniente do exterior, o que deixa os filhotes em risco de serem contaminados por algum agente patológico.

A proteína antibacteriana única que o leite dos ornitorrincos possui é a defesa do animal contra isso, explica Julie Sharp, da Deakin University. “Estávamos interessados em examinar a estrutura da proteína e suas características para encontrar exatamente qual parte da proteína faz isso”, contou.

“Os pesquisadores encontraram uma peculiaridade que dizem nunca ter sido vista em mais de 100 mil estruturas diferentes de proteínas conhecidas pelos biólogos”, acrescenta.

A equipe a apelidou de “Shirley Temple”, devido à forma encaracolada (e uma referência à jovem atriz que brilhou nos anos 30). Newman afirma que a equipe se aprofundará nos estudos para “procurar informações sobre outras descobertas” nas propriedades do leite do bicho.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um relatório, em 2014, alertando para a urgência na prevenção de uma eventual era “pós-antibiótico”, em que as infecções mais comuns, que foram facilmente tratadas durante décadas, poderiam voltar mais fortes.

A resistência a antibióticos ocorre quando as bactérias acumulam tolerância contra os medicamentos e passam a resistência para a próxima geração de bactérias, produzindo superespécies.

O leite do ornitorrinco poderia ajudar no combate ao problema e, não apenas, conforme os estudos dos cientistas têm revelado. Em 2016, cientistas australianos também descobriram que o veneno do animal pode abrir caminho a novos tratamentos para a diabetes tipo 2.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …