Atentado com “bomba biológica” é impedido na Alemanha

High Bridge / Sony Pictures

Personagem de “Breaking Bad” com uma cápsula de rícina

A polícia judiciária alemã anunciou que a prisão, na semana passada, em Colonia, de um tunisiano impediu um atentado com uma “bomba biológica” com ricina, um veneno 6 mil vezes mais poderoso que o cianeto.

“Houve, neste caso, preparativos concretos para cometer um ato, com uma espécie de bomba biológica, algo sem precedentes na Alemanha”, declarou o chefe da polícia judiciária alemã, Holger Munch, à rádio pública do país.

Holger Munch indicou que o suspeito tinha começado a produzir ricina e que os investigadores dispõem de elementos que apontam para ligações ao grupo terrorista Estado Islâmico.

As buscas mostraram que o suspeito já tinha produzido ricina, o veneno de origem vegetal mais poderoso que se conhece, disse o chefe da polícia. Trata-se de uma substância mortal em caso de ingestão ou inalação e contra a qual não existe antídoto.

“Encontramos um grande número de sementes de ricina, permitindo produzir” o veneno, “assim como diversos utensílios necessários à fabricação de um explosivo”, adiantou Munch.

O objetivo visado pelo atentado ainda não foi determinado, assim como eventuais cumplicidades de que o suspeito poderia ter beneficiado. O homem de 29 anos, identificado como Seif Allah H., tinha sido assinalado há “alguns meses” e era vigiado, tendo sido detido por forças de elite da polícia alemã.

O chefe da polícia nacional indicou que a prisão foi possível graças à colaboração de “serviços de segurança nacionais e internacionais”. Segundo a mídia local, foi a CIA que alertou primeiro a polícia alemã, após ter notado as compras na internet das substâncias para a fabricação da bomba.

Esta é a primeira vez que as autoridades assumem claramente que estava sendo preparado um atentado com uma bomba de ricina. Na semana passada, na altura da prisão, a justiça falou de suspeitas, indicando não possuir elementos suficientes para dizer se o suspeito ia ou não cometer o atentado.

Em maio, as autoridades francesas anunciaram também ter impedido um atentado em Paris com explosivos ou com ricina, tendo detido um egípcio de 20 anos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …