Afinal, comer pão no café da manhã pode ajudar a emagrecer

Um café da manhã rico em energia, com uma boa e apetitosa torrada, traz benefícios para a saúde e engorda menos do que consumir uma fatia idêntica à noite. É a conclusão de um estudo científico feito em Israel, em torno de pacientes com obesidade e diabetes tipo 2.

Este estudo, apoiado pelo Ministério da Saúde de Israel, foi apresentado recentemente no encontro anual da Sociedade de Endocrinologia em Chicago, nos EUA.

A pesquisa conclui que, em pacientes com obesidade e diabetes tipo 2, o hábito de consumir um café da manhã mais substancial “promove a perda de peso, melhora a diabetes e diminui a necessidade de insulina”, conforme refere a Sociedade de Endocrinologia em comunicado.

“O estudo mostra que, em pacientes com diabetes tipo 2 tratados com insulina, uma dieta com três refeições por dia, consistindo em um grande café da manhã, um almoço médio e um pequeno jantar, tem muitos e rápidos efeitos positivos em comparação com a dieta tradicional, de seis pequenas refeições, mesmo que distribuídas igualmente ao longo do dia”, explica a autora que liderou a pesquisa, Daniela Jakubowicz, que é professora de medicina na Universidade de Tel Aviv, em Israel.

Entre esses efeitos positivos, estão “melhor perda de peso, menos fome e melhor controle da diabetes enquanto se usa insulina”, nota Jakubowicz no comunicado sobre o estudo.

A cientista também esclarece que “a hora do dia – quando se come e com que frequência se come – é mais importante do que o que se come e quantas calorias se consomem”.

“O metabolismo do nosso corpo muda ao longo do dia”, explica Jakubowicz, considerando que “um pedaço de pão consumido de manhã leva a uma resposta menor de glicose e engorda menos que uma fatia de pão idêntica consumida à noite”.

O estudo contou com a participação de 11 mulheres e de 18 homens, com obesidade e diabetes tipo 2 que faziam tratamento com insulina, com uma média de 69 anos de idade.

Os participantes foram divididos em dois grupos, sendo ambos sujeitos a duas dietas diferentes de perda de peso, contendo o mesmo número de calorias diárias.

A pesquisa decorreu durante três meses, com o Grupo B consumindo três refeições por dia, incluindo um grande café de manhã, um almoço médio e um jantar pequeno. O Grupo 6M consumiu seis refeições diárias, em quantidades igualmente espaçadas durante o dia.

Os pesquisadores mediram os níveis de glicose no sangue ao longo desses três meses, ajustando a dosagem de insulina à medida do necessário.

No fim do período, o Grupo B tinha perdido 5 quilos e os níveis de glicose em jejum caíram em 38 mg/dl, enquanto o Grupo 6M tinha ganhado 1,4 quilo, com uma queda de apenas 23 mg/dl nos níveis de glicose em jejum. Resultados semelhantes foram verificados nos níveis médios de glicose globais, com o Grupo B precisando de 2.5 unidades de insulina a menos por dia, enquanto o Grupo 6M precisou de 2.2 unidades a mais por dia.

“A fome e a ânsia por carboidratos também diminuíram significativamente no Grupo B, mas aumentaram no Grupo 6M”, destacam ainda os cientistas.

Também foi verificada “uma redução significativa da glicemia global depois de somente 14 dias no Grupo B, quando o participante tinha quase o mesmo peso do início” do estudo. Uma conclusão que sugere: “mesmo antes da perda de peso, a mudança no timing da refeição tem um efeito benéfico rápido no equilíbrio da glicose”, nota-se no comunicado da Sociedade de Endocrinologia.

“Uma dieta com um tempo de refeição e frequência adequados tem um papel fundamental no controle da glicose e da perda de peso”, conclui Jakubowicz.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …