Balão gástrico para se engolir leva a emagrecimento substancial

De acordo com um novo estudo da Universidade Sapienza, em Roma, na Itália, balões gástricos que podem ser engolidos em vez de cirurgicamente inseridos no estômago são seguros e eficazes para perder peso.

Os chamados balões intragástricos têm sido usados há décadas para ajudar pacientes obesos a perder quilos. Inflados com água, os dispositivos restringem a fome e tornam fazer dieta algo mais fácil, induzindo uma sensação de plenitude. Até agora, no entanto, eles só poderiam ser implantados no estômago cirurgicamente, um procedimento caro que requer anestesia geral.

Em um pequeno estudo conduzido por Roberta Ienca, pesquisadora em medicina experimental da Universidade Sapienza, 42 pacientes obesos – 29 homens e 13 mulheres – engoliram balões gástricos, antes de eles serem inflados com líquido.

“Um cateter é anexado ao balão, que é dobrado em uma cápsula”, explicou Ienca à AFP. O médico enche o balão através do tubo minúsculo, que é depois removido pela boca. “Este processo leva apenas alguns segundos”, acrescentou.

Os balões permaneceram no estômago dos pacientes durante 16 semanas, período durante o qual eles fizeram uma dieta baixa em carboidratos e calorias. No final desse tempo, uma válvula de liberação interna se abriu automaticamente e drenou o balão, que foi então excretado.

Em média, os voluntários perderam mais de 15 quilos, o que correspondeu a 31% do excesso de peso. Os pesquisadores não notaram nenhum efeito colateral grave. Após o estudo, os pacientes passaram a fazer uma dieta mediterrânea, rica em vegetais e azeite, e pobre em proteínas e amido.

Vantagens e desvantagens

A nova técnica “parece ser um método seguro e eficaz de perda de peso”, Ienca disse em um comunicado. Como o balão “não requer endoscopia, cirurgia ou anestesia, isso pode torná-lo adequado para uma população maior de pacientes obesos que não respondem a tratamentos com dieta”.

Além disso, o procedimento inovador é mais econômico que o balão cirúrgico. No entanto, alguns especialistas lembram ainda que os balões gástricos não são uma solução de longo prazo para perda de peso.

“No entanto, ainda são úteis para alguns pacientes, e a introdução de um dispositivo que não requer cirurgia para implantar é um passo positivo”, afirmou Simon Cork, pesquisador em medicina investigativa no Imperial College de Londres, que não esteve envolvido no estudo.

Desenvolvido pela empresa norte-americana Allurion Technologies, o balão engolível já é comercializado na Europa, em países como França, Itália, Espanha, Bélgica e Grécia. Também está disponível na Arábia Saudita e no Kuwait.

A empresa pretende iniciar o processo de aprovação da Administração de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA:

Linkin Park homenageará Chester Bennington com show em Los Angeles

O Linkin Park prestará uma homenagem a seu falecido vocalista, Chester Bennington, com um show especial no legendário Hollywood Bowl de Los Angeles no próximo dia 27 de outubro, informou a banda nesta segunda-feira (18) …

Astronautas que ficaram 8 meses isolados para simular missão em Marte são liberados

Depois de passar oito meses simulando a vida em Marte nas encostas do vulcão Mauna Loa, seis “astronautas” foram liberados de um habitat havaiano no domingo (17 de setembro) para retornar à civilização. Eles acabam de …

Cientistas conseguem identificar as vozes que os esquizofrênicos escutam

Uma nova descoberta científica sobre o cérebro revela que as vozes na cabeça de pacientes esquizofrênicos podem derivar de vozes do mundo real. A descoberta pode dar esperança de que os pacientes aprendam a ignorar …

Jovem alemã que combatia pelo Estado Islâmico pode ser condenada à morte

A adolescente alemã deverá ir a julgamento no Iraque, por envolvimento com o grupo terrorista Estado Islâmico, e pode ser condenada à morte. Linda Wenzel, de apenas 16 anos, estava desaparecida de casa, na cidade alemã …

"Justiça Para Mara": assassinato de jovem por motorista do Cabify gera revolta no México

A morte de Mara Castilla, uma jovem de 19 anos assassinada por um motorista da plataforma de transporte Cabify, no México, enfureceu ainda mais os protestos contra um crime cada vez mais habitual no país: …

Arquipélago de Alcatrazes, em São Paulo, é aberto ao ecoturismo

O Refúgio de Vida Silvestre (RVS) do Arquipélago de Alcatrazes, localizado em São Sebastião (SP), será aberto para atividades de mergulho recreativo e passeio embarcado para observação da fauna. A abertura para visitação pública da unidade …

Pesquisa CNT: 3,4% aprovam governo Temer e 75,6% reprovam

A Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) com o Instituto MDA, divulgada nesta terça-feira (19), indica que 3,4% dos brasileiros entrevistados consideram positivo o governo do presidente Michel Temer e 75,6% o avaliam como …

Trump na ONU: EUA estão preparados para "destruir totalmente" a Coreia do Norte

Diante das Nações Unidas, o presidente americano Donald Trump disse que os Estados Unidos estão prontos para "destruir totalmente" a Coreia do Norte caso seja "forçado" a defender a si e a seus aliados. "Estamos prontos, …

Temer na ONU: presidente quer Brasil "mais aberto ao mundo"

Em discurso para líderes mundiais na abertura da 72ª Assembleia Geral das Nações Unidas, nesta terça-feira (19), em Nova York, o presidente Michel Temer disse que o Brasil deve estar mais aberto ao mundo e …

Justiça autoriza psicólogos a oferecer terapia de reorientação sexual

Um juiz federal do Distrito Federal autorizou, em caráter liminar, que psicólogos possam atender eventuais pacientes que busquem terapia para reorientação sexual. A decisão atendeu a uma ação de três psicólogos que pediam a suspensão de …