China prepara lei que pune professores estrangeiros que não defenderem a “honra da nação”

O governo chinês prepara uma nova lei visando reforçar o controle nas escolas internacionais do país. O principal objetivo é vigiar as atividades de professores estrangeiros. Aqueles que forem considerados “perigosos para a soberania nacional”, serão punidos.

O projeto de lei foi batizado de “medidas para o emprego e a gestão dos professores estrangeiros”. O texto, que está sendo submetido a uma consulta popular desde 21 de julho no site do ministério chinês da Educação Nacional, traz uma série de pontos visando reprimir crimes como abuso sexual ou consumo e venda de drogas.

Mas o governo também prevê medidas de ordem moral, como punir comportamentos considerados “nocivos para a soberania nacional e prejudiciais para a honra da China”.

Os atos considerados “perigosos” incluem todos os tipos de crítica ao governo ou qualquer menção, junto aos alunos, sobre as manifestações de contestação em Hong Kong, já que esses protestos são vistos como um questionamento da segurança pública.

As instituições são obrigadas a denunciar os professores que desrespeitarem a regra e os culpados são imediatamente punidos, com risco de perderem o emprego.

As sanções são as mesmas aplicadas ao corpo professoral chinês. Alguns alunos e professores chineses, aliás, já foram excluídos por comportamentos considerados contrários ao regulamento.

Concretamente, a implementação da lei passa pela instalação de câmeras de vigilância nos anfiteatros e salas de aula de algumas escolas. Também existe uma vontade de controlar o conteúdo dos livros escolares usados no ensino de línguas estrangeiras.

Escolas internacionais em perigo

O projeto de lei faz parte de uma série de medidas lançadas pelo governo chinês para reforçar o controle ideológico no país. O sistema educativo deve seguir a linha do Partido Comunista e servir de escudo para o que Pequim considera como “ideias liberais perigosas”, vindas do Ocidente. Mas de acordo com especialistas, esse texto também representa uma ameaça para inúmeras escolas internacionais na China.

Segundo o pesquisador Jiang Xueqin, citado pelo jornal Globe and Mail, “o objetivo é tornar impossível o funcionamento do ensino estrangeiro na China. Isso pode ser feito aumentando o custo para o funcionamento desses estabelecimentos ou fazendo com que as escolas estrangeiras não se diferenciem mais das escolas chinesas”.

A nova lei está sendo elaborada há mais de um ano e, segundo o ministério da Educação, poderá entrar em vigor já no próximo ano escolar. Se o texto for adotado, os professores estrangeiros deverão seguir uma formação, com aulas especiais sobre as regras e leis chinesa. Em seguida, eles serão avaliados e terão notas, como os alunos.

Trata-se de um projeto de lei importante, principalmente diante do número de professores estrangeiros atuando na China. Segundo dados oficiais de 2017, o sistema educativo chinês emprega 400 mil professores vindos de outros países, um terço deles trabalhando legalmente.

De acordo com o jornal local China Daily, em 2018 o país contava com 500 mil estabelecimentos que davam cursos de inglês, boa parte deles empregando estrangeiros como professores.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …