Balão gástrico para se engolir leva a emagrecimento substancial

De acordo com um novo estudo da Universidade Sapienza, em Roma, na Itália, balões gástricos que podem ser engolidos em vez de cirurgicamente inseridos no estômago são seguros e eficazes para perder peso.

Os chamados balões intragástricos têm sido usados há décadas para ajudar pacientes obesos a perder quilos. Inflados com água, os dispositivos restringem a fome e tornam fazer dieta algo mais fácil, induzindo uma sensação de plenitude. Até agora, no entanto, eles só poderiam ser implantados no estômago cirurgicamente, um procedimento caro que requer anestesia geral.

Em um pequeno estudo conduzido por Roberta Ienca, pesquisadora em medicina experimental da Universidade Sapienza, 42 pacientes obesos – 29 homens e 13 mulheres – engoliram balões gástricos, antes de eles serem inflados com líquido.

“Um cateter é anexado ao balão, que é dobrado em uma cápsula”, explicou Ienca à AFP. O médico enche o balão através do tubo minúsculo, que é depois removido pela boca. “Este processo leva apenas alguns segundos”, acrescentou.

Os balões permaneceram no estômago dos pacientes durante 16 semanas, período durante o qual eles fizeram uma dieta baixa em carboidratos e calorias. No final desse tempo, uma válvula de liberação interna se abriu automaticamente e drenou o balão, que foi então excretado.

Em média, os voluntários perderam mais de 15 quilos, o que correspondeu a 31% do excesso de peso. Os pesquisadores não notaram nenhum efeito colateral grave. Após o estudo, os pacientes passaram a fazer uma dieta mediterrânea, rica em vegetais e azeite, e pobre em proteínas e amido.

Vantagens e desvantagens

A nova técnica “parece ser um método seguro e eficaz de perda de peso”, Ienca disse em um comunicado. Como o balão “não requer endoscopia, cirurgia ou anestesia, isso pode torná-lo adequado para uma população maior de pacientes obesos que não respondem a tratamentos com dieta”.

Além disso, o procedimento inovador é mais econômico que o balão cirúrgico. No entanto, alguns especialistas lembram ainda que os balões gástricos não são uma solução de longo prazo para perda de peso.

“No entanto, ainda são úteis para alguns pacientes, e a introdução de um dispositivo que não requer cirurgia para implantar é um passo positivo”, afirmou Simon Cork, pesquisador em medicina investigativa no Imperial College de Londres, que não esteve envolvido no estudo.

Desenvolvido pela empresa norte-americana Allurion Technologies, o balão engolível já é comercializado na Europa, em países como França, Itália, Espanha, Bélgica e Grécia. Também está disponível na Arábia Saudita e no Kuwait.

A empresa pretende iniciar o processo de aprovação da Administração de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos em breve.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …