Encontrados restos de avião no qual Amelia Earhart pode ter desaparecido em 1937

AD / Wikimedia

A lendária piloto Amelia Earhart junto ao seu Lockheed Electra, 6 de junho 1937

Desde que o avião em que Amelia Earhart e seu navegador desapareceram no dia 2 de julho de 1937, nenhuma das investigações realizadas para encontrar certezas foi bem-sucedida.

Contudo, em agosto do ano passado, alguns mergulhadores encontraram restos que poderiam pertencer à aeronave onde seguia Amelia Earhart em águas perto de Papua Nova Guiné, a cerca de 30 metros de profundidade.

Depois de percorrer as profundezas perto da ilha de Buka, no Oceano Pacífico, essas pessoas encontraram um pedaço de vidro que poderia ter sido parte das luzes de pouso e “tem algumas consistências” com o Lockheed Electra 10E no qual ia a primeira aviadora a atravessar o Atlântico sozinha e Fred Noonan.

Bill Snavely, diretor do projeto Blue Angel que desenvolve a investigação de maneira oficial, assegura que o lugar “estava diretamente” na rota de Earhart e Nooman, “uma área que ninguém investigou depois do desaparecimento”.

Além disso, a aventureira teria encomendado “modificações específicas” no dispositivo e parece que os especialistas descobriram algumas dessas variações nos restos encontrados. “Nos faz acreditar que é muito provável que seja real“, acrescentou Jill Meyers, gerente de relações públicas da Blue Angel.

Os membros da iniciativa planejam realizar uma nova expedição para a área de Buka com especialistas e equipamentos adicionais de alta tecnologia subaquática.

Juntamente com a despesa que vem com um projeto de investigação desse calibre, a equipe enfrenta o desafio de um ambiente subaquático instável. Anos de águas agitadas e terremotos corroem os destroços.

Para realizar a iniciativa, em meados de janeiro, abriram um pedido de crowdfunding no site do GoFundMe com a intenção de angariar 200 mil dólares que consideram necessários.

Amelia Earhart desapareceu em 1937, quando voava sobre o Pacífico, em uma tentativa de dar a volta ao mundo. Acredita-se que o avião caiu em algum lugar na região, mas nunca foram encontradas provas que expliquem o que aconteceu de fato.

Há ainda uma teoria que defende que a aviadora foi capturada pelos japoneses, e que acabou morrendo durante o período de detenção.

Em 1940, foram encontrados ossos humanos na ilha, mas, desde então, nunca foi possível provar que seriam de Amelia Earhart. Até 2018, quando o estudo científico realizado pelo antropólogo forense Richard Jantz fala de uma semelhança de 99% entre os ossos encontrados e as características do corpo da aviadora.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …