Os ornitorrincos podem ser nossos novos aliados no combate às superbactérias

Cientistas australianos descobriram que o leite dos ornitorrincos podem ajudar na luta dos cientistas contra um dos problemas mais urgentes da humanidade: a resistência das bactérias aos antibióticos.

Os ornitorrincos são criaturas curiosas. Com bico de pato e patas munidas de esporões venenosos, estão entre os poucos mamíferos capazes de colocar ovos e amamentam de uma forma completamente diferente dos outros animais.

Segundo a BBC, é essa diferença que pode fazer com que se tornem importantes aliados dos cientistas no esforço para combater as superbactérias.

Em 2010, cientistas australianos descobriram que o leite do ornitorrinco contém uma proteína potente que evita a proliferação desses micro-organismos. O atributo, diz a equipe à frente do estudo, poderia ajudar na luta contra um dos problemas mais urgentes da humanidade: a resistência de bactérias aos antibióticos.

Agora, os cientistas conseguiram isolar a estrutura da proteína, para entenderem como funciona, e acreditam que a descoberta pode levar à criação de um novo antibiótico.

Como não têm mamilos, os ornitorrincos concentram o leite na barriga e alimentam os filhotes através dos poros existentes nessa área do corpo. O leite é liberado como se fosse um “suor” e os filhotes “lambem” o líquido da barriga da genitora.

De acordo com os cientistas, o sistema de amamentação pode estar ligado às propriedades antibacterianas do leite. “Os ornitorrincos são animais tão esquisitos que faria algum sentido terem uma bioquímica estranha”, afirmou Janet Newman, da Agência Nacional de Ciência da Austrália (CSIRO) e coordenadora da pesquisa.

Os cientistas acreditam que os mamíferos desenvolveram mamilos para garantir uma forma estéril de amamentar os filhotes sem contaminá-los com bactérias e outros micro-organismos.

No entanto, o leite do ornitorrinco é exposto à sujeira proveniente do exterior, o que deixa os filhotes em risco de serem contaminados por algum agente patológico.

A proteína antibacteriana única que o leite dos ornitorrincos possui é a defesa do animal contra isso, explica Julie Sharp, da Deakin University. “Estávamos interessados em examinar a estrutura da proteína e suas características para encontrar exatamente qual parte da proteína faz isso”, contou.

“Os pesquisadores encontraram uma peculiaridade que dizem nunca ter sido vista em mais de 100 mil estruturas diferentes de proteínas conhecidas pelos biólogos”, acrescenta.

A equipe a apelidou de “Shirley Temple”, devido à forma encaracolada (e uma referência à jovem atriz que brilhou nos anos 30). Newman afirma que a equipe se aprofundará nos estudos para “procurar informações sobre outras descobertas” nas propriedades do leite do bicho.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um relatório, em 2014, alertando para a urgência na prevenção de uma eventual era “pós-antibiótico”, em que as infecções mais comuns, que foram facilmente tratadas durante décadas, poderiam voltar mais fortes.

A resistência a antibióticos ocorre quando as bactérias acumulam tolerância contra os medicamentos e passam a resistência para a próxima geração de bactérias, produzindo superespécies.

O leite do ornitorrinco poderia ajudar no combate ao problema e, não apenas, conforme os estudos dos cientistas têm revelado. Em 2016, cientistas australianos também descobriram que o veneno do animal pode abrir caminho a novos tratamentos para a diabetes tipo 2.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …