Inteligência Artificial analisa psicografia de Chico Xavier – e surpreende pesquisadores

ABr

-

Um dos médiuns mais famosos do mundo, Francisco Cândido Xavier foi responsável por mais de 400 livros escritos. Segundo suas crenças, as obras foram ditadas por espíritos, por isso nunca considerou as narrativas como sendo de sua autoria.

Falecido há 15 anos, Chico Xavier continua sendo um verdadeiro mistério para os céticos, e por isso uma empresa brasileira iniciou uma pesquisa de análise de seus livros utilizando inteligência artificial.

Como seus livros, segundo o médium, foram escritos por autores diferentes, a ideia da investigação foi descobrir se cada autor tem um estilo de escrita própria e se eles apresentam diferenças suficientes entre si.

A Stilingue trabalha com análise de textos utilizando algoritmos que, utilizando dados, são capazes de aprender a criar relações entre textos diferentes. Essa mesma técnica foi utilizada para recriar as obras de Shakespeare.

Depois de analisar inúmeros caracteres do autor, o computador se tornou inteligente o suficiente para imitar o estilo do dramaturgo. Já para a análise de Chico Xavier, foram estudados três autores psicografados: Emmanuel, André Luiz e Humberto de Campos.

Como é necessário unir enormes quantidades de dados para a análise, a rede neural artificial foi alimentada com três livros de cada autor. “No caso de Humberto de Campos, sentimos um pouco de falta de mais material. Ele é um autor mais desafiador porque escrevia diferentes tipos de textos”, revelou Milton Stiilpen Jr., fundador da Stilingue.

De qualquer forma, a máquina foi capaz de imitar todos os autores de forma surpreendente, reproduzindo o estilo de cada um deles.

André Luiz – autor x inteligência artificial

Texto psicografado por Chico Xavier

“Os encarnados presentes viam tão-somente o corpo de Otávia, dominado pelo sacerdote que lhes era invisível, quase a rebentar-se de soluços atrozes, mas nós víamos além. A nobre senhora desencarnada postou-se ao lado do filho e começou a beijá-lo, em lágrimas de reconhecimento e amor. Pranto copioso identificava-os. Cobrando forças novas, a genitora continuou:

– Perdoe-me, filho querido, se noutra época induzi o seu coração à responsabilidade eclesiástica, modificando o curso de suas tendências. Suas lutas de agora me atingem a alma angustiada. Seja forte, Marinho, e ajude-me! Desvencilhe-se dos maus companheiros! Não vale rebelar-se. Nunca fugiremos à lei do Eterno! Onde você estiver, a voz divina se fará ouvir no imo da consciência…

Nesse momento, observei que o sacerdote recordou instintivamente os amigos, tocado de profundo receio. Agora que reencontrava a mãezinha carinhosa e devotada a Deus, que sentia a vibração confortadora do ambiente de fraternidade e féé, sentia medo de regressar ao convívio dos colegas endurecidos no mal.”

Texto escrito por inteligência artificial

“A primeira vez mais providencial de serviço de sua consciência, a senhora Laura encontrava-se com a presença de alguns, com a sua consciência espiritual e a medicina de amor, acrescentou:

– O controlador de serviço está disposto a escapar com as mesmas expressões de alegria.

A primeira vez mais forte de algum tempo, a senhora de Alexandre prosseguiu a companheira de serviço e considerando a alegria da conversação despediu-se:

– Neste momento, a maioria dos companheiros encarnados estão através de construções destruidoras e desencarnadas. A consciência tem sempre a construção do coração.”

Autores diferentes

De acordo com os pesquisadores, os bots foram capazes de imitar cada um dos autores com precisão interessante: 22% para André Luiz, 5% para Emmanuel e 32% para Humberto de Campos. Apesar do resultado, os estudiosos quiseram testar se daria para descobrir se todos os textos foram escritos por uma só pessoa. Para isso, a empresa confundiu a máquina, misturando os textos dos três autores.

Dessa forma, a máquina do Emmanuel teve que escrever com base na obra do Humberto e assim por diante. O resultado? Os bots não conseguiram identificar os mesmos padrões e as taxas de erro dispararam.

Isso significa que, crenças a parte, os autores realmente são diferentes.

No entanto, ainda não se sabe, e provavelmente não saberemos, se Chico Xavier pode ter criado conscientemente diferentes personas, como os escritores que trabalham com heterônimos.

Seja como for, o resultado de suas produções é realmente impressionante, principalmente sendo de responsabilidade de alguém que não teve qualquer formação literária.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …

Covid: site calcula quando você será vacinado. Resultados não animam

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas …

Rússia inicia desenvolvimento de mais uma vacina contra COVID-19

Sendo o primeiro país a registrar uma vacina contra a COVID-19, a Rússia anunciou o início do desenvolvimento de mais uma vacina contra o coronavírus. A criação do novo medicamento estará a cargo do Instituto Smorodintsev …

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …