Com 16 anos, brasileiro ex-aluno de escola pública ganha bolsa em Harvard

(dr) Guilherme Rocha

Guilherme Rocha

Um estudante brasileiro de 16 anos conseguiu o que parecia impossível. Ele foi selecionado para fazer um curso de verão sobre astronomia na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Guilherme Rocha é um dos estudantes incentivados pelo Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart), que apoia desde 1999 jovens de baixa renda e tem parceria com diversas universidades norte-americanas e brasileiras.

A instituição cedeu bolsas de estudos ao adolescente e a outros três alunos, também brasileiros, para que passassem duas semanas de julho deste ano em Harvard onde aprenderam sobre os buracos negros e o modelo do Sistema Solar.

Guilherme estuda no 2º ano do Ensino Médio do Colégio Poliedro, em São Paulo. “Os professores de lá me tratavam como se eu fosse um aluno da graduação”, diz Guilherme em entrevista à Galileu.

Para fazer o curso de verão em Harvard, o jovem também precisou disputar sua vaga junto com outros estudantes de todo o mundo. “Fiz uma prova, teste de proficiência em inglês para conseguir o certificado TOEFL, além de duas redações e uma entrevista final”, conta ele.

Ao todo, foram seis meses de preparação para as avaliações. O estudante teve o apoio do Ismart para ajudá-lo a melhorar seu inglês e se preparar para as provas em Harvard.

Foi também por meio da organização, que conta com o apoio financeiro de empresas e filantropos, que Guilherme ganhou uma bolsa integral para deixar sua antiga escola pública na Vila Itaim, na zona leste de São Paulo, para cursar o ensino médio no colégio particular no qual está hoje.

“Minha escola antiga também era boa, mas a diferença hoje é que eu estudo mais e tenho mais responsabilidade, além de ter que conviver com pessoas muito diferentes de mim”, afirma.

Outro sonho

Guilherme tem mais um sonho: estudar física na Universidade de Yale, também nos EUA, para dar aula em escolas públicas no Brasil.

Nos últimos anos ele vem preparando o seu currículo para ser aceito na faculdade, cujo processo seletivo é um diferente das instituições brasileiras: são realizados testes padronizados e de proficiência em inglês, análise de currículo acadêmico, envio de cartas de recomendação e várias redações.

Ciberia // Só Notícia Boa

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Secularismo e tolerância a minorias predizem a prosperidade de um país

Pesquisadores da Universidade de Bristol e Universidade do Tennesse analisaram dados de quase 500 mil pessoas de 109 países e concluíram que mudanças na cultura geralmente vêm antes da melhora na riqueza, educação e democracia. Os …

Estudo: declínio de abelhas se aproxima da extinção em massa

De acordo com um novo estudo liderado por cientistas da Universidade de Ottawa (Canadá), a probabilidade de uma população de abelhas sobreviver em qualquer lugar diminuiu 30% no curso de uma geração humana. Os pesquisadores sugerem …

Pesquisador diz ter descoberto droga capaz de apagar memória ruim de separação amorosa

Um pesquisador de Montreal, no Canadá, diz ter encontrado uma maneira de acabar com o sofrimento causado por uma separação traumática — ele "edita" as memórias dolorosas usando um betabloqueador e sessões de terapia. Alain Brunet …

Documento revela que Facebook poderia ter virado uma "Wikipédia da vida privada"

Steven Levy, conhecido editor da Wired, conseguiu colocar as mãos em algo que ele talvez nunca imaginou encontrar: um diário de Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, datado de 2006 e que mostra algumas …

Missão suicida: satélite queimará na atmosfera da Terra, mas por uma boa causa

Na próxima semana, a Agência Espacial Europeia (ESA) vai destruir um satélite, lançando-o em direção à atmosfera da Terra, só para vê-lo queimar durante a reentrada. Sim, tudo de propósito. Trata-se de um experimento muito …

Pé Grande vagueia pelo Reino Unido enquanto centenas de relatos são registrados

Apesar de a lenda do Pé Grande ser tipicamente americana, centenas de pessoas relataram ter visto a enigmática criatura em diversas localidades do Reino Unido. Se por um lado o Reino Unido é um país relativamente …

Um terço de todas as espécies de animais e plantas pode desaparecer em 50 anos

Um novo estudo da Universidade do Arizona (EUA) estimou que um terço de todas as espécies de plantas e animais do planeta pode ser extinta em até 50 anos devido aos efeitos da mudança climática. Para …

Huawei ataca governo dos EUA e lembra caso Snowden

Em comunicado publicado nesta quinta-feira (13), a Huawei voltou a se defender dos ataques feitos pelos Estados Unidos nesta semana, afirmando que, se tem alguém envolvido com espionagem internacional, esse alguém é justamente o governo …

Os efeitos políticos e religiosos do encontro entre Lula e o papa

Reunião no Vaticano vai além de troca de gentilezas entre dois líderes sul-americanos. Para especialistas, audiência tem repercussões para o ex-presidente, o PT e a própria Igreja Católica, que vive disputa de poder. A reunião entre …

Candidato de Macron à prefeitura de Paris renuncia devido a escândalo sexual

Reviravolta na campanha pelas eleições municipais em Paris a apenas um mês da votação. O candidato do partido presidencial, Benjamin Griveaux, renunciou nesta sexta-feira (14) à corrida pela prefeitura da capital. A decisão foi anunciada …