Refugiada teve que fugir da Alemanha depois de cruzar com o seu sequestrador na rua

A refugiada yazidi de 19 anos fugiu da Alemanha – país que seria sua nova casa – depois de ter cruzado com seu antigo sequestrador, um membro do Estado Islâmico (EI) que a converteu em escrava sexual.

A jovem era Ashwaq Haji Hami, que acabou por regressar à terra natal, no Iraque, por temer que seu suposto torturador pudesse voltar a atormentá-la em solo alemão.

“A jovem foi interrogada, mas a informação que prestou não foi suficientemente precisa”, disse na altura uma porta-voz dos procuradores judiciais alemães, segundo a Associated Press, que entrevistou Hami, já em um campo de refugiados perto de Shekhan, no Curdistão iraquiano.

A jovem yazidi disse ter sido sequestrada pelo grupo terrorista em agosto de 2014, quando tinha 15 anos, sofrendo diversos abusos por parte de um dos membros, chamado Abu Humam, mas cujo nome verdadeiro seria Mohammed Rashid, segundo a própria.

Foi este homem que, em Mossul, capital iraquiana do EI, comprou a jovem yazidi por cerca de 100 dólares, recorda a revista portuguesa Visão. Durante mais de três meses, Ashwaq foi escravizada e abusada sexualmente.

De acordo com a revista, a jovem garante que conseguiu fugir quando, com a ajuda de outras quatro jovens yazidis, teria colocado soporíferos na comida do homem e de outros 17 que compartilhavam uma refeição noturna.

A fuga permitiu que ela reencontrasse os pais e, em junho de 2015, chegou “mais ou menos sã e salva” à Alemanha. Pelo meio, conta a publicação, descobriu que cinco dos seus irmãos desapareceram sem deixar rastro e que uma irmã continua, até hoje, como prisioneira e escrava do EI.

Depois de ter conseguido fugir e de tentar refazer sua vida, Hami diz ter cruzado com Rashid na Alemanha, em fevereiro deste ano, em Schwaebisch Gmuend, pacata cidade alemã que seria seu novo lar.

Tudo aconteceu quando, no momento em que voltava para casa, um carro estacionou ao seu lado e o condutor perguntou em alemão: “Você é Ashwaq, certo?”. A jovem recorda que ficou paralisada e reconheceu o indivíduo da “cara feia e barba ameaçadora”.

No dia seguinte, a jovem apresentou denúncia na polícia, onde lhe disseram que “também era um refugiado e que não podiam fazer nada sobre o assunto”. “Me deram apenas um número de telefone, caso ele voltasse a me incomodar. Depois dessa resposta, decidi que tinha de voltar ao Curdistão e que jamais regressaria à Alemanha”, conta.

É então que surge a polêmica. A história de Ashwaq começou a ser divulgada pela mídia e, em sua defesa, a Procuradoria alemã diz fazer uma investigação, mas alega desconhecer a identidade do suposto refugiado e invoca ainda “pouco rigor” no testemunho prestado pela jovem.

No verão de 2014, o grupo terrorista iniciou uma campanha para exterminar a minoria curda no Iraque, que contava com cerca de 650 mil pessoas. Dois anos depois, a ONU revelou que esse genocídio fez cerca de 10 mil mortos.

Cerca de 3 mil yazidis estão dados como desaparecidos, 6 mil mulheres e menores foram convertidas em escravas sexuais e aproximadamente 300 mil continuam em campos de refugiados.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …