Perto do antigo sítio arqueológico de Gobekli Tepe, na província turca de Sanliurfa, arqueólogos encontraram mais 11 montes, aparentemente construídos pelo homem há cerca de 12.000 anos.
Gobekli Tepe é considerado o primeiro templo do mundo. Agora foram descobertas mais 11 grandes montes cercadas por construções feitas pelo homem há milhares de anos, em uma linha de 100 km ao redor do sítio arqueológico, de acordo com o Daily Sabah.
O ministro de Cultura e Turismo turco, Mehmet Ersoy, afirmou que esta área poderia até mesmo ser chamada de “pirâmides do sudeste da Turquia”.
O ministro turco adicionou que uma “grande pesquisa” sobre os montes está sendo terminada. O relatório detalhado será publicado em setembro.
Gobekli Tepe está na Lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, na sigla em inglês) desde 2011. Foi descoberto pela primeira vez em 1963 por arqueólogos de Istambul e Chicago.
Posteriormente, em 1995, os cientistas encontraram obeliscos em forma de T do Neolítico, de três a seis metros de altura e pesando 40 a 60 toneladas. Além disso, encontraram diferentes artefatos, por exemplo, estatuetas de 12 mil anos representando pessoas, com altura de 65 centímetros.
// Sputnik