Relatório secreto revela que Brexit pode afundar economia do Reino Unido

Uma análise governamental mantida na gaveta, sobre o impacto do Brexit no Reino Unido, concluiu que a saída da União Europeia pode implicar uma queda de 8% no crescimento econômico do país nos próximos 15 anos.

As conclusões do relatório, que foi alvo de um vazamento de informação, são divulgadas pelo BuzzFeed e constatam que a economia do Reino Unido será abalada com a saída da União Europeia (UE), qualquer que seja o acordo conseguido.

Segundo o relatório datado deste mês de janeiro, o Reino Unido fica sempre “em pior situação”, mesmo assumindo que realizará acordos comerciais com os EUA e contando com a reversão de várias normas restritivas de regulação europeias, como nas áreas dos direitos do trabalho e do meio ambiente.

O BuzzFeed News refere que o documento aborda os três cenários plausíveis do Brexit, em função das conversas que têm decorrido para a saída da UE.

Em um cenário de acordo global de comércio livre com a UE, o Reino Unido teria um crescimento econômico 5% inferior nos próximos 15 anos, em comparação com uma realidade em que se mantivesse no espaço comunitário.

No caso de o acordo de comércio livre não se concretizar, o crescimento cai cerca de 8% durante o mesmo período.

E mesmo o Brexit mais suave, com a manutenção do acesso ao mercado único europeu, levaria a uma queda de 2% no crescimento econômico do país, a longo prazo, de acordo com o relatório.

A análise afirma que os setores industrial, químicos, vestuário, alimentos e bebidas, automóveis, entre outros, sofrerão “o golpe mais duro”.

Em termos de regiões, o nordeste, as West Midlands e a Irlanda do Norte sofrerão “as maiores quedas no desempenho econômico”, aponta a publicação, realçando que o estatuto de Londres como centro financeiro pode ser também “severamente corroído”.

“Muito bem guardado” na gaveta

O relatório continua na gaveta e está sendo “mantido muito bem guardado no centro do governo”, explica o BuzzFeed News, revelando que tem sido discutido internamente, entre ministros de pastas-chave, com vista às próximas reuniões com a UE.

O Partido Trabalhista do Reino Unido já pediu a publicação do relatório para que seja debatido no Parlamento, conforme avança a BBC.

Mas não há intenções de tornar o documento público “porque é embaraçoso”, refere ao BuzzFeed News uma fonte não identificada do Departamento para a Saída da União Europeia que contribuiu para a elaboração da análise.

No Partido Conservador, que defende a saída da UE, considera-se que “é um relatório incompleto” que foi “deliberadamente divulgado porque dá uma má ideia” do Brexit, como salienta à BBC o deputado Iain Duncan Smith. A ideia é promover o Brexit “mais suave possível”, entendem os Conservadores.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sangue humano é encontrado em máscara funerária de civilização antiga do Peru

Um grupo de pesquisadores do Projeto Arqueológico Sicán, no Peru, descobriu vestígios de sangue humano e proteína de ovo de ave em uma máscara funerária de ouro de mil anos. O objeto pertence à civilização Lambayeque, …

Ebrahim Raisi

Irã anuncia retomada de negociações sobre acordo nuclear

Conversas sobre salvação do pacto assinado em 2015 estão paralisadas desde a eleição do novo presidente iraniano, o ultraconservador Ebrahim Raisi, gerando preocupação internacional. O Irã anunciou nesta quarta-feira (27/10) que vai retomar até o final …

Polônia é multada em € 1 milhão por dia por desobedecer decisão judicial da UE

A Polônia foi condenada nesta quarta-feira (27) a pagar para a Comissão Europeia, órgão Executivo do bloco, uma multa diária de € 1 milhão por não ter encerrado as atividades da câmara disciplinar da …

Startup ajuda pequenas empresas a monitorarem vacinação dos funcionários

A startup brasileira White Tents lançou uma versão em formato freemium — isto é, gratuita mas com alguns recursos pagos — de sua plataforma digital para pequenas empresas que queiram monitorar a vacinação de até …

Argentina vacinará brasileiros na região de fronteira e turistas estrangeiros menores de 18 anos

O governo argentino anunciou uma nova flexibilização para a entrada de estrangeiros no país, a vacinação de turistas menores de 18 anos e de cidadãos de países vizinhos que atravessarem a fronteira por via …

CPI da Pandemia conclui trabalhos e pede o indiciamento de Bolsonaro

Senadores aprovam relatório sobre atuação do governo na crise do coronavírus que propõe punição de 78 pessoas e duas empresas, após seis meses de depoimentos, coleta de provas e repercussão na mídia. A CPI da Pandemia …

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …