Balão gástrico para se engolir leva a emagrecimento substancial

De acordo com um novo estudo da Universidade Sapienza, em Roma, na Itália, balões gástricos que podem ser engolidos em vez de cirurgicamente inseridos no estômago são seguros e eficazes para perder peso.

Os chamados balões intragástricos têm sido usados há décadas para ajudar pacientes obesos a perder quilos. Inflados com água, os dispositivos restringem a fome e tornam fazer dieta algo mais fácil, induzindo uma sensação de plenitude. Até agora, no entanto, eles só poderiam ser implantados no estômago cirurgicamente, um procedimento caro que requer anestesia geral.

Em um pequeno estudo conduzido por Roberta Ienca, pesquisadora em medicina experimental da Universidade Sapienza, 42 pacientes obesos – 29 homens e 13 mulheres – engoliram balões gástricos, antes de eles serem inflados com líquido.

“Um cateter é anexado ao balão, que é dobrado em uma cápsula”, explicou Ienca à AFP. O médico enche o balão através do tubo minúsculo, que é depois removido pela boca. “Este processo leva apenas alguns segundos”, acrescentou.

Os balões permaneceram no estômago dos pacientes durante 16 semanas, período durante o qual eles fizeram uma dieta baixa em carboidratos e calorias. No final desse tempo, uma válvula de liberação interna se abriu automaticamente e drenou o balão, que foi então excretado.

Em média, os voluntários perderam mais de 15 quilos, o que correspondeu a 31% do excesso de peso. Os pesquisadores não notaram nenhum efeito colateral grave. Após o estudo, os pacientes passaram a fazer uma dieta mediterrânea, rica em vegetais e azeite, e pobre em proteínas e amido.

Vantagens e desvantagens

A nova técnica “parece ser um método seguro e eficaz de perda de peso”, Ienca disse em um comunicado. Como o balão “não requer endoscopia, cirurgia ou anestesia, isso pode torná-lo adequado para uma população maior de pacientes obesos que não respondem a tratamentos com dieta”.

Além disso, o procedimento inovador é mais econômico que o balão cirúrgico. No entanto, alguns especialistas lembram ainda que os balões gástricos não são uma solução de longo prazo para perda de peso.

“No entanto, ainda são úteis para alguns pacientes, e a introdução de um dispositivo que não requer cirurgia para implantar é um passo positivo”, afirmou Simon Cork, pesquisador em medicina investigativa no Imperial College de Londres, que não esteve envolvido no estudo.

Desenvolvido pela empresa norte-americana Allurion Technologies, o balão engolível já é comercializado na Europa, em países como França, Itália, Espanha, Bélgica e Grécia. Também está disponível na Arábia Saudita e no Kuwait.

A empresa pretende iniciar o processo de aprovação da Administração de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos em breve.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …