O governo britânico proibiu, nesta quinta-feira, as chegadas de todos os países da América do Sul e do Panamá, além de Portugal, em resposta à nova variante da Covid-19, descoberta no Brasil. A decisão foi anunciada nas redes sociais pelo ministro britânico dos Transportes, Grant Shapps.
As chegadas desses países serão proibidas a partir de sexta-feira “às 4h00 (1h00 de Brasília) em decorrência da evidência de uma nova variante no Brasil”, anunciou o ministro no Twitter.
Segundo ele, a decisão “urgente” foi tomada devido aos “laços estreitos” dos países com o Brasil e à nova cepa do coronavírus encontrada na Amazônia. A lista divulgada na primeira postagem do ministro também inclui Cabo Verde.
“Esta medida não se aplica a cidadãos britânicos e irlandeses e nacionais de países terceiros com direito de residência – mas os passageiros que retornam desses destinos devem isolar-se por dez dias junto com sua família”, detalhou o ministro.
No caso de Portugal, único país europeu da lista, o ministro explicou em outra postagem que “existe uma isenção para os transportadores que viajam a partir de Portugal (apenas), para permitir o transporte de mercadorias essenciais”.
País europeu com maior número de mortos vítimas da Covid-19, o Reino Unido já registrou quase 85 mil óbitos provocados pelo vírus.
// RFI