Relatório secreto revela que Brexit pode afundar economia do Reino Unido

Uma análise governamental mantida na gaveta, sobre o impacto do Brexit no Reino Unido, concluiu que a saída da União Europeia pode implicar uma queda de 8% no crescimento econômico do país nos próximos 15 anos.

As conclusões do relatório, que foi alvo de um vazamento de informação, são divulgadas pelo BuzzFeed e constatam que a economia do Reino Unido será abalada com a saída da União Europeia (UE), qualquer que seja o acordo conseguido.

Segundo o relatório datado deste mês de janeiro, o Reino Unido fica sempre “em pior situação”, mesmo assumindo que realizará acordos comerciais com os EUA e contando com a reversão de várias normas restritivas de regulação europeias, como nas áreas dos direitos do trabalho e do meio ambiente.

O BuzzFeed News refere que o documento aborda os três cenários plausíveis do Brexit, em função das conversas que têm decorrido para a saída da UE.

Em um cenário de acordo global de comércio livre com a UE, o Reino Unido teria um crescimento econômico 5% inferior nos próximos 15 anos, em comparação com uma realidade em que se mantivesse no espaço comunitário.

No caso de o acordo de comércio livre não se concretizar, o crescimento cai cerca de 8% durante o mesmo período.

E mesmo o Brexit mais suave, com a manutenção do acesso ao mercado único europeu, levaria a uma queda de 2% no crescimento econômico do país, a longo prazo, de acordo com o relatório.

A análise afirma que os setores industrial, químicos, vestuário, alimentos e bebidas, automóveis, entre outros, sofrerão “o golpe mais duro”.

Em termos de regiões, o nordeste, as West Midlands e a Irlanda do Norte sofrerão “as maiores quedas no desempenho econômico”, aponta a publicação, realçando que o estatuto de Londres como centro financeiro pode ser também “severamente corroído”.

“Muito bem guardado” na gaveta

O relatório continua na gaveta e está sendo “mantido muito bem guardado no centro do governo”, explica o BuzzFeed News, revelando que tem sido discutido internamente, entre ministros de pastas-chave, com vista às próximas reuniões com a UE.

O Partido Trabalhista do Reino Unido já pediu a publicação do relatório para que seja debatido no Parlamento, conforme avança a BBC.

Mas não há intenções de tornar o documento público “porque é embaraçoso”, refere ao BuzzFeed News uma fonte não identificada do Departamento para a Saída da União Europeia que contribuiu para a elaboração da análise.

No Partido Conservador, que defende a saída da UE, considera-se que “é um relatório incompleto” que foi “deliberadamente divulgado porque dá uma má ideia” do Brexit, como salienta à BBC o deputado Iain Duncan Smith. A ideia é promover o Brexit “mais suave possível”, entendem os Conservadores.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mandetta diz à CPI que Bolsonaro ignorou a ciência no combate à covid-19

Ex-ministro afirma que presidente queria alterar bula da cloroquina para que fosse indicada no tratamento contra o coronavírus. Falta de unidade nas ações do governo confundiu população e afetou combate à doença, avalia. O ex-ministro da …

Vacina EpiVacCorona tem eficácia de mais de 90%, segundo desenvolvedor

Especialista do centro desenvolvedor da EpiVacCorona informou que os estudos aleatórios em grupos imunizados mostram uma eficácia de mais de 90%. Os anticorpos contra o novo coronavírus, após a vacinação com o imunizante russo EpiVacCorona, se …

Covid: 5 motivos que explicam por que Índia recebe mais ajuda do mundo que Brasil

Hospitais em colapso. Pacientes sem vagas nas UTIs. Falta de oxigênio para quem precisa. O cenário devastador que assola a Índia agora durante a pandemia de covid-19 foi o mesmo do Brasil de algumas semanas atrás. …

Google tem sistema para busca de postos de vacinação contra covid

A partir de agora, o Google vai te ajudar a encontrar o lugar mais próximo para você tomar aquela dose tão sonhada da vacina contra a covid-19. A ferramenta se baseia em buscas do tipo ‘como …

Pessoas vacinadas serão isentas de restrições sanitárias na Alemanha

A Alemanha pretende suspender algumas restrições para as pessoas que já foram vacinadas contra o coronavírus. Quem já foi imunizado não será mais obrigado a apresentar um teste negativo para entrar em lojas que …

Com a tecnologia atual não teríamos nenhuma chance contra esse asteróide

Um asteróide fictício vindo em direção a Terra se mostrou mais poderosos que todos os cientistas. Um grupo de especialistas de agências espaciais dos EUA e da Europa participou de um exercício de uma semana liderado …

Divórcio de Bill e Melinda Gates: as dúvidas sobre o destino de fortuna de US$ 124 bilhões

Bill e Melinda Gates anunciaram na segunda-feira (03/05) que vão se divorciar após 27 anos juntos, pondo fim a um dos casamentos mais famosos do mundo dos negócios. Eles se conheceram na década de 1980, quando …

Atraso para tomar 2ª dose não prejudica imunização contra a COVID-19, explica infectologista

Pelo menos nove capitais brasileiras suspenderam a aplicação da segunda dose da vacina contra a COVID-19 fabricada pelo Instituto Butantan, a CoronaVac. Os municípios alegam que as mudanças nas regras do Ministério da Saúde prejudicaram …

Viaduto de metrô desaba no México e deixa mais de 20 mortos

Colapso de estrutura sobre movimentada avenida deixa 70 feridos na Cidade do México. Linha de metrô que trafegava pelo viaduto foi inaugurada há menos de dez anos. Ao menos 23 pessoas morreram e 70 ficaram feridas …

Converse abre loja virtual na famosa Ilha de Lixo do Pacífico

A Converse quer ajudar a limpar a ilha de Lixo do Pacífico por meio de uma campanha de conscientização que uniu criativos de todo o mundo. A marca de calçados juntou um grupo de jovens artistas …